quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

XI Fim-de-Semana da Lampreia

A Câmara Municipal organiza todos os anos um fim de semana de promoção cultural e turístico virado essencialmente para a gastronomia, promovendo a lampreia.

Uma vez que Penacova é considerada a “Capital da Lampreia”, esta iniciativa tem como objectivo divulgar ainda mais este prato, tornando-o financeiramente mais acessível. Este evento conta com o apoio de restaurantes do concelho, que neste período vão fazer um preço especial a quem desejar comer o tão famoso prato gastronómico. A cargo da autarquia ficará a sobremesa, constituída pelos doces conventuais, as deliciosas nevadas e pasteis de Lorvão.

Os meses de Fevereiro, Março e princípios de Abril fazem parte das memórias das gentes de Penacova. Durante os (quase) três meses, a lampreia chamava muitos visitantes ao concelho. Uns iam saborear o prato às mesas dos pequenos restaurantes à beira da estrada. Outros iam para comprar. E não eram poucos os que desciam até à beira do Mondego para escolher as lampreias que se mantinham vivas em caixas de madeira.


Capital da Lampreia desde 1998

Para promover a lampreia, Penacova denominou-se em 1998 "Capital da Lampreia", com a criação do fim-de-semana da Lampreia. Começou com 6 restaurantes colaboradores, neste momento conta com 9 e com cerca de 5000 visitantes. A autarquia pretende com este evento: promover a cultura e o turismo deste concelho através das suas especialidades gastronómicas; manter viva uma das especialidades gastronómicas mais conhecidas deste concelho e da região e que traz a Penacova muita gente, aliando um passeio inolvidável a sabores requintados dos pratos baseados neste saboroso ciclóstomo; alertar para o perigo de extinção desta espécie típica do rio Mondego; divulgar o artesanato do concelho e a doçaria conventual.
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Com tantos restaurantes aderentes será que Penacova tambem vai recorrer à lampreia vinda de Espanha??? Ah, pois!!!

Anónimo disse...

mas Espanha tb está com problemas de seca... por isso o peixe não deve abundar!! Chile ou Argentina, não?