segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O rapaz do saxofone...

Meus amigos,

A saga das fotos da Festa 2009 vai voltar mas para quebrar o balanço, volto aqui ao blog para vos falar do Alexandre Madeira. Este rapaz não pára!

Ora, o rapaz do saxofone, no seguimento da digressão efectuada no ano passado pela Europa com outros músicos que formam todos os anos o "The European Saxophone Ensemble (the ESE)", devido ao sucesso alcançado, resolveram juntarem-se novamente para uma série de 7 concertos entre o dia 9 e 16 de Agosto.

Quem tiver oportunidade, poderá ver este grupo ao vivo na… Polónia!
.
Não se tendo esta oportunidade, ficaremos com o relato na 1ª pessoa!

Boa sorte, Alexandre!

Um abraço,
JC

9 comentários:

Alexandre disse...

Já estou na Polónia desde Sexta. Vôo com escala em Bruxelas (com tempo para matar saudades de uma leffe...) Cheguei a Varsóvia já a noite. Sabado foi dia livre, deu para visitar um pouco.

Varsóvia foi completamente destuída durante a segunda guerra mundial, mas o centro histórico foi reconstruido tal como estava. É uma cidade muito bonita, com muitos espaços verdes e arquitectura do sec. XIX.

Ontem tivemos dois concertos ao ar livre, em belíssimos jardins, que nos apresentaram como "os jardins da rainha". De notar a éducação e o civismo das pessoas durante o concerto, quer ouvintes quer de simples passagem pelo jardim, o silêncio, infelizmente nunca vi este respeito em Portugal...

Hoje foi dia de viagem até Gdansk. Já chegamos ao fim da tarde, mas ainda houve tempo para a visita guiada ao centro histórico.

Gdansk é uma cidade milenar, das mais ricas da Europa durante a idade média devido ao seu porto, também foi vítima dos bombardiamentos durante a segunda guerra mundial (vimos fotos, foi realmente arrasada) e foi recontruído o centro histórico mantendo a originalidade. Apresenta uma arquitectura gótica, mas com traços a me fazerem lembrar a Holanda e Amsterdão, com casa estreitas de 3 ou 4 andares. Acho que há demasiado aproveitamento turistico com imensos restaurantes "para inglês ver" (e pagar...) e muitos artistas de rua.

É uma cidade que prima pela liberdade de expressão. Exemplo disso são a igreja (construida pelo povo nos sec. XV e XVI sendo a maior do mundo feita em tijolo burro com capacidade para 20000 pessoas e os seus maiores vitrais têm 120 m2 - segundo o guia - e um belíssimo orgão de tubos) serve tanto para serviços católicos como luteranos, e também foi de cá que partiu o movimento que derrubou o comunismo.

Resta dizer que irá receber o Euro2012 e é candidata a capital europeia da cultura 2016.

Amanhã continuaremos a visita e teremos concerto.

Alexandre disse...

Hoje foi um dia muito longo.

Continuamos a visita a região de Gdansk, com visita ao oceanário cá do sítio e a um mini-concerto(20min) as 10h da manhã, de orgão numa catedral aqui perto. Devo-vos dizer: excelente iniciativa. Em vez de certos orgãos que conheço a apodrecer em Portugal (o do mosteiro de Lorvão é apenas um exemplo), dão mini concertos diarios e os turistas dão a esmola que quiserm. Dá uso ao instrumento (o que qualquer um precisa) e fundos para a sua manutenção. Talvez nem todos saberão o que é um orgão de tubos com a sua total capacidade e diversidade sonora, e poucos terão consciencia da complexidade de construção e manutenção do instrumento.

Depois das visitas, tempo para ensaiar e concerto as 19h. Uma sala média, adequada a música de câmara, toda em madeira, intimista, mas mais do que cheia. Este concerto, foi proporcionalmente melhor as condições que tivemos. Hoje sim houve aquela alma especial, houve música, aquela magía que leva muidos e graúdos a uns segundos de silêncio entre o fim da música e as palmas.

Depois dos cumprimentos e autografos, hora de jantar, e que belíssimo jantar. Muito boa comida, muito bom vinho, café itliano, muito bom mesmo.

Alexandre disse...

Hoje foi dia de viagem para Kosaline. As condicoes aqui nao parecem as melhores, mas como diz a minha mae, tomara um cego a ve-lo!

Veremos o que reserva o dia de amanha, tambem nao pode ser tudo mau!

Perdoem a falta de acentuacao, estou na biblioteca ca do sitio (a pensao nao tem net) e nao me entendo com este teclado polaco!

Alexandre disse...

E incrivel como mesmo em meios pequenos temos salas cheias com pessoas entusiasmadas. Tem sido muito bom.

Para os ultimos tres dias, estamos integrados num festival de orgao, vamos tocar em igrejas. Nao me parece que o resultado seja bom, o que tocamos nao se adequa ao sitio, mas a mim so me cabe tocar, nao decidir...

kordeiro disse...

(...)vamos tocar em igrejas. Nao me parece que o resultado seja bom, o que tocamos nao se adequa ao sitio,(...)

mas as igrejas, por norma, têm uma excelente acústica....

Alexandre disse...

Tem uma excelente acustica para determinado estilo de musica. Se queres tocar uma nota curta e seca nao dara por causa da imensa reverberacao. E bom para esconder falhas, mas muito mau para evidenciar pormenores...

Catela disse...

Já acabou o teu tempo caro Alexandre?
Força rapaz,estás no rumo certo como se costuma dizer.Um abraço do Catela

Alexandre disse...

Os dias em Kozsaline foram bons. Embora as condições não fossem as melhores, fomos muito bem recebidos, tocamos sempre com casa cheia, deu para passear um bocado, voltar a ver o mar (lago?) Báltico...

Depois de conduzir durante 4h até Berlim, fazer uma visita a cidade (de fraca qualidade - a visita - pois estava sozinho e não sabia para onde ir, mas tinha que matar o tempo até ao check in), ir até Milão e passar lá a noite a dormir no chão ("A terra onde fores ter, faz como vires fazer!"), ir até ao Porto, conduzir mais 150km e casa (Finalmente!)

Foi muito bom reencontrar amigos e voltar a tocar com este pessoal. Mais excelentes momentos, profissionais como pessoais, voltar a estar "on the road". Embora não seja fácil estar longe de quem se ama, prefiro esta vida a dar aulas, sem sombra de dúvida...

Veremos quando será a próxima!

Anónimo disse...

"O diário de Alexandre"