quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Reentré...!


Meus amigos,
 
Bem vindos a S. Paio... ao blog de S. Paio! Guardo sempre para esta época um reentré, um voltar a sentar-me em frente do ecrã para vos dirigir umas palavras...
 
Passou o Verão, tenho ainda alguns acontecimentos de Agosto para vos mostrar, são eles agrícolas e culturais, um mês de Setembro que fica definitivamente marcado por alguém teimoso que nos deu muito trabalho e, agora para o final do mês, embora já se soubesse e estava publicado em Diário da República, a extinção de S. Paio de Mondego como Freguesia (assim, sozinhos...!).
 
Tudo isto marca uma Aldeia! São marcos para quem lá vive, angústias, alegrias... a chuva que veio só depois do vento. Se tem sido ao contrário, talvez não tivesse caído tanta azeitona... S. Pedro, era assim que estava combinado? A vindima está a decorrer... quem escolheu o fim-de-semana passado levou os cachos lavadinhos "ao momento" para o tanque, quem ainda vai fazer talvez tenha melhor sorte no próximo fim-de-semana! Ah pois... e aproveitem o feriado! 5 de Outubro será sábado! Hum.. a muitos vai passar despercebido....!
 
Há uns anos estaria eu por esta altura a regressar a Lisboa depois de 2 meses (3 meses, em alguns anos) de férias em S. Paio! Eram as férias grandes! Vinha só depois da vindima feita! Deixava para trás a arranca das batatas, a malha, o escamisar do milho.... as festas, os bailes e o rio!!! Fazia um pouco de cada para não me cansar! A Santa Eufêmia fechava os bailes... São Paio ficava vazio pois iam quase todos de férias em Setembro! Já passaram 20 e tal anos!...
 
Li há uns dias umas linhas que diziam mais ou menos isto: que as recordações com sentimentos são o alimento da nossa alma! Se assim é, então a minha alma deve estar a abarrotar pois tive (tenho) uma Aldeia que contribuiu em muito para hoje eu ser um poço sem fundo de memórias (felizes!!)...
 
Vou voltar a sentar-me aqui mais vezes... vou continuar o meu comprimisso!
A foto não foi retirada da internet... foi mesmo tirada no Barreiro! É a fazer recordar o verão em estilo sunset fluvial!
 
Um abraço e até breve! Como quem diz, até amanhã!
JC


Sem comentários: