quinta-feira, 26 de junho de 2008

Dia 26 de Junho, dia de S. Paio, Mártir, segundo a religião católica e dia oficial da Freguesia de S. Paio de Mondego

Estamos no ano de 2008 e mais uma vez vamos celebrar o dia 26 de Junho, dia do nosso padroeiro, S. Paio, S. Pelágio.

Não sei como viemos a ficar com este nome, nem porque motivo o adoptamos mas, reconheço que em tempos anteriores, sem existir democracia, os ricos ou então senhores daquele tempo que, já nessa altura longínqua cá não moravam, tinham o poder enorme de tudo definir.

É preciso não esquecer o passado e a prova do que estou a dizer, é que a maior parte das pessoas que ainda aqui habitam, são considerados achadiços porque não nasceram nesta aldeia.

Ainda hoje existem em função, “com muita pena nossa” e a viver em condições precárias alguns caseiros que, habitavam em casarios velhos, tipo palheiros, nalguns casos sem casa de banho e que vieram de outras terras para aqui ganharem a vida, ou pelo menos sobreviverem.

Rezam as histórias dos mais velhos que, também vieram para aqui crianças da “RODA” que seria uma espécie de “CASA DO GAIATO” daquele tempo, onde eram “depositadas” as crianças de ambos os sexos e depois acabavam por vir para estas aldeias servirem de criados aos Amos e Senhores daquele tempo. Sei que vos pode custar a acreditar mas, esta verdade que dói e magoa, chegou depois a levar muitos para Lisboa, para serem também eles criados mas agora na grande cidade.

Os que por aqui ficaram, depois da emigração e outros por benesses dos próprios Senhores, acabaram por dar origem a esta gente hoje muito diferente mas, na verdade humilde, honesta e honrada e senhora do seu destino e do seu nariz, não deixando de se defender de tudo o que lhes trouxesse desconfiança.

Esta terra que já foi totalmente da Viscondessa de Midões no tempo dos reis e quase sempre do concelho de Tábua, com as várias reformas administrativas, acabou por ficar a pertencer ao concelho de Penacova desde 1898, onde ainda hoje se encontra mas, notando-se em várias situações as ligações a Tábua.

Por iniciativa de uma Junta de Freguesia liderada pelo senhor Jorge Ribeiro e com a ajuda de um deputado do CDS, Dr. Manuel Queiró, eleito pelo círculo de Coimbra e depois de um referendo realizado na Freguesia, hoje somos a Freguesia que tem o nome de S. Paio de Mondego. Espero dar-vos a conhecer brevemente, mais algumas histórias desta terra e dizer-vos coisas que, tentamos manter para sempre na memória para que, nunca se apaguem os vestígios que ainda restam desses tempos.

Hoje, é dia do Senhor de S. Paio e mais uma vez há festa, depois mostraremos as fotos desse dia.

Um abraço do Catela.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo texto. É um enriquecimento para o blog e para todos os que o visitam a partilha destes conhecimentos e sei que há ai muito mais para ser divulgado. Outros mais, e noutras areas o poderão fazer. Fico a aguardar...

Anónimo disse...

Deixavam as crianças na "roda"...
podem esplicar melhor o que era a roda? E já agora o porque de mudarem o nome de S. Paio da Farinha Podre para S. Paio de Mondego.

kordeiro disse...

Ajuda para o anónimo:
" (...) Por iniciativa de uma Junta de Freguesia liderada pelo senhor Jorge Ribeiro e com a ajuda de um deputado do CDS, Dr. Manuel Queiró, eleito pelo círculo de Coimbra e depois de um referendo realizado na Freguesia, hoje somos a Freguesia que tem o nome de S. Paio de Mondego. (...)

Ler também: http://saopaiodemondego.blogspot.com/2008/05/origem-de-farinha-podre.html

E também:
http://saopaiodemondego.blogspot.com/2007/05/so-paio-de-mondego-freguesia-do.html

talvez se consiga encontrar mais documentação a explicar este facto, mas de momento é o que se consegue arranjar e o mais rápido possível.

Mondego, obviamente pela próximidade do rio.. assim como as terras com "Alva"

kordeiro disse...

Ah.. sobre as crianças da "Roda", (...)Roda da Misericórdia de Lisboa (...)

Podem ler um texto que exlica a história da Misericórdia de Lisboa, em que fala da Roda e das crianças, pelo menos já no séc. XIX, em: http://www.scml.pt/default.asp?site=historia

Espero que o tenha ajudado!