terça-feira, 17 de agosto de 2010

Festa das Ermidas 2010 - a segunda e terça-feira...

Meus amigos,

Chegamos a 2ª feira e 3ª feira da Festa. A 2ª feira não foi mais pacífica. Durante a manhã com a celebração da Missa, sempre apareceram alguns para beber umas águas ou um café matinal. Era tempo de começar a contabilizar o que havia ainda, o que estava a acabar, gerir recursos.
.
A tarde, sempre foi mais animada. As pessoas começaram-se a juntar para irem tomando os seus lugares da tradicional merenda de 2ª feira. Como a merenda é mais para o final da tarde, há que aproveitar o pessoal para os entreter tanto com um joguinho de bingo, como depois para assistirem e participarem no leilão das ofertas que a povoação ofereceu durante a manhã de sábado.

Havia de tudo, desde sacos de batatas, cebolas, alhos, vinho, bagaceira, mel, um par de botas, uma bicicleta, whisky, licores, etc. Por acaso este ano não houve nenhum animal a leilão, como galos ou coelhos! O Alfredo, mais uma vez foi o leiloeiro de serviço neste final de tarde.
.
O leilão acabou já perto das 20h e deu-se início às merendas. A partir daqui só sei o que me contaram pois tive de regressar a Lisboa. Mas tudo correu dentro da normalidade. O baile, não ficou atrás do de sábado à noite com um número bastante bom de pessoas. É curioso, e isto que eu vou escrever não é uma crítica mas sim uma observação, há pessoas que não aparecem no sábado, nem no domingo à noite e na 2ª feira estão lá! O que até é bom pois fazem da noite de 2ª feira um valente baile! Foi só uma curiosidade….

A 3ª feira, é o dia para queimar os últimos cartuchos, com a realização do famoso jogo de futebol Solteiros-Casados, que suponho que acabou em vantagem para os Casados após a marcação de grandes penalidades. Gostei de ver o Zé Gato! Uma das pessoas que sempre me marcaram desde pequeno nestes jogos! Hoje em dia já não joga, mas fez de fiscal de linha.
.
Após a jogatana, sardinhada nas Ermidas, baile, entrega de prémios (o da cabra incluído!) e fazer as despedidas. É hora de acabar como stock e arrumar a trouxa! Pelo que eu sei, a cerveja acabou em estilo bar aberto para assim se derreter o resto do barril! Ah, é verdade, o Licor Beirão também acabou…

A grande novidade, mas não é a primeira vez que acontece, é que não foi anunciada a Mordomia para o ano que vem! Muita especulação, algumas propostas como se podem ver nos comentários do blog mas nada de concreto.

Agora é tempo de arrumar a casa, fazer contas, e a Mordomia que cessa as suas funções ficar com o sentimento de dever cumprido.

VEJAM AS FOTOS AQUI!

Um abraço,
JC
-







-




13 comentários:

Carla Catela disse...

Ai Jorge, a cerveja não acabou em estilo bar aberto para assim se derreter o resto do barril!....
A cerveja acabou mesmo...(e pelo menos que eu notasse também nada ao estilo de bar aberto!!)

Tiveram que ir buscar minis ao café mais próximo, porque ainda assim para uma terça feira, a coisa estava muito animada e com muita gente....

Anónimo disse...

oi
tive muita pena por nao poder ter ido este ano a festa da ermidas mas ja vi k tudo correu bm ...
apesar de a ver ser comnentarios bons e maus...
por mim tbm tinha feito parte da mordomia mais uns aninhos, mas fixeram nova equipa com gente nova i fixeram bm ... mas mesmo k eu quissese ajudar nao podia porque me encontro longe da terrinha ... mas quem sabe daqui a uns anos nao volte a faxer parte de uma nova equipa de mordomia das ermidas ...
e ja agora so quem passa pela responsabilidade de ser mordomo ou mordoma é k pode criticar ou entao serem mordomos pro ano ja k dissesem k nao ha festa ... pois porque eu nao acrito k os habitantes de sao paio do mondego deixem acabar a festa no arrail da ermidas ... porque em sao paio ainda ha muita boa gente k é capaz de ajudar ... prabens a toda a equipa pelo belo trabalho k fixeram este ano um abraço

kordeiro disse...

Carlita... foi o que me contaram... por acaso qté uma fonte muito intima da tua pessoa!

Anónimo disse...

Eu estou a pensar em montar uma fabrica de Cerveja!!! ai nas Ermidas era uma edeia bestial ja nao voltarao a ter esse problema de falta de cerveja para o proximo ano!! :):):)

Anónimo disse...

Foi pena estar o piso do campo naquele estado...





ASS: TEMPO a TEMPO

Anónimo disse...

E contaram muito bem! Chegou a uma certa hora a cerveja, os chupas, as batatas fritas,foi à borla sim senhora!
E mais... houve um pequeno contra-tempo na maquina dos finos e julgou-se que tinha acabado a cerveja, e para prevenir foi-se buscar umas grades de minis, que nao chegaram a serem gastas, porque logo de imediato se abriu e começou a funcionar o carro-roulote da "super book" que estava no arraial.
Qual é o interesse de estarem a falar sempre do mesmo assunto em todos os posts?!
Irra! Os comentarios deveriam ser ao post e as fotos publicadas, ou não?!

Anónimo disse...

Os tempos são outros e não foi possível a niveladora da Câmara dar lá um jeito. É a vida!!!

Carla Catela disse...

Oh Jorge, ai...quem seria?! :)

E caro anónimo, os chupas eu sei que foram de borla, mas a cerveja, que eu saiba não, mas se o anónimo diz...quem sou eu para o contrariar!!

Anónimo disse...

Se fosse só o campo k tivesse o "piso naquele estado..." atão e o resto da aldeia???... uiui...

Anónimo disse...

Realmente também é verdade!

Anónimo disse...

E quando é chega os apanhados?

Anónimo disse...

oh menina carla catela...deixa que te diga, mas andavas mesmo muito desatenta...é q a cerveja foi sim à borla a partir de uma certa hora

A Vixa disse...

cuando é que xega os apanhados?
bar e traz da capela!