quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ERMIDAS 2009 - EU FUI....

Meus amigos,

Cá estou de regresso de mais uma Festa das Ermidas!! Digo, de meia Festa, pois regressei na segunda à tarde. É um problema laboral. Chefe de férias, não me posso ausentar mais do que 1 dia!

A minha aventura a caminho das ERMIDAS 2009 começou sábado bem cedo. Já na sexta à noite, quando fui à garagem preparar a mota olhei para o céu e pensei que seria melhor pirar-me.. mas fiquei para arrancar sábado de manhã.

Arranquei por volta das 8 da manhã, algumas nuvens no céu.. depois dos pneus quentes, estava na hora de começar a enrolar mais o punho… algum trânsito, mas nada de aflitivo para uma mota! Paragem estratégica em Aveiras de Cima para meter gasolina. Mal arranco da bomba começo a apanhar os primeiros pingos. Eu sabia que o fim-de-semana ia ser “regado” mas não era preciso começar tão cedo.

Meti-me na EN1 e tive de parar… a chuva já era muita e eu ia só de blusão e da bela calcita de ganga! 2 horas parados… parou de chover!!!! Uau…. Vrumm, vrumm e lá vou eu… próxima paragem Porto de Mós! Chovia novamente! Mais 1 hora parado! Telemóvel para cá, telemóvel para lá e informações de que de Leiria para cima o alcatrão estava seco…! Boas noticias! Parou de chover e meti-me à estrada… as calças começavam a secar e tudo parecia começar então a correr melhor. De qualquer modo a estrada parecia manteiga, nas partes molhadas. O que é certo é que já não parei até chegar a S. Paio! 6 horas de viagem é dose! Devem estar a pensar: “eu também já tive uma mota dessas e vendia…”. Mas não, a culpa não é da minha menina…

Fazia lembrar os tempos sem auto-estrada e sem IP3… Nacional e depois a bela estrada de Penacova!

Mas o que interessa é chegar direito. Quando passei nas Ermidas já se via alguma agitação. Já se ouvia a música nos altifalantes lá estavam as ruas enfeitadas (Val-das Casas incluído!). Por acaso, cheguei na hora H pois os meus pais preparavam-se para começar a almoçar!

SÁBADO…

Depois de almoço, já mais confortado, peguei na máquina fotográfica e rumei às Ermidas (fiz só uma paragem para meter... Licor Beirão! Temos de ajudar a economia nacional!). Ao contrário do ano passado, não se fazia sentir muito calor! Muito??! Nenhum! Cumprimentos da praxe, alguns mais efusivos pois tratava-se de pessoas que já não via há algum tempo, como o António Costa e o Jorge Pinto. Este ano o recinto estava algo diferente. Tinha uma torre de escalada e de rappel ao lado do bar. Nisto também temos de ir evoluindo. No meu tempo de criança, no arraial havia sempre um senhor com uma banca com alguns brinquedos, outro com um tiro ao alvo (um alvo preso no eucalipto, com uma pressão-de-ar que em vez de chumbos, levava setas e consoante a zona do alvo que acertava-mos, ganhava-se rebuçados) e o nosso homem da loiça de barro. Hoje há as barracas temáticas e o “sobrevivente” homem da loiça de barro. As novidades vão aparecendo e este ano, uma empresa de organização de actividades radicais fez presença no arraial. Sempre algo para se desconfiar…. mas para se apostar!

Para a tarde de sábado como o próprio programa assim determinava, estava programado o paint-ball. Equipas formadas, e lá foram eles pelo pinhal abaixo. Para alguns, 1 minuto deu para descarregar as munições. Era carregar no gatilho e toca de varrer… outros, mais cautelosos, lá se ouvia um disparo de vez em quando… Bonito foi vê-los a sair da mata. Todos marcados! Acho que só faltou arrancar olhos!

Obviamente que o frio era algum mas o consumo de imperial não baixou e formavam-se algumas Confrarias da Cerveja. À volta das mesas redondas dispersas na zona do bar, houve sempre um aglomerado de gente. O Zé Bento, já de volta da frigideira, estava já a fazer umas bifanas de luxo!

