terça-feira, 10 de julho de 2012

CONFRARIA Nª. SENHORA DAS NEVES E DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO


Meus amigos,

No domingo, dia 08 de Julho de 2012 a Irmandade de S. Paio de Mondego, reuniu nas Ermidas com o intuito de festejar mais um aniversário. Este ano com um sabor especial, porque faz cem anos que os Estatutos desta Irmandade foram reformulados, o que fez com que se unissem as Confrarias N. Senhora das Neves, da Capela das Ermidas e a Confraria do Santíssimo Sacramento, da Igreja Matriz. Da junção destas duas Confrarias, nasceu a actual – Confraria Nossa Senhora das Neves e do Santíssimo Sacramento que apesar de tudo e dos tempos que correm ainda possui bastantes elementos activos.

A Celebração da Palavra foi às 09 horas e o almoço decorreu nas Ermidas, tendo começado cerca das 13,30 e contado com a presença do Sr. Padre Manuel Simões, pároco da Freguesia. O almoço foi mais uma vez confecionado na cozinha da escola primária, tendo sido feito uma sopa de grão-de-bico e um arroz de feijão, acompanhado de grelhados. A Emília do “Val-de-Açores” ofereceu uma fornada de broa e cada um que quis, trouxe o famoso garrafão de vinho de casa. Depois do almoço foram ditas algumas palavras de conveniência e de incentivo pelo Catela e pelo Sr. Padre. Falou-se dos tempos difíceis que se estão a atravessar, das dificuldades que todos estamos a sentir nos tempos que correm, da desertificação das nossas aldeias, da falta de valores, dos problemas vocacionais no mundo atual e da Igreja… Enfim, problemas que a todos nós dizem respeito mas de que ninguém fala.

De seguida cantaram-se os parabéns à Irmandade e partiu-se o bolo de aniversário. Assim decorreu mais uma comemoração de um aniversário, tendo existido alguma falta de aderência que foi notada por todos, sendo que nos presentes, se notava um sorriso largo no rosto de felicidade, por mais um aniversário. Logo a seguir veio a lavagem da loiça, onde todos puderam dar uma mãozinha, arrumar todas as coisas porque a tarde já ia longa e havia que receber um passeio de carros antigos que estavam a chegar às Ermidas, onde debaixo daquelas maravilhosas sombras das nossas árvores, iriam partilhar os farnéis que haviam trazido de casa.

Uma terra que continua pequenina em vias de agregação, mas que mesmo assim teve dois eventos no mesmo dia. Depois deste saudável convívio todos regressaram as suas casas porque no dia a seguir era dia de trabalho. 

Até para o ano!


Volto brevemente,
JC

Sem comentários: