segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os dias de calor voltaram…mas não as noites!


Meus amigos, 

Parece que o verão voltou a dar um sorriso, num ano que vai completamente atípico a nível de clima. Calor na época da chuva, chuva na época do calor, a espera de noites quentes que há anos tardam a chegar…

Ainda este fim-de-semana falava com um primo por afinidade das noites de verão em que se dormia de portas e janelas abertas, era um calor insuportável, andávamos noite após noite de baile em baile, de motorizada e de manga curta… Onde estão essas noites? Noites que passávamos na esplanada do Café Cruzeiro (por vezes até de manhã…), ninguém queria ir para casa pois sabia que estava mais quente lá do que na rua, noites que chegamos a ir tomar banho ao Barreiro… Ainda no sábado sei de quem acendeu a lareira pois estava “desconfortável”… As noites estão assim! Durante o dia, o calor aperta… A diferença de temperatura (a amplitude) dia-noite ronda os 15ºC. Depois anda tudo constipado…

Por vezes, com a situação nacional, falamos dos tempos em que amanhavam terrenos com de tudo um pouco. Grandes searas e os campos de milho faziam parte da paisagem das nossas Gândaras, mas mesmo que hoje se quisesse voltar a esse tempo, não sei se o clima o permitia… está tudo de pernas para o ar…
.

Por isso, aproveitando algum calor que durante o dia aparece, vamos até à Quinta do  Barreiro… umas banhocas e mergulhos na água da Barragem! É um pouco mais quente do que se fosse um rio corrente, como é o caso do Alva e dá sempre para refrescar à sobra dos eucaliptos. A água está quase na sua cota máxima o que faz com que se perca pé rapidamente. Há um pouco de declive ao início, depois estabiliza durante uns metros…

Ontem de manhã, este cantinho bem acessível por S. Paio, estava assim… Zé, como sempre, estás em grande!


Um abraço,
JC

Sem comentários: