quinta-feira, 3 de março de 2011

CENSOS 2011

O objectivo dos Censos 2011 é o de recensear todos os cidadãos e famílias residentes, ou apenas presentes, no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

A resposta é obrigatória por Lei e os dados recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico.

Todos os profissionais envolvidos na execução dos Censos estão obrigados, por Lei, ao dever de sigilo, podendo, em caso de infracção ser processados civil e criminalmente.

As respostas aos Censos 2011 devem ser dadas em Março/Abril, tendo por referência o dia 21 de Março, o “momento censitário”.

A resposta aos questionários pode ser dada pela Internet e através do seu preenchimento em papel.

Todas as residências são contactadas pelo recenseador da freguesia para a entrega dos questionários e ainda um envelope contendo os códigos de acesso para a resposta via Internet.

Se optar por responder pela Internet, o recenseador não voltará a contactá-lo, uma vez que é notificado que a sua resposta já foi dada. Este é um método simples, rápido e seguro, uma vez que todos os dados são protegidos, não tendo o recenseador acesso a eles.

Sendo assim, se optar pela resposta pela Internet é necessário:

- Aceder à página www.censos2011.pt;

- Introduzir os códigos de acesso indicados no envelope, bem como os códigos relativos ao alojamento situados no cabeçalho do respectivo questionário;

- Responder aos questionários;

- Premir a opção “Enviar”.

Durante o processo, pode guardar as suas respostas aos questionários e voltar a aceder mais tarde para a conclusão do seu preenchimento.

No final é apresentado um comprovativo de envio.

Caso não possa responder pela Internet, preencha os questionários em papel e o recenseador voltará a sua casa para recolhê-los.

A informação censitária é determinante para os governos centrais, regionais e autarquias, para empresas, para outras entidades públicas e privadas, para investigadores e para cidadãos em geral. Os Censos proporcionam um quadro de informação completo e pormenorizado; trata-se de uma operação estatística única, que permite contar e caracterizar todas as pessoas e todas as habitações e edifícios habitacionais existentes no país.

Fase 1: De 7 a 20 de Março: Distribuição dos questionários aos cidadãos:

Fase 2: De 21 a 27 de Março: Resposta só pela Internet;

Fase 3: De 28 de Março a 10 de Abril: Resposta pela Internet e em papel;

Fase 4: De 10 a 24 de Abril: Resposta só em papel.

A resposta aos Censos é, simultaneamente, um direito e um dever de cidadania.

Se não receber os questionários, ou se estes não forem devidamente recolhidos, contacte o recenseador ou dirija-se à sua Junta de Freguesia.

Para sua segurança peça sempre a identificação ao recenseador. Em caso de dúvida contacte a Linha de Apoio e confirme a veracidade das informações.

Apelamos com a vossa colaboração.

Para mais informações:

• http://www.censos2011.ine.pt

• Linha de Apoio: 800 222 011 (chamada gratuita nos dias úteis das 9h às 20h)

• Junta de Freguesia

• Coordenador de Freguesia: António Catela

• Recenseador de Freguesia: Diana Duarte
__________________________________________________________________

Ainda volto antes do Carnaval!

Um abraço,
JC

Sem comentários: