segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Palmeiras.. e escaravelhos!

Meus amigos,

Hoje volto ao blog para vos falar de escaravelhos…! Algo normal numa localidade rural como a nossa! Aqueles escaravelhos que vemos no campo, pretos, corpo gordo…

Mas se eu vos falar do escaravelho da palmeira? Parece que há uma praga que agora ataca as palmeiras. Uma vez atacadas pelo escaravelho, nada há a fazer a não ser o seu abate como forma de prevenção da propagação da doença a outras palmeiras. No entanto, a intervenção na palmeira antes de ser atacada pelo escaravelho pode funcionar como boa forma de prevenção. 

Em S. Paio há algumas palmeiras que servem de ornamentação a espaços e alguns jardins. 

Este escaravelho das palmeiras tem o nome de Rhynchophorus ferrugineus. Os sintomas podem ser folhas desprendidas da coroa, orifício e galerias na base das folhas com larvas ou casulos, coroa desguarnecida no topo devido ao amarelecimento e seca das folhas centrais, folíolos de folhas novas seccionados em ângulo ou com pontas truncadas a direito, amálgama de fibras cortadas e húmidas com cheiro fétido.

A luta contra a disseminação desta praga é particularmente difícil em virtude do insecto desenvolver-se no interior da planta o que lhe confere protecção contra a acção dos insecticidas.

A estratégia de luta passa fundamentalmente por detectar as palmeiras infestadas, destruir cautelosamente as mesmas incinerando-as, realizar tratamentos nas palmeiras vizinhas sem sintomas, capturar os insectos adultos com armadilhas.

Os tratamentos fitossanitários só devem ser feitos por pessoas ou entidades devidamente credenciadas para o efeito.

As podas devem restringir-se apenas ao material seco, de modo a não atrair o insecto. E foi neste sentido que se fez a manutenção das palmeiras existentes nas Ermidas.
Aproveitou-se a presença dos técnicos para se fazer igualmente uma limpeza nos eucaliptos de forma a retirar material velho e seco e algum excesso de ramagem.

Ficam algumas fotos deste trabalho impressionante. No sábado, dia 14, assisti a parte deste serviço e não deve ser fácil andar lá pendurado no alto daquelas árvores centenárias!


Um abraço,
JC

2 comentários:

Luis Mendes disse...

Boas noites Jorge. Por enquanto não há sinais da praga da zona de Lisboa para cima. No entanto Península de Setubal e Algarve é um caos.
Este "bicho" vais mudar a paisagem em Portugal!! As palmeiras Phenix canariensis (Palmeira das canárias) que para já são as únicas que ele ataca, estão a morrer!!
Conheco vários casos, um deles uma palmeira com cerca de 10m de altura com um diâmetro na base do trondo de 1,5m. Essa palmeira foi abatida e do toco saíam centenas de "escaravelhos" de galerias intermináveis. Era impressionante!!
Alguns desses "bichos" foram colocados em garrafas vazias e ao fim de um mês fechados sem ar e comida ainda estavam vivos. Outros eram espetados nas próprias folhas da palameira tipo espetada e ao fim de uma semana ainda mexiam. Incrível!!
Alem disso voam à grande contaminando a grandes distâncias.
A melhor eficácia tem sido com a utilização de um produto biológico (acho que um nemátodo, salvo erro)inactivo que depois de hidratado e deitado no topo da palmeira escorrendo pelas galerias vai afectar os escaravelhos. Isto é alternado com insecticidas de nova geração.
Mas principalmente, o importante é prevenir as contaminações tratando as que não têm sintomas com insecticidas e abatendo as palmeiras atacadas e queimar o material e tratar com insecticida os tocos que ficam no chão. (isto é importantíssimo).

Anónimo disse...

Meu nome é Gilson, moro no Rio Grande do Sul- BRASIL e trabalho nessa area e estou muito curioso com relação ao ocorrido com a palmeira canarienses de 10m, e se tiver fotos dos escaravelhos no interior do tronco e as galerias que estes abriram e por consequencia mataram esta planta e o que podemos fazer para prevenir e quais os nomes dos produtos a serem usados. Abraço e fiquem na paz.