quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fenómenos... da terra!

Meus amigos,

Como lhes tinha dito, ainda tenho algumas coisas do mês de Agosto para vos mostrar.

Uma parte delas são curiosidades agrícolas, que parecem este ano terem surgido em grande número em S. Paio. Depois de beterrabas, cebolas vem a vez das batatas e os girassóis!

O ano foi atípico com uma sementeira muito tardia, pois quem as plantou na época certa, só as batatas que tinham bóias é que se salvaram. Houve quem tivesse uma boa sementeira, houve quem não tirasse nada da terra. No seguimento de um ano bom, a família do Humberto Duarte semeou um terreno no Alqueve de onde tiraram uma batata com quase 1 kg (960 g). É a chamada batata familiar! Uma dá para a refeição de 4 pessoas!

Depois também na época deles, os girassóis pelo Carril devem ter sofrido alguma mutação genética e andaram doidos… ou foi o adubo biológico, certamente devido à proximidade da casa do Zé Duarte. Um belo exemplar com cerca de 3,20 metro de altura e um outro com mais de 20 botões… Carlos, sai daí!

Bem, só fazer uma pequena anotação destas várias publicações que aparecem sobre a parte agrícola! Para mim, o fundamental é mostrar que a aldeia continua a produzir! Continua a haver gente que em maior ou menor escala, semeia, planta, trata, colhe… e volta a fazer! Como agora também recolhem as uvas das vinhas que cuidam ao longo do ano! E tem aparecido vinhas novas na aldeia! As garrafas de vinho não nascem nas prateleiras dos supermercados, o azeite também não. Há plantas e árvores que dão os frutos que podem ser depois colhidos… e quando vemos estes resultados, acho que temos de felicitar! Pouco ou muito, produzam se fizerem favor!  E rebanhos na aldeia? Talvez voltem um dia…
 

NOTAS DE RODAPÉ:
 
- Tóino, força nessa recuperação que ainda é um rapaz novo!
 
- Os postes na Cruz de Soito já foram arranjados!
 
Um abraço!
JC

2 comentários:

Anónimo disse...

Os postes não ficaram lá muito bem mas, pelo menos, já não estão como estavam!

Anónimo disse...

Por lufreu posso dizer que ainda a dois rebanhos a outra senhore que tem mas como so 3 ou 4 não é bem rebanho mas o rogério tem 12 se não me engano e o ze do trator perto de 60