Entretanto, os GOMAPE MUSIC continuavam a montagem de material. De ano para ano vão aumentando! Mais junto ao final da tarde, a Carla afinava a voz. Eu experimentei se o “dancing” estava em condições e lá fui com a Maria dar um pezinho de dança!

À noite, depois de um belo repasto, lá fomos até às Ermidas novamente. A desconfiança e receio era algum pois tinha estado uma manhã chuvosa, uma tarde fria e a noite não prometia ser melhor ainda por cima um ventinho a soprar que entrava na carne! Para espanto de todos, o arraial começou a “compor-se” e a encher… Havia até algum engarrafamento e dificuldade à passagem pelas Ermidas. Nisto também tenho de salientar um excelente trabalho que a Comissão de Festa teve em utilizar meios alternativos para divulgação da Festa e uma semana antes começou a enviar SMS. E depois era a multiplicação: um envia para 10, depois cada um desses envia para mais uns quantos, etc, etc. Outra surpresa, e como os próprios mordomos me confessaram que a torre de escalada e slide até podia dar prejuízo mas era uma coisa diferente, foi o sucesso que aquilo fez… especialmente no meio dos mais novos. E de vez em quando lá trepava mais um e lá atravessava o arraial em pleno voo. Os graúdos, mais tímidos, mas também lá iam. O baile teve prestes a ser interrompido pois houve o boato de que o Catela também ia ao slide!

Os GOMAPE mais um ano, cumpriram e convenceram da sua capacidade e qualidade. O arraial das Ermidas ás 2h da manhã estava cheio, o “dancing” cheio, fila para o bar, parecia os anos “de ouro” com aquelas noites quentes de verão. Às 2:30h da manhã, os GOMAPE deram por terminado o espectáculo deles e pasmem-se os Deuses, quase ninguém arredou pé! O Diogo Almeida ultimava o equipamento dele para assim começar mais um After-Hours! E assim foi… Não assisti a tudo, mas ouvi, pois fiquei a dormir a pouco mais de uns 10 metros do arraial!

DOMINGO

Levantei-me cedo! Cedo significa cedo! Fui ao Val-das-Casas tomar banho e tomar o pequeno almoço. Vim novamente ás Ermidas para deixar o carro do meu pai e acompanhei a Filarmónica no seu percurso até à Igreja Matriz. Começaram a chegar algumas pessoas, mas nada de grande alvoroço. Aqui o Zé Madeira começou a ficar preocupado pois não havia gente para os andores. Mal seria se tivéssemos de ir buscar uma camioneta para os colocar em cima. O povo é unido.. e mais daqui, outro dali, medem-se alturas e forças e lá se arranjou voluntários para os andores! Eu também lá fui! Já nem me lembrava o que era carregar um andor! A fazer dupla na retaguarda como Paulo (da Manuela Brandão… tu desculpa lá mas não sei o teu apelido), à nossa frente o Américo Craveiro e o Andurão! Tudo correu bem, não houve incidentes com alguma imagem a cair dos andores, não estava muito calor o que ajudou ao esforço. De realçar que a Comissão de Festas prestou assistência durante todo o trajecto com garrafas de água para o pessoal dos andores. Uma palavra para a preparação dos andores que estavam muito bonitos. Missa, procissão novamente, beberam-se os primeiros verdinhos, e lá foi o Alfredo Bandeira para o coreto a fim de realizar o leilão das fogaças, no intervalo da actuação da Filarmónica. Houve oferta de 2 fogaças. Ambas foram leiloadas algumas vezes pois o pessoal comprava e oferecia novamente. Entretanto abriu a Quermesse!

Este ano fizeram um sorteio de rifas engraçado que consistia em adivinhar o comprimento de uma chouriça que estava pendurada no bar. Tudo para cima de 1 metro! Outra situação que pude testemunhar foi uma brochura elaborada pelo grupos de jovens de S. Paio, que estava disponível na Capela. Essa brochura de algum modo, era uma apresentação da freguesia. Muito bem!

A ordem era para dispersar pois as barrigas começavam a dar sinal…

Apareci nas Ermidas no final da tarde, ainda a tempo de ouvir mais uma peça da Filarmónica! Após esta, altura para a Tuna de S. Martinho. Tudo devidamente fotografado!

À noite, o grupo NOTA SOLTAS começaram a animar o arraial. A noite estava melhor, mas o frio marcava a sua presença. Mesmo assim o arraial estava composto, talvez um pouco menos do que na noite anterior mas bastante bem. Mais uns no slide (eu continuo a achar que o pessoal devia levar holofotes com eles… tornava a coisa mais artística!).

Havia pessoal que não se esquecia do prémio da maior cabra 2009. Este ano o prémio era uma cabra a sério e posso dizer que ás 2:00 da manhã vi pessoal já a acusar 1,33mg/l de álcool. A noite prometia… Por falar em álcool, este ano ( e desculpem-me se já era uma prática de outros anos, mas nunca reparei…) havia uma opção no bar de CERVEJA METRO. Não era mais do que uma régua, com buracos do diâmetro do copo de cerveja que transportava 11 imperiais de uma vez, mas o pessoal só pagava 10. Economia de escala…Sensivelmente à mesma hora da noite anterior, o Ruinaldo começou a dar largas ao computador e a meter música para o capacete! Desta vez, não sei a que horas acabou pois mesmo com música quase ao pé da cama, cai que nem uma pedra a dormir.

SEGUNDA-FEIRA

Levantei-me um pouco mais tarde! 9 e pouco… para meu espanto, havia pessoal no arraial que ainda não tinha ido à cama… hora da missa de 2ª feira, eu fui beber uma aguinha e completar a caminhada matinal Val-das-Casas – Ermidas e vice versa.

De tarde, preparava-me para o regresso a Lisboa. Arrumar a tralha, olear corrente, e rumei já preparado às Ermidas. Algumas despedidas, poucas pois detesto despedidas, já se via o alvoroço na preparação dos jogos tradicionais. Nota de relevo foi a fuga de um leitão, que o Zé do Val-das-Casas deixou escapar e o mergulho que o Zé Guerra deu para o apanhar.. e conseguiu! Infelizmente não há registo deste grande momento!

O resto de 2ª feira e de 3ª feira irá ser relatado mais tarde pois estou à espera da redacção do mesmo.

Amanhã já publico fotos da Festa deste ano. É que eu vim de mota mas a máquina veio de carro! Ainda não a fui buscar!
Abracitos,
JC

6 comentários:

Alexandre disse...

Mais um excelente relato pelo director da redação!

Andreia Catela disse...

Estou ansiosa por ler o resto deste relato, porque infelizmente também tive de vir para Coimbra na segunda à tarde, logo depois de ter comprado no leilão, uns ricos alhos!
Aqui fica o meu relato...
Alfredo: Três euros?
Andreia: Sim!
Alfredo: Três?
Andreia: Sim!
Alfredo: Cinco??!!
Andreia: Não...
Alfredo: Cinco euros, uma, duas três...
E pronto, comprei alhos a 5 euros!

E no caso de não terem ouvido os gritos, digo-vos já que eu também fui experimentar o slide!! Medo... muito medo! Só ficou a faltar o pai Catela experimentar! ;)

Alexandre disse...

Já passamos as 30000 visitas e nem tinha dado conta... Parabéns ao blog e a quem se dedica a ele!

HMiranda disse...

falta a parte em que o galo fugiu da gaiola, onde estava o leitão também

abraços

Anónimo disse...

Grande Guerra que deu um salto para cima do leitão e agarrou-o, sera que ninguem tem fotos deste momento engraçado?

kordeiro disse...

acho que não... aquilo foi tão rápido que ninguém conseguiu captar o momento. Já de um galo que tb fugiu, existem fotos que dentro em breve vou colocar aqui.