O objectivo dos Censos 2011 é o de recensear todos os cidadãos e famílias residentes, ou apenas presentes, no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.
A resposta é obrigatória por Lei e os dados recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico.
Todos os profissionais envolvidos na execução dos Censos estão obrigados, por Lei, ao dever de sigilo, podendo, em caso de infracção ser processados civil e criminalmente.
As respostas aos Censos 2011 devem ser dadas em Março/Abril, tendo por referência o dia 21 de Março, o “momento censitário”.
A resposta aos questionários pode ser dada pela Internet e através do seu preenchimento em papel.
Todas as residências são contactadas pelo recenseador da freguesia para a entrega dos questionários e ainda um envelope contendo os códigos de acesso para a resposta via Internet.
Se optar por responder pela Internet, o recenseador não voltará a contactá-lo, uma vez que é notificado que a sua resposta já foi dada. Este é um método simples, rápido e seguro, uma vez que todos os dados são protegidos, não tendo o recenseador acesso a eles.
Sendo assim, se optar pela resposta pela Internet é necessário:
- Aceder à página www.censos2011.pt;
- Introduzir os códigos de acesso indicados no envelope, bem como os códigos relativos ao alojamento situados no cabeçalho do respectivo questionário;
- Responder aos questionários;
- Premir a opção “Enviar”.
Durante o processo, pode guardar as suas respostas aos questionários e voltar a aceder mais tarde para a conclusão do seu preenchimento.
No final é apresentado um comprovativo de envio.
Caso não possa responder pela Internet, preencha os questionários em papel e o recenseador voltará a sua casa para recolhê-los.
A informação censitária é determinante para os governos centrais, regionais e autarquias, para empresas, para outras entidades públicas e privadas, para investigadores e para cidadãos em geral. Os Censos proporcionam um quadro de informação completo e pormenorizado; trata-se de uma operação estatística única, que permite contar e caracterizar todas as pessoas e todas as habitações e edifícios habitacionais existentes no país.
Fase 1: De 7 a 20 de Março: Distribuição dos questionários aos cidadãos:
Fase 2: De 21 a 27 de Março: Resposta só pela Internet;
Fase 3: De 28 de Março a 10 de Abril: Resposta pela Internet e em papel;
Fase 4: De 10 a 24 de Abril: Resposta só em papel.
A resposta aos Censos é, simultaneamente, um direito e um dever de cidadania.
Se não receber os questionários, ou se estes não forem devidamente recolhidos, contacte o recenseador ou dirija-se à sua Junta de Freguesia.
Para sua segurança peça sempre a identificação ao recenseador. Em caso de dúvida contacte a Linha de Apoio e confirme a veracidade das informações.
Apelamos com a vossa colaboração.
Para mais informações:
• http://www.censos2011.ine.pt
• Linha de Apoio: 800 222 011 (chamada gratuita nos dias úteis das 9h às 20h)
• Junta de Freguesia
• Coordenador de Freguesia: António Catela
• Recenseador de Freguesia: Diana Duarte
__________________________________________________________________
Ainda volto antes do Carnaval!
Um abraço,
JC
Sem comentários:
Enviar um comentário