segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Festa das Ermidas 2010 - o sábado...

Meus amigos,

Finalmente chegam as notícias do que foi a Festa das Ermidas este ano de 2010. Não vos vou contar tudo na primeira pessoa pois motivos profissionais fizeram com que eu tivesse de regressar a Lisboa antes do baile de 2ª feira, mas na medida do possível e do que me foi transmitido, farei o melhor que puder.

Sendo assim, e seguindo a linha do que tem sido feito nos outros anos, irei fazer a separação por dias. Cheguei a S. Paio na sexta à noite e pude constatar que a Comissão de Festas da qual eu também fazia parte, tinham já arregaçado as mangas! Logo ao ramal da Estrela d’Alva se via indicações da Festa, ao entrar na estrada em direcção ás Ermidas já os enfeites/decoração estavam colocados. O arraial não fugia à regra e lá estava ele todo decorado. Fez-me recuar uns anos e lembrar-me de quando era miúdo e ajudava nestas tarefas durante o dia de sábado. E lá andávamos nós a meter fio e a colar os papeis com farinha amassada com água a servir de cola.

O Sábado começou cedo. Para mim tinha um duplo significado! O que interessa hoje é o da Festa. Cheguei às Ermidas e já por lá andavam alguns mordomos. Começar a inteirar-me das coisas, ajudar no que faltava, prevenir bebida para a noite, receber indicações, etc. O tractor andava já a dar a volta ao povo para recolher algumas ofertas que a povoação quisesse dar para os leilões a efectuar na segunda-feira da Festa. Na cozinha também tudo andava sobre rodas. A chanfana começava a ser assada e ainda bem que o vento estava do lado da Cruz do Soito, pois assim trazia o cheiro para o lado do bar. Nestes dias qualquer desculpa é boa para beber um copo.

Durante a tarde iam passando algumas pessoas, por ali davam 2 dedos de conversa, mais um copo. O calor que se fazia sentir ajudava! Entretanto uma das grandes ausências este ano, que não deixou de nos visitar mas que já não veio com a sua trouxa foi o homem da loiça de barro, o ti’Ramiro de Candosa, Tábua. Ele no ano passado prometeu e cumpriu: que era o último ano!

A tarde ia longa, o conjunto a montar o material, barraquinha das caipirinhas pronta, novamente a torre de escalada montada para quem se quisesse aventurar (uma novidade foi um parque infantil insuflável que se montou no fundo do Arraial, do lado oposto à entrada da Capela) e a cerveja sempre fresquinha! É sempre bom ver pessoas que devido à condição de emigrantes, passam largo meses sem nos visitar, como é o caso do Jorge Pinto, do Luís Mendes e do António Costa... por exemplo! O António não é bom exemplo, mas pronto... nunca sabemos quando é que ele está de regresso ou se ainda não foi!

Estava na hora do baile, a noite convidava a sair de casa, o ambiente era perfeito para mais um grande baile. E assim foi… Mais ou menos! Um stress a meio da noite, no auge do bar e a nossa máquina registadora… PUFFF! Foi-se… deixou de funcionar! Plano B a funcionar, sistema de cartões a saltar da gaveta e tudo a funcionar novamente. Pior do que o imprevisto era se não houvesse solução, certo?

A noite ia longa, o bar sempre a funcionar, bifanas a sair, mais um pouco o conjunto deu por terminada a sua actuação. Foi a vez do Diogo Almeida entrar em cena com mais um after-hours, sempre muito apreciado pela juventude. Foi até às 5 da manhã! Fraquinhos, pensam vocês… mas o pior é que às 8H da manhã já era preciso estar de pé novamente. Portanto, foi servir umas rodadas de finos, pedir licença ao pessoal e fechar a barraca. Entrei na cama eram 5:32 da manhã… por certo não cheguei ao minuto :33 acordado!...

Depois de amanhã virei contar o Domingo!
-
-
Abraço,
JC

34 comentários:

Anónimo disse...

Adorei esta festa, foi pena qua a cerveja tenha acabado.
Também gostei dos enssufláveis, espero que para o ano aja outra vez:)

kordeiro disse...

pelo que eu sei, a cerveja acabou depois de um final de noite de terça com versão bar aberto para acabar o barril que estava aberto... certo?

Andreia Catela disse...

Isso da cerveja acabar só sei o que me contaram... Que acabou!! E que tb acabou o Beirão!! Mas a história do paintball é que foi muito mal contada... Era para ser sábado, depois passou para domingo, e afinal só aconteceu na segunda. Não estou a apontar o dedo a ninguém, mas só da minha família foram 10 pessoas que andaram a arranjar sapatilhas e calças (vestuário difícil de arranjar com o calor que fazia), para depois voltarem para casa sem marcas do paint nem nódoas negras da ball...

kordeiro disse...

o paintball só é realizado se tiveres pelo menos 2 equipas.... e assim foi! Se não há 2 equipas , não há paintball! Moral da história: no Martini, no party!

sobre o beirão, não havia razão para isso pois havia bastante... a mim nem me chegou essa noticia.. e com beirão eu não brinco!

Sobre marcas e nódoas negras... andas com uns gostos estranhos...!?
:-P

Anónimo disse...

E na segunda-feira acabaram as bifanas...

Andreia Catela disse...

Isso das 2 equipas é história mal contada... O que disseram ao Filipe foi que até havia outra equipa de 10 e mesmo que isso não fosse verdade, 10 pessoas dá bem para fazer 2 equipas, mas pronto!! Relativamente ao Beirão, posso falar à vontade, porque eu estava lá e quem quis Beirão depois da sardinhada, bebeu Safari.

kordeiro disse...

oh Andreia.. vamos lá ver uma situação. Somos todos crescidos (tu mais do que eu...) e todos temos cabeça para pensar um pouco. Se o Beirão tivesse acabado no domingo e não houvesse mais o resto dos dias, era grave.. agora na terça, depois da sardinhada acabar o beirão... eh pá, acho que não é uma coisa do outro mundo. Nem toda a bebida vem à consignação... E se há pessoas que são mais arrojadas e arriscam, há outras que não e sobre isso, cada um é como cada qual... É como na vida comercial (o meu ramo), há situações que temos de arriscar, correr riscos, fazer previsões de venda e depois fazer tudo e mais alguma coisa para cumprir objectivos. Outras vezes, sabes que o teu produto tem uma venda média de X, não encomendas muito mais para não fazer stock, etc.. Depende, se queres correr um risco ou não. Se queres ser arrojado, provocador no mercado, se queres agitar...

Estamos a falar de uma Festa Religiosa de uma terra em louvor à sua Padroeira. Falhas acontecem todos os anos, dependente de estar X, Y ou Z na mordomia. O tempo é imprevisível, o factor humano é imprevisível, há coisas que correm bem, outras muito bem, outras menos bem e coisas que correm mal. Sobre o paint ball, se assim foi, foi mal organizado. Tudo bem.. e..?

Temos é TODOS aprender com estes erros e no quem vier a seguir não cair nos mesmos ou pelo menos tentar! Como tudo na vida é uma aprendizagem continua... Temos de fazer um saldo do positivo e negativo... e olhar para o positivo! O grande problema das pessoas é só olharem para o negativo... Negativo, negativo, negativo!!

Certo? Capiche? Estamos entendidos? E não é por eu ter feito parte da mordomia que estou com este paleio todo. Se isto tivesse acontecido no ano passado, há 2 anos, o meu discurso era igual.. e já me deves conhecer um bocadinho para saberes que sim.

sim? vou bulir que são horas!!!
:-P

sempre atento disse...

BOLAS,o people nunca ta satisfeito!!! Como o Kordeiro disse a terça -feira é os restos, é para esgotar tudo. Pelo k sei na terça era o jogo casados/solteirtos e a sardinhada para os jogadores e mordomos, mais tarde abriu-se tb para familia e agora para todos que se queiram juntar e conviver no ultimo dia de festejos. Mas pelo k ouvi anunciar no arraial nao há mordomia para 2011, portanto Andreia recebemos-te de braços abertos para organizares uma equipa de mordomos e assim ja nao falta o Beirao nem o paintball...

Carla Catela disse...

O pessoal gosta de falar das mordomias, como sendo feitos quase heróicos. Ser mordomo(a) é um prazer....pelo menos para mim, que o fui durante 6 ou 7 anos seguidos, foi sempre um prazer e nunca uma obrigação...

Oh pá, é que por amor de Deus, é festa é festa, é para o pessoal curtir, e não andarem lá obrigados, e com medo do prejuízo...até porque a animação começa mesmo com a comissão, não to com isto a dizer que a deste ano foi ma ou foi boa....

Estou a querer dizer, que há coisas que tem que mudar, e temos que começar com a mentalidade das pessoas que organizam!!

Por isso mesmo eu achava era bonito haver uma comissão só de mulheres, para ver se no ano seguinte os homens não faziam fila para serem mordomos!!
(e mais uma vez, não to a dizer que isto seria a solução para todos os problemas, mas que era bonito, era!!)

Bem, fica a sugestão! :)

Anónimo disse...

Eih que boca:)

kordeiro disse...

Carla: estou contigo!

Anónimo disse...

K porra e na quarta passei la para beber um copo e estava tudo fechado!!! mas ainda cheirava a sardinha!! (estou brincar!)uma sugestao k tal fazer ma mordomia so de achadiços!! como os almoços por exemplo?? era uma edeia tem pessoal fixe para isso!...saudaçoes

Anónimo disse...

E eu k keria fazer escalada, porque a torre ainda la esta e convida a isso, mas os funcionarios nao aparecem!
:(

Anónimo disse...

Agora a escalada só se for pelos ocaliptos a cima ela já lá não está.


ASS: TEMPO a TEMPO

Anónimo disse...

Enquanto os funcionários lá estiveram, se calhar não fizeste!

Anónimo disse...

Calma que a festa faz-se. Sejam as mulheres que são bem capazes disso e já o provaram, ou os achadiços, a festa irá ser feita. Os problemas são outros mas, talvez se resolvam. É que há gente que só complica, como dizia o "BADARÓ".

Anónimo disse...

mulheres em mordomas!!!
mulheres no bar e os homens na carmesse.
hahahaha
:-D
%-)
:-O

Anónimo disse...

Entao... e se fosse uma equipa de emigrantes??? Ja sei que vao dizer que sao poucos.. mas ainda os há cá na terra!
Fica a sugestão.

AC disse...

Não inventem! Porquê só mulheres, ou só emigrantes? (é que daqui a pouco estão a sugerir só mordomos de olhos azuis, ou só mordomos do Sporting...) Não deverão ser apenas pessoas, preferencialmente as mais competentes e mais disponíveis? Se alguém se atrevesse a sugerir uma mordomia só de homens, era de imediato acusado de machista. Só mulheres... não será feminismo exagerado?

Carla Catela disse...

Feminismo exagerado? Acho que não devemos ir por ai, caro AC!...
Como já disse por aqui, fui mordoma durante muitos anos seguidos...e só Deus sabe aquilo que as mordomas passavam na altura, isto porque os homens nos tratavam como miúdas só estavam ali para enfeitar o recinto, estar na quermesse, fazer o "cravanço" e pouco mais....mas não é por aqui que eu quero ir!!

A ideia de ser só mulheres, surgiu porque já não é o primeiro ano, que os homens se recusam a formar uma comissão, e agora falo em homens, porque são eles que são nomeados, e que escolhem depois as mulheres! Ora com isto, e visto que os homens não se chegam à frente, não vejo qual é o mal de serem as mulheres a pegarem na comissão.

Sinceramente não percebo o porque dessa sua indignação....
Eu sugeri uma comissão só de mulheres (porque sou mulher, e porque acho que poderia mudar muita coisa nesta terra), como também podia sugerir uma comissão só de pessoal jovem, não vejo qual é o mal...

