quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tradições Populares – Descamisada à moda antiga


Meus amigos, 

Sábado, dia 17 de Setembro pelas 21 horas realizou-se uma descamisada no adro da Igreja Matriz de S. Paio de Mondego. 

As descamisadas, ainda se vão fazendo (felizmente...!) em algumas casas da nossa aldeia mas, começa a ser coisa que se está a perder no tempo. É mais uma tradição a desaparecer!

Só que desta vez, a descamisada foi organizada pelo Rancho Folclórico de S. Pedro de Alva e em pleno adro da Igreja. Acabamos por assistir a uma verdadeira peça de teatro, onde se notou o jeito vincado de alguns dos intervenientes para a coisa… muito giro, pareciam profissionais e eram, mas, de outras profissões.

Ao desfilarem pelas ruas com as cestas, os candeeiros a petróleo, e outras ferramentas, ouvia-se já no adro o som das vozes bem alegres. Já no local, os donos da eira (ou seja o adro) fizeram os convites a algumas famílias vizinhas para ajudar na descamisada, (tudo ensaiado pela malta do rancho) e assim começou o trabalho. 

Após alguns copos de jeropiga, outros de cachaça, uns figos secos e algumas cantorias dos velhos tempos ao toque da gaita-de-beiços, as espigas foram aparecendo em grande número (o Carlos Duarte aproveitou para trazer o milho todo que tinha em casa) e de vez em quando aparecia a espiga vermelha, (milho rei) que dava direito a quem a tinha encontrado de dar um abracinho, às raparigas e rapazes novos. Depois de descamisado os donos da eira tiveram que contratar homens para trabalhar com o “mangual” a quem os Espanhóis em tempos chamavam, (um pau que espicha de outro) para malharem o milho e a mulheres para o crivarem, erguerem ao vento, medirem para o meio alqueire e por fim ensacarem em sacos de serapilheira.

De seguida, e terminada que foi a festa, que como disse atrás mais parecia uma peça de teatro, os elementos do rancho aproveitaram para dançar algumas modas do seu reportório chamando a população em geral (e digo-vos que eram muitos), dançando ao som do violino, acordeões, violas, bandolins, bombos e ferrinhos.

Para terminar a festa em beleza, toda a gente se juntou para comer chouriça assada com broa e filhoses com mel, (diga-se bastante mel), confeccionados no local. A boa pinga também andou por ali de mão em mão e mais não posso dizer. Dizem as más-línguas, (porque eu já não presenciei) que a coisa foi pela noite dentro, dado que os tocadores se juntaram no fim e muitos não arredaram pé até o cansaço chegar e o reportório acabar.

Foi uma noite diferente em S. Paio do Mondego, a recordar coisas de outros tempos, tentando manter as tradições que a pouco e pouco se vão desapegando de nós.

Bem-haja Rancho Folclórico de S. Pedro de Alva e parabéns a este povo, que aderiu em massa à iniciativa!

PODEM VER MAIS FOTOS AQUI!

É só uma pequena amostra pois quem é "amigo" do Rancho Folclórico São-Pedro Alva no FaceBook, pode ver 155 fotos com os preparativos e a noite!
_____________________________

A Cristina fotografou, o Catela escreveu e eu dei uns retoques!

Um abraço,
JC

2 comentários:

P. Orlando Henriques disse...

São Paio do Mondego Já tem novo Pároco! Vejam nestes links:

http://www.amicor.pt/index.php/a-igreja-em-coimbra/277-novos-parocos

http://www.diocesedecoimbra.pt/diocese/index.php?option=com_content&view=article&id=382:movimentacao-eclesiatica&catid=40:presbiterio&Itemid=116

regina bandeira disse...

grande cristina como sempre o que faz faz com gosto e perfeiçao.foi lindo. parabens para ela e para o rancho de s.pedro do alva.