segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Programa OTL

A Junta de Freguesia decidiu este Verão, associada ao Instituto Português da Juventude, mobilizar os jovens/adolescentes dos 14 aos 18 anos da nossa freguesia, a ocuparem os seus tempos livres, em prol da freguesia, desempenhando actividades ocupacionais com hábitos voluntariado ao mesmo tempo que permitem o contacto experimental com actividades profissionais e capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens.

Esta actividade teve início no dia 20 Julho e vai terminar hoje dia 21 Agosto e inscreveram-se seis jovens. Durante estas semanas, o grupo de jovens da OTL desempenharam várias tarefas como, prepararam a visita e acompanharam como guias os grupos que estiveram presentes no Festitradições - Ermidas, participaram na orientação dos atletas no percurso da prova de Triatlo Penacova 2009, elaboraram uma brochura (um livrinho) de apresentação da freguesia que distribuíram no Festitradições e posteriormente o expuseram nos dias festivos na Capela N.Sra.Neves, desempenharam trabalhos de secretaria e arquivo de livros e documentos no edifício da Junta, fizeram o levantamento e passaram a suporte informático a numeração de policia e a toponímia das casas da freguesia, restauraram os bancos e mesas do parque de merendas, colaboraram em limpezas de ervas e mato em diversos sítios da freguesia, lavaram e limparam o chafariz, a mina, e a entrada do cemitério, não esquecendo a vigia florestal diária.

Importa salientar que este projecto da brochura tem um objectivo mais ambicioso que é de editar em gráfica e com outra qualidade aquela apresentação da freguesia que tanta procura teve para os exemplares feitos.

No final destes dias em que os jovens fizeram bom uso das suas férias, destacaram que esta foi uma experiência muito positiva e diferente, que permitiu um crescimento pessoal ao ser útil aos outros e à freguesia, permitindo-lhes reconhecer as suas capacidades e o potencial que representam.

Esperamos que para o próximo ano se repita a iniciativa.
-
* texto enviado por Cristina Duarte e fotos de Diana Duarte
-






3 comentários:

Anónimo disse...

tenho a dar os parabens á junta de freguesia pela iniciativa, o grupo parecia que foi escolhido a dedo. parabens a todos.

Anónimo disse...

Éra bom que para o ano fassam a mesma coisa , porque assim eu já pudia entrar.

Anónimo disse...

ola!!! catia tas muito gira !! humberto taas tao querido!!! meu DEUS !!!!!!!!!!!!!!1 catinhha gaja boa!!

axx daniela