terça-feira, 3 de maio de 2011

Domingo de Páscoa!

Meus amigos,

Domingo de Páscoa na aldeia é sempre diferente! Talvez, a seguir à Festa das Ermidas seja o dia mais importante a nível de celebrações em S. Paio.

Este ano nada fugiu à regra! Domingo de manhã, com um dia de sol, começou a visita Pascal. A minha casa este ano não foi a segunda a ser visitada mas sim a primeira.

Começaram a aparecer os carros com quem este ano se voluntariou para tal missão. A Cruz, que nos anos anteriores era levada a nossas casas pelo Zé Madeira, este ano foi o Paulo “da Graciete” que teve tal missão e lá estava ele, vestido e penteado a rigor!

As senhoras que acompanhavam a Cruz, levavam este ano uma capa curta pelos ombros que, de um modo simples, transmitia uma mensagem a todos.

A visita prolongou-se pelo dia todo, era visível a movimentação das famílias de umas casas. Eu falhei alguns convites!

A visita Pascal foi interrompida para a celebração da Eucaristia por volta do meio-dia, tendo sido retomada já depois de almoço!

O feriado do 25 de Abril veio dar uma ajuda a quem se deslocou de outras partes do país para as aldeias pois permitiu que estas permanecessem “mais povoadas” no dia de Domingo. Eu também já nem me recordava qual tinha sido o último ano que tinha estado todo o dia de Páscoa em S. Paio!

Aproveitou-se também para mudar o vinho e engarrafar algum… e provar!

Voltarei em breve!

Abraços,
JC

 

2 comentários:

Espreitadela disse...

Então!!
Este Ano não tem o Sr. São Paio padroeiro da vossa terra?

kordeiro disse...

temos, temos...! e continuaremos a ter!