sábado, 14 de julho de 2007

Nunca é tarde...


Nesta terra de S. Paio de Mondego, quase sem ninguém se aperceber, algumas pessoas com coragem e determinação, terminaram o processo de RVCC indo a júri no dia 12 de Julho de 2007 e concluindo desta forma o nono ano. Este processo está integrado num programa do governo que se chama "NOVAS OPORTUNIDADES", e é essencialmente dirigido a pessoas adultas já inseridas no mercado de trabalho. Foi dada formação em algumas áreas de vital importância tais como: cidadania e empregabilidade, linguagem e comunicação, matemática para a vida e tecnologias de informação. Foi giro ver que pessoas a quem o computador parecia um bicho, agora na parte final, até já apresentaram trabalhos em PowerPoint. No meio disto tudo acabaram o nono ano 16 pessoas não sendo todas de S. Paio de Mondego, mas onde foram recebidas, daquela forma simples e humilde que só as gentes desta terra sabem receber. O processo chegou ao fim e sentimo-nos orgulhosos do resultado final, sendo que no fundo, resta um pouco de tristeza nos nossos corações, por todos aqueles que tendo começado acabaram por desistir. Ficou a sensação de que, com um bocado de esforço, teriam conseguido estar agora com o nono ano e a festa teria sido maior. Por tudo isto e porque nos sentimos felizes com a situação, não quisemos deixar de partilhar com vocês, estes momentos de felicidade colocando no blog de S. Paio algumas fotos do evento, onde se pode ver a sala do jardim de infância decorada na nossa simplicidade mas elogiada por todos os que aqui vieram. No final almoçamos num restaurante aqui perto o grupo quase todo e o repasto foi excelente.

P.S. Aos nossos filhos, queremos dizer que não trouxemos nenhuma raposa para casa e que apesar de a "escola" ser diferente, fomos aprovados e hoje temos o nono ano, porque pela experiência de vida que demonstramos, provamos que tínhamos competências ao nível B3 "nono ano". Agora para alguns, novos rumos virão, enquanto que outros se sentirão realizados com este patamar. Duma coisa podem estar certos, a solidariedade funcionou entre todos e o convívio foi de tal forma bonito que já quase que exigimos mais valorização e realização pessoal, para todos com novas iniciativas parecidas com esta.

* texto e fotos enviadas por Minda Ramos e António Catela.

Um abraço,
JC

9 comentários:

kordeiro disse...

Muitos parabéns a todos... Como eu referi num resumo da semana, o avançar da idade faz-me olhar a vida de uma forma diferente e cada vez mais sou da opinião de que devemos fazer aquilo que nos dá prazer e vontade. Não entrando em questões de fé, se existe outra vida ou vidas passadas, o que é certo é que não me lembro de nenhuma delas... por isso, sou da opinião de que devemos aproveitar ao máximo esta vida... deixar os medos. Se há vontade, porque não tentar...? Obviamente que há coisas que prefiro morrer estúpido e na ignorância. Por isso, estas iniciativas são sempre de louvar e de dar o nosso apoio.
Já agora, para quem não sabe, RVCC são as siglas de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências....

Anónimo disse...

Muitos parabens a todos! bem que eu gostava era de ir a vossa queima das fitas!!! daqui por uns ano quem sabe! ainda ofereço uma rodada ao pessoal que lá chegar!

Um abraço a todos,
Alexandre Madeira

Andreia Catela disse...

"Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice." Platão

Parabéns a todos os que concluiram esta etapa! E força para aqueles que querem aprender mais...

Zé Duarte disse...

Parabéns Parabéns,a todos pelo empenhamento que tiveram no processo.
A decoração da sala estava com muito bom gosto,que inveja!!!!!!!

Saudações Amigas

ZÉ Duarte

Anónimo disse...

Parabéns a todos os que participaram e concluiram o RVCC pois aprender nunca fez mal a ninguém e como alguém diz, algures por aqui, era óptimo ir a vossa queima das fitas! Desejo a todos muita saúde e que se concretizem todos os vossos desejos.

Anónimo disse...

Parabéns a todos os formandos/finalistas! Trabalhei muitos anos na área da educação e formação de adultos,inclusivamente com o Dr. Mário Caramujo. Por tudo isso, e também como penacovense, é com muito agrado que tomo conhecimento deste facto.Continuem!

Anónimo disse...

Muitos parabéns a todos pela persistência e determinação, bem como pelo resultado... um beijinho de parabéns especial á minha querida prima Sãozita.

Minda Ramos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Minda Ramos disse...

Parabéns a todos quantos tiveram a coragem de aceitar o desafio de aprender algo mais e de se valorizar. Congratulo-me com a qualidade dos trabalhos realizados por todos os formandos, especialmente daqueles que tive o prazer de acompanhar mais de perto. Queria deixar um Beijo Especial para a minha querida mamã pela coragem,persistência e brio em tudo o que fez.
Desejo que esta seja apenas uma primeira etapa no rumo da vossa aprendizagem!
Beijinhos.