quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

TRADIÇÕES POPULARES - CANTAR AS JANEIRAS

A Comissão de Festas 2008 juntou-se, no dia 30 de Dezembro de 2007, para cantar as Janeiras, tendo como objectivo angariar dinheiro para a festa, a realizar-se em Agosto próximo.
.
O grupo decidiu organizar várias actividades, ao longo do ano, que dinamizem São Paio. Esta foi a segunda que, com a colaboração do povo, acabou por render 790 euros, assim como algumas garrafas de vinho que serão leiloadas no arraial, ovos e chouriças. Estes últimos, não podendo ser conservados até à altura da festa, acabaram por ser utilizados no acalmar dos estômagos dos mordomos e mordomas, depois de uma tarde e parte da noite repletas de cantorias.

Depois do Magusto realizado em Novembro, este foi o prolongamento de um conjunto de eventos que a Comissão pretende pôr em prática ao longo dos próximos meses, tendo como único intuito juntar algum dinheiro para poder proporcionar uma festa animada e merecida à população Sampaiense.




______________________________________________
* Texto e fotos enviados por Andreia Costa


7 comentários:

Anónimo disse...

Qual é o instrumento que o Senhor que está por trás da menina da concertina toca?

Anónimo disse...

boa pessoal fasem bem tem de haver quem puxe pela terra

Anónimo disse...

Ó "pavarotti" anónimo não vês que é um instrumento usado para a "copofonia"!
É um instrumento que alimenta a alma, aquece as noites frias e refresca as gargantas secas e roucas de tanto cantarem de porta-em-porta...

Anónimo disse...

Que saudades dos meus tempos de chavala... juntamente com alguma da malta que hoje revejo aqui "cantávamos" as Janeiras e corríamos toda a aldeia à procura de uns troquitos pa comprar umas goluseimas!!! Haja quem mantenha as tradições... beijinhos a todos.

Anónimo disse...

Respondendo ao primeiro anonimo : Arte sem arte é uma forma de arte em que tudo vale.

Estas iniciativas são sempre saudaveis.

Parabens a todos.

Anónimo disse...

Parábens a todos, e continuem a trazer a este blog as actividades da nossa terra, pois é desta forma que vamos matando as saudades.

Anónimo disse...

É uma iniciativa positiva esta tradição de cantar as Janeiras, é considerada a forma mais popular de desejar a todos um feliz ano novo.