quinta-feira, 15 de setembro de 2011

11 de Setembro... esse dia memorável!

Meus amigos,

Hoje venho falar do dia 11 de Setembro, esse dia que ficou gravado na memória do mundo, pelo menos desde 2001, quando ocorreu o maior ataque terrorista da história, que levou à destruição das torres gémeas em Nova Iorque e à morte de cerca 3000 pessoas!

Em São Paio, habita uma pessoa que nasceu nesse dia em 1961! Não derrubou as torres gémeas, mas conquistou o coração de uma não tão pouco baixa moçoila de S. Paio, a Fernanda Catela. Não deu origem à guerra contra o terrorismo, mas já começou muitas batalhas, lutas e afins. Ao longo do último quarteirão de anos tem defendido os interesses da povoação à frente da Junta de Freguesia, estando a cessar tal função...  Ora, o Catela celebrou meio século de existência, motivo mais do que suficiente para, ao seu melhor estilo, convidar todos quantos se quiseram juntar a ele num almoço / lanche / jantar convívio no arraial das Ermidas. Eu próprio, em final de férias, apontei o GPS para mais uma ida a S. Paio para poder fazer esta crónica na primeira pessoa (só por isso… o almoço não interessava nada!).

Quem tem uma família e amigos assim pouco mais do que orquestrar tem de fazer (e depois largar as notas para pagar a despesa…), e assim se montou um almoço, com as mesas dispostas em frente ao bar pois o dia convidava a estar ao ar livre. Presunto, pão, queijo, vinho, martini’s e afins abriram a festa para um churrasco acompanhado de arroz de feijão (Alfredo, não perdes o dom…), bem regado (ouvi dizer…) com vinho, águas, sumos, etc… Um sistema de self-service que funcionou na perfeição e sempre alguém a fazer depois o reforço no prato do pessoal já sentado. Parecia um casamento à moda antiga! Não faltou nada, café de cafeteira, digestivos comerciais e caseiros… um luxo!

Momento para ver uma apresentação que retratou em fotografias os 50 anos do nosso amigo. Uma surpresa preparada pelas filhas. Estas fotos são sempre engraçadas…

Depois já com o karaoke a desenrolar, foi o momento quanto a mim, mais alto da festa. Nem sabia se havia de tirar fotos ou de chamar o INEM tal era o estado emocional do aniversariante. Este homem completou mais um ciclo da sua vida. Dizem que cada um devia plantar uma árvore, fazer um filho e escrever um livro. Plantar árvores já ele fez há muito, filhos acho que ninguém coloca em dúvida a capacidade deste homem pelas 2 filhas que tem em casa e neste domingo completou a última etapa que foi a de escrever um livro. Mesmo sem saber, e aí é que foi a surpresa total, trazido pela mão da família da Lousã, tendo (acho eu) como um dos principais responsáveis o afilhado Tiago Catela, foi-lhe oferecido um exemplar de um livro que compila textos escritos ao longo de alguns anos no seu blog TUDO NUM MOMENTO.

Eu sinceramente vi o Tó Mané quase a “chocar” um enfarte, tal era o nível de emoções à flor da pele. Chorou (de felicidade), sorriu, sorriu muito e discursou…! Esse discurso podem VER AQUI! Vi felicidade na cara dele como há muito não via, não só por este momento mas pelo dia, pela família, pelos amigos, pela festa que ali se fez…

Parabéns cantados já com o apoio do karaoke Liliana e Azevedo que se desenrolou pela tarde fora, bolo cortado (a cor do bolo era linda… e as palavras escritas na decoração que descreviam o nosso amigo eram do melhor…).

Já passava da meia noite quando se deu por finalizada a festa e ficou a promessa que, embora nunca mais fizesse uma festa assim, que não deixaria de fazer anos… E nós cá estaremos para ver e festejar, se Deus quiser!

Não vou endereçar-lhe os parabéns, simplesmente enviar-lhe mais um abraço!



Até já,
JC

5 comentários:

Anónimo disse...

quem p.....?

kordeiro disse...

o Alberto João!

Anónimo disse...

sa mania fose dinheiro toda agente era rica

Anónimo disse...

Falta de respeito e educaçao!!!!
enfim nao digo mais nada.........

Mario Bicho disse...

já tinha saudades. Mas queria que o homem ficasse quieto? Você chama de maniento.. o Mané respondeu! Qual a admiração? E o comentário faz parte de um acordo ortográfico que desconheço. Assim como muitas outras coisas!