sexta-feira, 23 de maio de 2008

Nemátodo - Reunião importante em S. Paio

O nemátodo da madeira do pinheiro foi detectado pela primeira vez em Portugal em 1999, na zona de Setúbal. Zona onde tem estado em curso um plano específico para erradicar a praga e impedir a sua propagação ao resto da floresta nacional. A doença do pinheiro chegou ao centro do pais nomeadamente a pinhais de Lousã e Arganil, onde serão em breve destruídas milhares de árvores.

O nemátodo ataca o sistema de circulação da árvore, enfraquecendo-a e tornando-a mais susceptível ao ataque de outras pragas. O contágio ocorre mais na Primavera e é feito através de um insecto vector que se alimenta nos raminhos e rebentos das árvores penetrando nas suas feridas colonizando-se rapidamente.


* Enviado por C. Duarte

Site: http://www.caule.org/modules.php?op=modload&name=PagEd&file=index&topic_id=14&page_id=136

8 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de me parecer que não se deu grande importãncia a este problema, bem à moda dos Portugueses,há que agora tomar atitudes em defesa do nosso pinheiro sob pena de o vermos acabar.´Este mundo cão vive de interesses e colocam-se acima dos valores que existem tais como o ambiente.

Anónimo disse...

As notícias que realmente interessam em Penacova!

Visite-nos!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

E agora pergunto eu, porque deixaram avançar o nemátodo? Desde 1999 que se vem a verificar o seu avanço, quer-me parecer que houve algum interesse em não fazer nada, em deixar andar, e agora que a mancha de pinheiros secos é grande é que lhe vamos dar a devida urgencia.

Anónimo disse...

Atrás dos incendios veio o nemátodos, isto está bom é para os "imperadores" da madeira!!!

Anónimo disse...

Mas vão cortar os pinheiros todos ou vão deixar os que estão bons? Penso que o objectivo é travar o avanço da praga. Mas e se esse objectivo não for bem sucedido? Em pouco tempo não existem pinheiros em Portugal.

Anónimo disse...

Anda tudo ao mesmo, querem lá saber, só quando estiver tudo estragado é que vão pensar em tomar as devidas precauções. O que se consta é que aqui na zona andam a cortar arvores a torto e a direito. Primeiro tivemos a versão dos incendios agora a versão do nemátodo. :(

kordeiro disse...

Os poucos que nós tinhamos em idade de corte já secaram... mas já fizemos 3 plantações novas!!! não pode ser só eucalipto! mas realmente á vezes qdo olhamos de um ponto alto só se vê zonas de pinheiros secos...

Anónimo disse...

porque é que ha pessoas k so sabem criticar po mal?!

eh pah, antes tard k nunca...
deixaram avançar?!...ok!!...ja apresentaram medidas de urgencia pa o combater?!..entao vamos a isso!!!
antes ficar com poco, do que sem nada!!!
cumprimentos..
.. a quem se preocupa