segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Arquitecturas... ou melhor, arquiteturas!




Meus amigos,

Hoje volto ao blog para vos falar, como prometido, de arquitecturas. Como devem reparar, há alturas em que as notícias não abundam, e no final do ano também é mais complicado para mim dedicar algum tempo à escrita. As ajudas são sempre bem-vindas e há assuntos aos quais nunca dei importância mas que alguém me desperta a curiosidade e faz com que eu me mexa…

Foi o caso deste texto e da última vez que fui a S. Paio, o meu primo Zé comentou comigo que a Virgínia do Chico Bento lhe falou sobre os balcões de pedra que existiam antigamente nas casas e os quais se foram perdendo no tempo!

Dando uma volta por S. Paio facilmente encontramos e reparamos em alguns exemplos desta bela arquitectura. Acredito que antigamente seriam muito mais mas foram dando lugar  ao cimento.

Estes balcões são normalmente construídos em granito. Penso que são uns dignos guardiões de histórias. Por cada um que vi nem imagino as gerações que já passaram por aquelas pedras. Para muitos seria um lugar de eleição para sentar um pouco a descansar ou a apanhar um pouco de sol e trocar algumas palavras com um vizinho ou parente. Acho que elas guardam essa história… outros tempos e gentes!


 
As pedras desses balcões estão gastas e o tempo agrava o seu estado… também a nossa memória vai ficando apagada.

Um abraço,
JC

7 comentários:

vitor Baltazar disse...

post muito interessante! e giro de se ver estas obras de arte...so e de lamentar k estas obras de arte nem um nemero de porta mereceram pk ?? os donos sao pobres?? de hoje amanha kerem habitar estas casas como identificam namorada ?? rua x freguesia de sao Paio numero mete-se o k ?? 4,1? ha k numerar tudo.n e de habitaçao no momento mas vai ser no futuro!!!

vitor Baltazar disse...

volto a comentar para corrigir um lapso...nao é namorada mas sim na morada. eskeci me do espaço.

Catela disse...

As criticas hoje estão fortes, mas há coisas que não admito caro Victor.
Podes criticar o facto de não haver em S.Paio números em todas as portas e aí terei que te dar razão, mas nunca te esqueças de que se existem os que existem, foi porque A Junta de Freguesia os colocou.
E se te metes a comentar assuntos, deves saber, que essa competência nem é da Junta de Freguesia. Agora há uma coisa que não deves nunca mencionar: a questão da pobreza.
Nunca fiz nada nesta terra que tivesse na ideia o facto de as pessoas serem pobres ou não, antes pelo contrário, sempre dei a cara pelos mais infortunados ao contrário do que possas pensar.
Podes perguntar ao teu pai,aos teus irmãos e mais não digo!
De qualquer forma posso-te ainda informar que há sempre uma solução, o nº dessa casa em vez de 4,1 seria
4a, 4b, 4c...Mas já descobri qual é o teu problema e peço desculpa mas também resolvo isso amanhã.
De qualquer maneira parabéns por não fazeres comentários como a maior parte dos que aqui publicam anonimamente.

Anónimo disse...

Oh senhor presidente, por favor não se precisa de se irritar, custa ouvir as verdades?
Pois a vida de política é assim mesmo! Dou-lhe os meus sinceros pêsames pelo brilhante trabalho que tem feito por esta freguesia. E claro como poderia vossa excelência esquecer-se dos pobres, ahahahah

kordeiro disse...

estou a ver que esta semana são só prendas de Natal! A época natalícia está ao rubro. alegria na aldeia!

Catela disse...

Cara anónima das 20,29 horas:
Eu não me irritei, simplesmente tenho o direito enquanto Democrata e enquanto "político" de usar o direito de resposta. Claro que no seu caso, é a mesma coisa que chover no molhado, porque a senhora quer lá saber!
E pêsames, dá-se aos familiares de pessoas que morrem e, que eu saiba, não me morreu ninguém próximo.
O seu comentário é vazio de conteúdo, como aliás é vazia a sua ironia quanto à questão dos pobres.
Sabe,não é fácil engolir essa questão dos pobres.
Quanto ao trabalho ser brilhante ou não, não é a senhora que me pode avaliar de certeza, mas reconheça, que não sou Presidente porque entendo ser, mas sim porque fui eleito consecutivamente por sete vezes.
Não deve querer chamar burras às pessoas de S. Paio , pois não?
Às tantas já chamou...mas fique descansada que estou de saída.
Não quer vir para cá, fazer alguma coisa pelos pobres?
Já se ajudou na reconstrução de uma casa por duas vezes, já construímos uma pequena casa de novo, já fizemos alguns melhoramentos em casas de habitação e sempre tentamos ajudar na medida do possível, por isso tenha a senhora calma e não se ria de quem não se ri de si.
Vês Victor, tu és um homem corajoso ao contrário desta anónima.
A linguagem podia ser pior mas, estou a ficar velho e cansado.
Obrigado!

RosaB disse...

A Todos um Excelente Natal, e que o Pai Natal vos traga mais momentos de introspeção. Porque avaliar os outros é fácil, dificil é auto avaliarmo-nos. Sr. Catela, deixe-me congratulá-lo pela sua resposta de tão alta qualidade. Votos que 2012, traga mais paz aos seus dias.