Porquê que o senhor não sugere também uma comissão só de homens, também era bonito e de certeza que não haveria mulheres chateadas com isso!!...

São meras sugestões, pode ser alguma agrade, e que ajude a resolver o problema de não haver ainda uma comissão para o ano!

AC disse...

Oi Carla. Primeiro, não fiquei indignado (nem tinha que ficar), nada disso. Apenas continuo a achar que se devem nomear as/os mais competentes e mais disponíveis.
Quanto à tua "mágoa" relativa à postura "decorativa" das mordomas, vistas (por alguns) como desempenhando um "papel menor" na quermesse, no "cravanço" ou servindo umas caipirinhas, não posso estar mais de acordo contigo: ridículo! Todos devem estar no mesmo patamar de igualdade e responsabilidade. (Ah, quanto a enfeitar o recinto... acho que se devem manter por lá, e bonitas... é muito bom de ver! - e não me refiro à tarefa de colocação dos enfeites propriamente ditos, claro).
Agora, deixas uma que para mim é nova: "e agora falo em homens, porque são eles que são nomeados, e que escolhem depois as mulheres!"... Esta, eu não sabia! Mas isto é mau! Evoluam senhores(as)! Não quero (nem devo) intrometer-me nos hábitos e/ou nas tradições, mas nomear os mordomos e estes escolherem as mordomas... humm... , desculpem-me, mas lembra-me procedimentos medievais ...
Vá lá, façam aí meia dúzia de contactos e nomeiem lá a comissão de mordomos e mordomas (se assim o entenderem), porque está na hora de começar a preparar a próxima festa.
Um abraço.

Anónimo disse...

Antes de falarem do que nao sabem, informem-se primeiro de como se processa a nomeação de mordomos e mordomas! É inadmissivel dizerem que "sao procedimentos mediavais"! É só mandar bocas para ar! Isto é um bocadinho mais serio do que possam pensar.

AC disse...

Caro anónimo: Apenas respondi a uma afirmação da Carla, cuja veracidade não conferi junto de outras fontes, dado que esta me parece bastante credível.

E, mantenho tudo o que escrevi, apesar de nada ter a ver com o assunto em debate. Apenas expressei uma opinião pessoal, que reafirmo, por não concordar com a nomeação (só) de homens para uma qualquer organização e, estes depois escolherem as mulheres... Mantenho mesmo o "medieval" porque de contemporâneo só encontro paralelo em alguns países asiáticos e africanos. É a minha opinião… Mas isto é um assunto menor.

Nota: Caso a Carla esteja errada, tudo o que foi escrito sobre este assunto deve ser considerado sem efeito.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Ora ai está! Considerar tudo o que foi escrito sem efeito e encerrar o assunto!

Anónimo disse...

Azar... A Carla está certa!

Anónimo disse...

Tas muito enganadinho!!!

Anónimo disse...

a carla está certa o taninhas...para não dizer o caraças

Anónimo disse...

nossa senhora das neves ponha as maos a esta gente so criticao e nao vejo a fazer nada melhor!!! parabens a todos os mordomos e mordomas e bem aja para o PEDRO Ribeiro sempre pronto a dar o seu melhor e ficara muito triste assim como todos os outros a ouvir as criticas. parabens Jorge pelo teu trabalho

Anónimo disse...

É impressão minha ou foram retirados comentarios?

P O R Q U Ê !!!!!!!!

Anónimo disse...

porque a carla ficou com medo

Anónimo disse...

Não é mesmo empreção tua...é o que faz não usar oculos...

Anónimo disse...

Para ler até uso.
Mas que foram retirados comentários isso foram.
Não joguem areia para os olhos das pessoas!

São todos filhos de Deus!!!!!!!!!

Anónimo disse...

È triste ver comentarios retirados! Qd temos telhados de vidro não andamos atirar pedras para o ar... pq dp podemos ser atingidos!

sempre atento disse...

nem com oculos, nem com lupas, verificando melhor ha comentarios retirados! Há censura neste blog!