terça-feira, 27 de novembro de 2012

Num curral por S. Paio...


Meus amigos,

Este fim-de-semana dei um salto à aldeia… as estadias são curtas para tudo o que uma pessoa queria fazer, para dar atenção a todos quantos a merecem, para dar nem que fosse um simples abraço a todos que queremos…

Cumpri alguns dos objectivos que levava, embora que eu não seja uma pessoa de muitas organizações… É normal em mim: qualquer semelhança entre aquilo que tenho planeado e o que acontece, é uma mera coincidência se existe algo que bata certo! Se a vida nos surpreende a cada momento, para quê ter uns planos aprofundados sobre a mesma… O vento também sopra cada dia de seu lado!

Bem, mas com tudo isto, tinha um recado no Val-das-Casas para passar em casa da Fernanda Pinto. O meu pai só me disse que ela tinha lá uma coisa que me queria mostrar.

Outro parêntesis no meu texto: já há muito que deixamos de ter uma aldeia completamente dedicada à agricultura e pecuária de subsistência. Será que foi uma evolução? Não sei e tenho uma opinião sobre o assunto que alguns conhecem e pela linhagem que este blog segue por vezes é muito fácil de saber qual é, mas não passa disso mesmo: uma opinião pessoal!

Que tenho saudades de uma arranca das batatas, com a merenda a meio da manhã de filhoses com mel, peixe frito e um tinto no meio da terra, tenho sim senhor! Que tenho saudades de uma malha de trigo e centeio ou de ir para cima da saudosa máquina de malhar o milho do ti’ Zé do Pátio, também é verdade, mas tudo muda e quem não se adapta… ou vence ou morre!

Mas isto tudo para dizer que no Domingo passei por casa da Fernanda! Quando não é o meu espanto que ao fundo do terreno dela encontro um curral onde ela está a criar 22 leitões! Com as respectivas mães, que são só 2! A divisão das crias são 10 + 12!

Os animais todos vivaços por lá andam sempre em busca de algo para comer ou então a correr atrás da mãe a ver se são horas de mamar…  é giro ver os animais de um lado para o outro! Há para todos os gostos: os típicos, uns riscados, outros de tom castanho-escuro e um malhado! Muito mais giro e agradável é ver que ainda há pessoas com genica para este tipo de trabalho! Um abraço para a Fernanda Pinto!



Um abraço,
JC

3 comentários:

Anónimo disse...

Todos os dias por aki passo!!! e nao ha nada de novo por aki publicado!!! isto esta de mal a pior!! porque ??? se nao tem tempo dao lugar a outros !! ou nao ??? ou nao havera pessoas com capacidades para tomar as rédias ??? enfim

kordeiro disse...

Antes de comentar, votos de Boas Festas!

Comentando o que diz, agradeço o facto de todos os dias vir espreitar o blog. Lamento (e sem qualquer tipo de demagogia), e pode crer que sou o primeiro a lamentar a situação de nem todos os dias ou mesmo semanas haver alguma coisa nova no blog.

Vai de mal a pior? Ou seja, sempre foi mal para si S. Paio ter um blog, com mais ou menos actividade?

Porquê, pergunta você...? Várias situações: falta de assunto, falta de tempo da minha parte e questões do foro pessoal, como se costuma dizer... leia-se calanzice!!!

lugar a outros? Não sei há quanto tempo acompanha o blog, mas aproveito para esclarecer que várias pessoas têm a senha e que podem publicar neste blog. Assim como, há uma conta de e-mail para a qual podem enviar todo o tipo de textos e fotos. Nunca deixei nenhum texto por publicar a não ser um texto pessoal do Catela (e não foi por razão alguma.. foi ficando para trás e depois já não publiquei...). À conta de e-mail do blog não tem chegado nenhum texto e fotos só as que o Zé Alberto faz o favor de enviar.

Sobre a parte de rédeas (com "e") , continuo sempre aberto a novas iniciativas. E sei que há muito boa gente com vontade e capaz de fazer mais e melhor! Aliás, muito melhor!

Entendo perfeitamente o seu descontentamento, não entendo o seu desagrado pelo blog quando diz "isto esta (está) de mal a pior!"... Acho que pior é mesmo não haver nada, como aconteceu até 2007! Depois aqui o cromo, como uma vez fui chamado numa página que esteve na internet do Shaman20099 (lembrei-me disto nem sei porquê...!), começou a fazer isto!

Sou mais do que outros???... Não! Nada disso. Simplesmente dei um passo em frente quando todos ficaram atrás da linha. Hoje em dia, estamos em linha e alguns já vão mais há frente...

Não confundam as coisas! E resolvam os problemas...

Obrigado pelo seu comentário! Quem sabe se não vai agitar mentes...? Até a minha....

RosaB. disse...

ihihihihih tinha q ser um anónimo... porque é que eu já não estranho que as criticas destrutivas sejam 99% de anónimos..? fraquinhos...