sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NOVO PÁROCO - Padre Manuel de Oliveira Simões

Texto retirado deste SITE.
.
."Em cerimónia integrada na Eucaristia celebrada na Matriz de São Pedro de Alva, no pas sado Domingo, dia 18 de Setembro, o Padre Manuel de Oliveira Simões assumiu a paroquialidade de São Pedro de Alva, São Paio do Mondego, São Martinho da Cortiça, Paradela da Cortiça e Travanca do Mondego.

A apresentação do novo pároco a estas comunidades foi conferida pelo Vigário Episcopal para a Região Pastoral Centro, Cónego Sertório Martins, durante a Eucaristia presidida pelo novo pároco e concelebrada pelo cónego Sertório, Padre Luís Ribeiro, Padre Luís Miranda, Padre Jacinto Gonçalves e Padre Luís Francisco, e participada por muitos fiéis das paróquias.

Com uma “fraterna saudação” a todos os cristãos, representantes autárquicos e das forças vivas das diferentes freguesias, o Vigário Episcopal, numa sucinta apresentação do Padre Simões, sublinhou o seu trabalho pastoral noutras paróquias e em movimentos apostólicos, afirmando que “ele deixou-se deslumbrar por Deus que o chamou a ser padre” e que, dessa chamada, “se entregou generosa e incondicionalmente ao serviço da Palavra, da justiça e amor a Deus”. E acrescentou: “o Padre Simões não vem em nome pessoal, não fez concurso; ele vem enviado pelo Bispo de Coimbra em nome do Senhor”, vincando que “vem como um pastor que conduz o rebanho e procura a ovelha perdida”. “Com a sua generosidade, dedicação e amor a Deus, o Padre Simões vai ajudar estas comunidades a crescer na fé”, disse o Cónego Sertório, lembrando que “é dever dos fiéis colaborarem com o seu pastor na vida eclesial da paróquia e contribuírem para a sua sustentação”.

Na homilia, o Padre Simões frisou: “(…) É em nome de Jesus Cristo , o único Salvador, que aqui me encontro no meio de vós, disponível para colaborar com Ele, no serviço alegre e humilde que sou chamado a realizar em vosso favor, pois também eu fui convocado para trabalhar na vinha do Senhor.” E ensinou: “a partir da fé, recebemos como missão, por um lado, escutar e acolher a voz e a pessoa de Cristo, o Verbo de Deus, e por outro, a missão de O anunciar aos quatro ventos, enquanto Palavra que orienta e salva”. “ (…) Mostrando-se entusiasmado com esta nova missão, o Padre Manuel finalizou: “animado pela graça que resulta deste chamamento e porque o Bispo me chamou e me envia, eis-me no meio de vós para convosco trabalhar na vinha do Senhor; conto com todos vós na certeza de que Ele nos dará muito mais do que o do salário de justiça”.

Diferentes representantes das paróquias saudaram o novo pároco, desejando-lhe “um bom trabalho em prol das comunidades cristãs”. No final, o novo Pároco, o Vigário Episcopal, os Padres concelebrantes e elementos dos Conselhos Económicos e paroquianos assinaram a acta da “tomada de posse”, seguindo-se os cumprimentos e um momento de convívio."
_____________


Também a Irmandade de São Paio esteve presente e participou na procissão e cerimónia de recepção do novo Pároco. Obrigado, Diana!
.
Ontem foi dia de celebração de Missa em São Paio para de uma forma mais pessoal e íntima, a nossa aldeia, dar as boas vindas ao Senhor Padre!
.
Um abraço,
JC

Sem comentários: