segunda-feira, 23 de julho de 2007

Festejos em Honra de Nª Senhora das Neves e Senhor do Calvário


Meus amigos,

Mais uma semana recomeça depois de um fim-de-semana em grande, com uma chegada algo tardia a São Paio na passada 6ª feira que já só deu para ver a actuação do último grupo da noite de Folclore e para os “comes e bebes” (mas do que vi, gostei… esta semana ainda devo colocar fotos do evento), com direito a banhos no Barreiro no sábado de manhã, com uma passagem algo atribulada pelo Pereiro (de jipe… a pé, as silvas “comiam-me”!!), Vale-de-Açores e pela Ribeira do Lagar, e o regresso a Lisboa com alguns quilos a mais! Não, gramas não serão, com certeza…. Quilos!!! Portanto, foi um fim-de-semana em grande.


Hoje, deixo-vos com o programa da Festa das Ermidas. Mais um ano passou e vai-se cumprir a tradição dos festejos em honra de Nª Senhora das Neves e Senhor do Calvário. Este ano, a equipa que prepara com todo o entusiasmo e empenho este acontecimento é composta por José Guerra, Antonino Fonseca, José Maria, António Bento, José Ramos, Arnaldo Duarte, José Duarte, Vera Guerra, Daniela Guerra, Natália Madeira, Cláudia Duarte, Rute Duarte, Clara Santos, Cristovão Cordeiro e Cláudia Cordeiro. Acho que é desta que a equipa está completa e correcta. Agradeço ao Catela e ao Alexandre que me ajudaram neste exercício e a todas as correcções que foram chegando ao blog. Como vêm, sem a ajuda de todos, nada é possível. Sobre a festa, acho que não preciso de falar muito. Serão 4 dias de alegria e de divertimento, não esquecendo todo o significado religioso destes festejos. Resta-me cumprimentar toda a equipa que este ano “meteu mãos à obra” e certamente será mais uma festa que ficará na memória de todos, por boas razões.

Um abraço,
JC

19 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa mas acho que cada "macaco no seu galho", nenhuma das pessoas que deu a informação pertence à equipa de mordomos desta festa de 2007, e por causa disso cometem-se lapsos que não são intensionais mas que caem mal... Falta a Clara Cordeiro como mordoma, que não é mais nem menos que todos os outros que completam a equipa. Deixem estas informações serem dadas por quem está directamente envolvido na situação...visto já ser do conhecimento de alguns mordomos o pedido de informação e ela estava prestes a sair...

kordeiro disse...

Boa tarde. Peço desculpa pelo lapso. Não sei com quem estou a falar, mas certamente que sabes quem eu sou. Não tive intenção de magoar ninguém...
Sou humano e como tal cometo erros. O Catela e o Alexandre são das pessoas mais disponíveis (entre outras, felizmente!) que me têm ajudado nesta aventura do blog, e a todas elas, estou francamente agradecido. Como sempre disse, isto é um espaço de partilha, aberto a todos, sem restrições. Com o Catela e o Alexandre falo algumas vezes durante a semana e foi a meu pedido que eles me referenciaram nomes. Sinceramente e tal como escrevi "Acho que não falhei ninguém..." houve o esquecimento de uma pessoa, sem intenção alguma. Eu também já fui mordomo e sei que tudo é um trabalho de equipa e todos têm um papel a desempenhar, nem mais importante, nem menos que os colegas. Mais uma vez o meu sincero pedido de desculpa.

Anónimo disse...

Se cada macaco deve estar no seu galho, eu António Catela também fui chamado de macaco e não gostei.Não faço a minima ideia da totalidade dos mordomos e mordomas e só indiquei ao Jorge aqueles que sabia e avisei logo que poderia faltar gente. De qualquer forma peço desculpa por ter dito alguma coisa e como macaco que sou, já estou arrependido de ter ajudado da forma que ajudei mais uma festa nesta terra, contribuindo de forma bastante generosa.De qualquer maneira ainda estão a tempo de dar a informação completa e não precisam de se cobrir com o anonimato porque não fica bem. No fundo quem escreveu, coloca em causa toda a comissão de festas e não era necessário. Volto a pedir desculpa de tão grande ofensa!!!

Anónimo disse...

Outra coisa Jorge, por favor deixa de colocar o meu nome nas tuas ajudas, porque parece que o ódio em relação a mim, cresce a cada dia que passa e sabes como é, o meu coração, um dia qualquer, pode explodir de tanta injustiça.

Andreia Catela disse...

Se há dias em que venho ao blog e fico com saudades de São Paio, há outros em que dou graças por estar longe...
Critiquem o blog saudavelmente e não apenas quando se cometem erros ou enganos, sejam estes por que motivos forem!!
Agora, "cada macaco no seu galho"??? Sei bem, que se trata apenas de uma expressão popular, mas não havia necessidade...

Pai Catela, não leves tudo tão a peito!! Ás vezes, mais vale deixar andar... e não dar espaço no teu coração a quem só aparece para criar conflitos!

Med vennlig hilsen!!(Os meus cumprimentos!! em noruêgues) ;))

Anónimo disse...

Quando vejo críticas sob anonimato, fico logo como vontade de utilzar um tipo de vocabulário que adequiri em 5 anos no Porto, mas há que controlar utilizar simplesmente a éducação que os meus pais me deram, que não me permite insultar pessoas como este anónimo faz.

Jovem, errar é humano. E que seja do meu conhecimento, as pessoas que contribuem para o blog são humanos.

Houve um erro e assim que foi detectado foi prontamente corrigido.

Quanto aos mordomos que concordaram com esse insulto às nossas pessoas, talvez esteja entre eles o que me forneceu alguns nomes, não todos (!) e em vez de criticarem, porque não avançaram prontamente com a divulgação, enviando a informação correcta e completa para o bolg?

Mais uma vez peço desculpa pelo erro, mas da próxima vez que isto acontecer, é bom que quem se aperceba do erro o corrija, que ninguém leva a mal se tudo for feito de modos civilisados e sem se esconder atrás do anonimato que ninguém vai criticar ninguém por corrigir as nossas falhas.

Ok?

Um abraço a todos e que a festa decorra pela melhor maneira!

Alexandre Madeira

Anónimo disse...

Olá caros amigos(as)
Estas coisas de trabalhar em prol do bem comum são sempre de louvar. Mesmo os erros são uma virtude.
De qualquer modo não vale a pena, embora que com uma certa razão e como diz a Andreia, levar as coisas tão a peito. Não se amofinem desnecessariamente. Já bastam os problemas com que todos nos debatemos no dia a dia. Haja calma e bom tempo.
Aquele abraço

Anónimo disse...

Estas coisas de trabalhar em prol do bem comum são sempre de louvar.

leia-se

Estas coisas de trabalhar GRATUITAMENTE em prol do bem comum são sempre de louvar.

Abraços

kordeiro disse...

"Deixem estas informações serem dadas por quem está directamente envolvido na situação..."

Amigos, volto a reforçar a ideia de que o e-mail saopaiodemondego@gmail.com está disponível 24 horas, a TODA a população do mundo.

Espero sinceramente que usem e abusem dele para divulgação de notícias da nossa aldeia. Facilitavam-me muito o trabalho! Obrigado.

sara Brandao disse...

ola a todos..
Mais uma vez como todas as semanas vin no nosso blog, para saber as novidades.
Pois nao e por tarmos longe que nos esquesemos da nossa terra.
Quero dar os meus parabems o jorge pelo o trabalho que faz por nos que estamos longe.
E tambem o catela e os autros pelo o trabalho que tem tido todos os anos para organisar a nossa ferta das ERMIDAS.
(e nao deve ser facil)

Tenho muita pena por nao ir ai e os meus pais tambem este ano, mas a vida e assin e como tivemos ai a poco tempo, tem de ser.
Mas espero ver fotos e comentarios no blog.

PS: desculpem pelos erros e normal.

BISSOUS A TOUS

sara cordeiro

Anónimo disse...

Passei por aqui só para deixar uma informação, já que agora possuímos este veiculo com asas que voa como ninguém. Não existe comissão de festas para o ano, pelo que quem se quiser oferecer como voluntário para essa tão digna situação, pode fazer chegar essa ideia ao blog. Espero que ainda não seja desta vez que não façam a festa das Ernidas.De qualquer forma há sempre uma solução, que passa por chamar mordomos de S. Pedro de Alva.

Anónimo disse...

olá!!
eu ó queria dizer que a comissão de festas deste ano não disse nada ao autor do blog porque eu(Daniela Guerra), mordoma da comissão de festas deste ano to a fazer uma blog, e nesse msemo blog vai lá estar toda a informção sobre a festa. Já agora visitem o blog: www.festadasermidas2007.blogspot.com esperoque gostem.
p.s:o blog ainda não está completo.

Anónimo disse...

olá mais uma vez!
Era só pa dizer que falta um nome na lista dos mordomos e o nome da Clara está mal, ela n é cordeiro é santos, o nome que falta é o do meu primo cristóvão cordeiro...

Anónimo disse...

Desculpe lá Daniela mas quem lhe chamou Clara Cordeiro foi o primeiro anónimo que afinal também não sabe nada. Quanto ao Cristovão eu estive na festa do ano passado e o nome dele não foi anunciado pelo que era de supôr que não fosse. De qualquer maneira só prova que é uma equipa dinãmica sempre em construção.

kordeiro disse...

Boa tarde, Daniela…. Finalmente um nome!

Só um comentário breve: entre esta frase “visto já ser do conhecimento de alguns mordomos o pedido de informação e ela estava prestes a sair” e a frase “comissão de festas deste ano não disse nada ao autor do blog porque eu(Daniela Guerra), mordoma da comissão de festas deste ano to a fazer uma blog” há uma certa confusão da parte de alguém.
De qualquer modo acho que não era difícil fazerem-me chegar o tal texto e informações que esteve para ser enviado para o blog. Ou então simplesmente avisarem deste facto que iria haver uma página na net sobre a festa.
Eu não estou aí permanentemente e como disse, recorro às pessoas com quem mais falo diariamente. Devem compreender que eu não consigo chegar a todos, não é? Quanto mais divulgação houver, melhor… certo? Estamos aqui TODOS numa causa em torno de São Paio… certo?

Caso seja de vontade de toda a Comissão de Festas 2007, tal como há um botão de “link” para o tempo que liga a um site que indica o tempo para a região de São Paio, eu coloco um a ligar ao blog que criaste para a Festa de 2007. Sem problema nenhum, eu faço isso…. Ok?

Aguardo notícias.

Andreia Catela disse...

Fiquei surpresa quando criaram um blog sobre a aldeia de São Paio de Mondego, mas agora estou estupefacta... Criaram mais um blog, e desta feita, não sobre São Paio porque já havia um, mas sobre a festa das Ermidas. Parabéns!!
Não percebo muito bem a lógica de criar um blog específico de um acontecimento anual, uma vez que acaba por se tornar um sítio na internet que apenas se visita uma vez por ano... Porque não, associarem-se às iniciativas já existentes (estou concretamente a falar sobre este blog)?? Porque não, partilharem informações sobre uma festa que é de todos?? Porque não, divulgarem com antecedência essa iniciativa de criação de outro blog?

Já agora, podem começar a agradecer-me, porque o Verão chegou e parece que fui eu que o trouxe! ;))

Zé Duarte disse...

O dia da festa das Ermidas julgo que nunca acavará.
Pois ficou e talvez irá ficar para sempre o primeiro fim-de semana de agosto como dia da vossa "nossa"Senhora das Neves.Festa pode realmente continuar noutros moldes.a já muito antiga prosição,misa campal,a hora ideal a celebração do terço,o almoço/merenda,no arraial,pode depois tambem ter musica.Tudo isto há sombra de tão belas árvores,e podem plantar outras.Não eucaliptos e platamos,mas sim sobreiros,carvalhos,castanheiros,avelãseiras etc.Árvores que deem fruto,assim atraim naturalmente animais,e os pasaros com o seu belo canto e belesa.

Da outra parte da festa se quiserem e não houver pessoal da terra ou a ela ligados por variadissimas razões.Contratem pessoas ou empresas para o efeito.Podem ser brasileiros,africanos,pessoas de países de leste,e se forem nossos vizinhos melhor ainda.

desejo a todos Boas Festas 2007
muita Saude

Zé Duarte

Anónimo disse...

Olá!
Eu gostáva de saber quem é o "kordeiro", pois estou de acordo com ele, acho que sim que pode fazer o link, mas primerio diga-me quem é para falar consigo, ou então se me encontrar por ai diga-me que é vosse o "kordeiro" e falamos...ok?

fico à espera da reposta...
Obrigada

kordeiro disse...

Daniela Guerra disse: "Eu gostáva de saber quem é o "kordeiro" (...) então se me encontrar por ai diga-me que é vosse o "kordeiro" e falamos...ok?"
Oh Daniela, não me conheces??! POr todos os textos que já escrevi devias chegar lá. Os teus pais sabem e melhor do que ninguém te conseguem dizer quem sou. Eu no sábado falo contigo.... por acaso na 2ª feira passei por ti e pelo o teu pai. Mas agora só no sábado é que vou para São Paio....