segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Tradições Populares - A Vindima...

Com o mês de Setembro a terminar chegaram as vindimas, este ano um pouco mais tarde. Uma tradição cheia de alegria mas um trabalho árduo. As vindimas são um acontecimento social muito significativo para as populações. É muito comum os familiares serem convidados para ajudar.

Após a apanha das uvas (talvez o termo correcto desta tarefa), elas são colocadas em poceiros (outrora em cestos de vime) e transportadas nos tractores (outrora à cabeça ou nos carros de bois), para serem pisadas em lagares mecânicos para tanques de granito ou dornas plásticas. Mas ainda é muito normal em casa particulares a pisa das uvas ser feita à moda antiga: com os pés descalços quando as uvas e o mosto produzido não se destina aos grandes produtores.

Os engaços e as grainhas não se retiram e o mosto mantém-se em movimento produzindo um óptimo resultado. O período de fermentação vai estabelecer o valor do produto.

Hoje em dia as vindimas já são mais mecânicas, já não é preciso tanta gente, a colheita é mais fácil e rápida devido à ajuda das máquinas. As uvas são esmagadas com os desengaçadores para dornas onde repousam para fermentação e o sumo extraído fica em cubas de inox.

Neste ano de 2007, as uvas foram poucas e de baixa qualidade… mas o vinho não vai faltar porque o ano passado foi abundante e houve boa pinga. A agricultura é mesmo assim, cava-se, poda-se, ata-se, e fica a esperança de que em Setembro a colheita seja abundante e de boa qualidade, mas nem sempre se é recompensado. Este ano a produção foi fraca e nem se deu pela algazarra das pessoas, resumindo-se de uma maneira geral ao consumo de casa e para os amigos que aparecerem para provar.
-
* texto e fotos enviados por Carlos Duarte.





9 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que dá para ver nas fotos, vai sair um nectar genuinamente de S. Paio e pisado com essa t-shirt fica de certeza uma pinga de estalo... Obg por nos fazer lembrar essas tradições.

Anónimo disse...

Para além de ir acompanhando o que se faz ainda na nossa terra, tambem é divertido ver o link das vindimas-Gato Fedorento- aqui inserido, dando um toque cómico a esta tradição popular. Parabens Kordeiro, continue.

Anónimo disse...

Acho que não custava nada se todos fossemos ajudando o Kordeiro a construir o Blog de S. Paio. Este exemplo do Carlos e da Cristina era de seguir e por pessoas muito mais habilitadas e credenciadas do que eles. Não se esqueçam que só temos o nono ano e que conheçemos a INTERNET há muito pouco tempo.Força continuem assim. Um abraço.

kordeiro disse...

Caríssimos, é mesmo isso. Não posso deixar de felicitar todos que abraçaram este projecto e que fazem dele uma realidade! Como devem calcular, nada disto era possível manter caso não houvesse uma participação forte da vossa parte. Eu vivo a 250kms de distância e os blogs fazem-se na maior parte do momento actual. Esta montagem fotográfica do Carlos e família é espectacular. Os pormenores, nem a t-shirt falhou. São destes momentos que eu me "alimento" para continuar a manter o blog. Os melhores agradecimentos é a vossa participação. Mais uma vez, o meu muito obrigado e não se esqueçam que saopaiodemondego@gmail.com está ao vosso dispor! um forte abraço!

Anónimo disse...

A inicíativa é boa.
Mas...Teria lavado os pés?

kordeiro disse...

hum... se bem me lembro, isto dará origem a uma fermentação alcoólica. Sendo assim, mesmo que os pés não estejam lavados, não há bicho que aguente!!! Curiosidade, sabem que o tipo de reacção que acontece com o vinho é a mesma que acontece com o pão? ambas são reacções alcoólicas. No vinho, é libertado dióxido de carbono e o alcoól fica retido. No pão é libertado alcoól e o dióxido de carbono é que fica retido. Daí aqueles buracos que ficam detro da massa do pão....

Andreia Catela disse...

Quando era mais pequena, a vindima era a única das tarefas do campo que eu achava alguma piada, pelo menos comparando com a tarefa de arrancar batatas ;)
E esta coisa da fermentação alcoólica do vinho e do pão? Já aprendi mais qualquer coisa hoje...

Anónimo disse...

Há um provérbio que diz "... que nunca é tarde para aprendermos..." ou neste caso relembrar o que estudamos já alguns anos. é sempre bom ler estes comentários de juntar o útil ao agradável deste deste tema ou outros que possam aparecer.

Anónimo disse...

Este ano livrei-me da vindima cá de casa, graças à chuva. O meu tio por este andar já tem contrato para exportação para o Mini-Preço... :-()