segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Recordar é viver...

Meus amigos,

Tal como vos tinha prometido, volto ao blog com a rubrica “Recordar é viver” para vos mostrar um local que eu não conheço.

De seu nome “Fonte das Ermidas”, fica localizada lá para detrás da casa da minha avó nas Ermidas. Nunca lá fui e como tal também não sei o melhor caminho para se ir lá, mas pelas indicações que me foram transmitidas, fica no vale entre as Ermidas e a Estrela d’Alva. A Fonte é bastante agradável tendo uma escadaria que nos leva até ao local.

Segundo me contaram, em tempos longínquos, era lá que as crianças que frequentavam a escola primária iam para se abastecer de água potável para o dia-a-dia. Sendo assim, S. Paio servia-se de duas fontes, a de S. Paio e a das Ermidas que assim abastecia os Casais mais próximos do local.

Pelo jeito, esta fonte teve uma certa manutenção até há bem pouco tempo. Hoje tem um pouco de silvas… uma planta que não precisa de muita atenção agrícola!

Mais uma vez falo aqui num assunto e relembrando o ditado popular “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, que seria bom a manutenção e aproveitamento destas infra-estruturas antigas. É a história de um Povo, são recordações de vidas, são sinais do tempo!

Fica a promessa que numa próxima oportunidade visitarei a fonte! Entretanto, deixo-vos com algumas fotos que o nosso repórter de campo, o Zé Alberto captou na sua 1ª visita ao local.

Um abraço,
JC

10 comentários:

Anónimo disse...

ora aí esta um local que eu tb desconhecia...ate bem interessante como roteiro turistico na zona!
Um espaço realmente a preservar!!!
Pedro Ribeiro

kordeiro disse...

Em Novembro vou lá espreitar a fonte... Temos é de fazer um pernil no espeto antes para se ganhar fôlego para a caminhada!
Desgraçado , só pensas em comer e beber!!!!! Havias de trabalhar, cãozito!!!

Catela disse...

Esta fonte é mesmo perto das Ermidas. Não vais precisar de andar muito.Estou a tentar aproveitar ideias para o possível restauro e não só!
Uma abraço.

Alexandre disse...

hum?
quê?
pernil?
Quando o novo capítulo da confraria?

Confesso que também não conheço esta fonte. Esta é que é a que tenho ouvido falar como a do "val d'alva"?

kordeiro disse...

Catela: se bem que para mim caminhar não é, felizmente, problema mas é sempre uma boa desculpa para uma “buchinha”…. Sobre o restauro, se já há ideias e projecto, um grande bem haja! Não se esqueçam da Fonte do Ribeiro e dos Lavadouros… se puder ser!

Alex: não! A do Vale d’Alva é outra.. vai ficar para outro post pois já tenho fotos tb dela! Sobre o novo capitulo da Confraria, vamos apontar, sem compromisso para 14!

Alexandre disse...

14 não! 7 ou 28?!?

Isto nunca dá pra juntar todos...

kordeiro disse...

7 estou em Santa Cruz... a 28 estou em Bruxelas! Vai ter de ser a 14...

c.duarte disse...

Estas fotos são recentes?

kordeiro disse...

fresquinhas! uns 8 dias!

Maria Martins disse...

Pelo que vejo, por ai à fontes em todos os valeiros! A das Ermidas fui là quando era miuda , mas no Val d'Alva nao conheço. As outras tambem lá cheguei a ir, passei algum tempo ai em S. Paio. Quando os meus tios estavam ai de ferias , ia muitas vezes a casa do Sr Jose Coelho . cumprimentos