segunda-feira, 8 de abril de 2013

Fim-de-semana de Páscoa...!

Meus amigos,

Já lá vai a Páscoa… o tempo passa a correr e não tarda nada estamos no verão! Pelo menos no calendário!

A Páscoa, esse tempo que anuncia a ressurreição de Jesus Cristo! E não só… há quem volte a aparecer depois desta época!

Ora, Páscoa tem de ser na aldeia! Este ano um pouco diferente pois o mês de Março, como a maior parte se deve ter apercebido foi um mês atípico no respeitante a chuva! Ainda não percebi o que se passa lá por Cima, mas não está fácil… Os terrenos estão encharcados em água, a Aguieira a descarregar constantemente, tudo o que é vala e barroca leva água com fartura, poças e mais poças, charcos e afins! Este ano, para já não há seca, bem diferente do ano passado em que o mês de Março foi bastante seco.

A chegada da Primavera deveria marcar o início de um período de fertilidade da natureza e  assim ditar o fim dos dias mais frios e duros! Tudo se devia começar a compor de tons verdes das sementeiras e não das ervas que crescem selvaticamente no campo. Os que já fizeram algumas sementeiras, embora verdes estão agora a apodrecer por falta de calor que “puxe” por elas.

O fim-de-semana da Páscoa teve um pouco de tudo! Sexta-feira Santa choveu, sábado nem por isso e depois o Domingo foi de dilúvio! Mesmo assim, na aldeia houve corajosos que não se intimidaram pela chuva e foram dar as Boas Festas porta-a-porta.

Este ano o grupo foi constituído pela Ilda Neves e o marido Albino, o Paulo Fernandes (o Paulito das Moitas para os amigos) que levava a Cruz, a Lucília “do Vale da Capela”, a Emília do “Vale de Açores” e a pequena Ana Carolina. Acho que era um bom ano para se ter voltado a estoirar uns foguetes na aldeia. Não havia perigo de incêndio e acho que está na altura certa! É proibido? E..?...

Acho que só temos que agradecer a esta gente que voluntariamente se disponibilizaram para manter uma tradição ancestral!

Um abraço,
JC



4 comentários:

Maria Emília Santos disse...

Cristo ressuscitado bateu à tua porta.. não ouviste porquê?

Dedico estas minhas palavras a todos os habitantes de S. Paio de Mondego, e faço-o com alegria e ao mesmo tempo com tristeza!
Alegria porque mais um ano, apesar da chuva, 3 corajosas senhoras e 2 homens e 1 menina, foram de porta em porta levar jesus ressuscitado. Foi lindo ver aqueles que abriram as portas e via-se o sorriso de alegria com a visita de Jesus. Foi triste porque 1/3 das pessoas não abriram as portas. Eu na minha simplicidade digo: quem fecha a porta a Jesus ressuscitado, ou anda muito perdido ou não sabe o verdadeiro valor da visita Pascal.
Eu fui criada com a educação que o nosso 1º dever é amar a Deus sobre todas as coisas. Foi o filho de Deus que vos bateu à porta, para vos dizer: eu estou vivo no meio de vós. Não importa se era Manel, João ou Maria que fazia parte do grupo. Importa é que era Jesus que te deu a vida, alegria e o pão e tu não o recebeste. Talvez para o ano seja melhor.
Um bem haja para todos que abriram as suas portas. Um bem haja a um senhor que estava só e recebeu-nos com toda a alegria. A todos deixo um obrigado.
Emília Santos

Manuel Cardoso disse...

Gostei bastante da visita pascal deste ano. Pessoas muito simpaticas, que apesar da chuva não faltaram ao seu compromisso, e que deram alegria e um bom momento a todas as famílias que visitaram. Na Estrela d`Alva todas as portas a que bateram foram abertas, e com muito gosto. Um muito obrigado a todos.

zeduarte disse...

Na Festa da Pascoa símbolo da paixão?
Abrir ou não a porta,julgo que não é má educação nem tão pouco falta de respeito para com as pessoas!
Filho de de Deus como nós, Ressuscitado?

"GRANDE MESTRE" Sim!
È pena as pessoas não fazerem realmente como deixou nos seus ensinamentos!!!!

kordeiro disse...

Foste à catequese, Zé!! Muito bem!