sexta-feira, 4 de março de 2011

Pintura Naif... de S. Paio!

Meus amigos,

Hoje venho ao blog para vos falar de arte… mais precisamente de pintura Naif...! Naif (ingénua em francês) ou primitiva, é a pintura produzida por artistas não-eruditos, que tem como inspiração retratar temas populares tanto do campo como da cidade.

Em geral são autodidactas e como não seguem regras, não estão ligadas a uma escola ou tendência. Na pintura Naif existe a ausência de aspectos formais académicos, como composição, perspectiva e respeito às cores reais. O que caracteriza esta arte são as cores vivas, uma imaginação criativa, espontânea e informal e uma técnica aparentemente rudimentar.

A idade tem destas coisas…! Não, por enquanto não é nenhum hobbie meu mas é como Arménio Ferreira ocupa o seu tempo, ex-funcionário da TAP, que começou a pintar quando se reformou, há 18 anos. Aos 76 anos expõe por todo o país. Quem tiver mais curiosidade de saber quem é este senhor, pode ver uma reportagem com ele AQUI!

Alguém em S. Paio conhece este senhor? Não… e sim! Este senhor já foi a S. Paio? Não… e sim! Confuso para uma sexta-feira!

A história de Arménio Ferreira cruza-se com S. Paio por intermédio de Manuela Cordeiro (a minha irmã)! Moradores do mesmo prédio, já há alguns anos que ela vê obras do Sr. Arménio que, pacientemente passa horas na sua garagem a pintar. Eu próprio já o vi por lá e senti o cheiro das suas tintas.

A ideia surgiu a pedido da minha irmã, de ele retratar numa pintura o dia da Festa das Ermidas, mais propriamente a saída da procissão da Igreja de S. Paio. Para tal juntou-se o grande número de fotos, antiga e recentes, fotos pormenorizadas dos andores, dos Santos, do ambiente envolvente, etc., e disto tudo o Sr. Arménio transpôs para a tela uma mistura do passado e do presente, tendo sido alterado algumas coisas a pedido da Manuela! Ou seja, a ordem dos andores (aparecendo simplesmente 2 específicos), o meio envolvente é uma mistura de alguns arbustos que existiam e hoje já desapareceram, assim como a Irmandade retrata já a fase mais recente! Tudo o resto foi retratado com um pormenor impressionante, desde do relógio às placas com inscrições existentes na parede da Igreja! Ah… e o Padre também lá está!

Foram alguns meses de trabalho mas o resultado final ficou brutal!

Não se ponham a tentar adivinhar quem é que está aqui retratado ou não, pois qualquer semelhança entre as pessoas pintadas no quadro e a realidade é pura ficção…

O quadro está neste momento pendurado na sala de estar da minha irmã, uma obra que ficará certamente ao longo de gerações futuras!

Ao Sr. Arménio, os meus parabéns pelo excelente trabalho! Muito bem conseguido! Agora entendem o porquê de eu dizer que embora ele nunca tenha ido a S. Paio, certamente que teve de imaginar este cenário todo na sua mente para depois o pintar!

Será que vamos voltar a ver este cenário ao vivo ou teremos de recordá-lo em fotos e pintura? Fica a dúvida...!

Bom Carnaval!

Um abraço,
JC


6 comentários:

bruno mateus disse...

pintura excelente. Portugal tem talento.!!!!

Anónimo disse...

Boas! Cada vez isto está pior( são paio), já não se faz nada nesta terra...
Passa se na rua não se vê uma alma viva.
Não há união entre as pessoas...


Um abraço!

cristina duarte disse...

Tambem queria...
Os quadros estao espectaculares! Parabens ao pintor e à Manuela.

Anónimo disse...

Não se viu ninguém a fazer nada...
Está tudo acabar...

Alexandre disse...

Dá gosto vir aqui e encontrar pessoas com iniciativa para resolver problemas, motivar e fazer...

Um abraço!

Anónimo disse...

dá para colocar "Gosto disto" no comentário do Alex?