segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ERMIDAS 2014 - A segunda e terça...!


Meus amigos,
 
Fazendo então o 2 em 1! Segunda e terça-feira da festa… são os dias da descompressão. Se a Festa tinha de correr bem, já correu, se correu mal, já não vamos a tempo de remediar…Pelo menos é a noção que tenho!
 
Como tínhamos dividido os Mordomos, os que fizeram noite, ficaram dispensados do turno da manhã…acordei era quase meio-dia e sim, o corpo parecia renascido!
 
A manhã tinha sido calma com a celebração da missa e pouco mais. O princípio de tarde assim foi igualmente morno. Parte da comissão foi fazer a marcação do campo de futebol para terça-feira. As actividades de segunda até podiam começar mais cedo mas infelizmente fazia-se sentir algum vento e o calor não abundava, o que leva as pessoas a não aparecerem. Só lá para perto das 6 da tarde é que se conseguiu fazer 2 séries de bingo e depois tem-se de aproveitar para se fazer o leilão das ofertas que foram recolhidas no dia anterior na volta.
O leilão corre bem, com o Alfredo a impor o ritmo à situação… durou até cerca das 8 da noite, hora pela qual eu me ausentei do arraial para rumar a Lisboa. Já as mesas da zona de piqueniques estavam todas ocupadas, onde famílias inteiras comiam e bebiam! Acima de tudo: confratenizavam! Pelo que me foi relatado, a noite foi bastante boa, com a temperatura a fazer saber bem um casaco pelos ombros.
 
Terça-feira, continua a ser um dia de referência! Com o tradicional Solteiros-Casados, que em tudo o que menos importa é o resultado, e acaba-se o dia com a tradicional sardinhada que continua a trazer muita gente! Um momento de convívio! Faz-se um balanço dos 4 dias e encerra-se os festejos com um baile animado!

Uma palavrinha para os emigrantes: sim, ainda há emigrantes, que são filhos desta terra, nossa gente! Ainda há emigrantes que fazem questão de virem à Festa da sua terra! Muitos outros com toda a certeza também queriam estar presentes, mas a vida por vezes não lhes permite! Mas aos que se metem à estrada, no comboio, no avião ou mesmo à boleia (grande Mendes!!) para cá estar, nem que seja só uns dias, temos de agradecer. A Festa também é vossa, a Festa sempre foi o nosso/vosso ponto de encontro e de início das tão saudosas férias! Aos que não puderam vir, espero que com estes relatos e dezenas de fotos, tenha conseguido atenuar a distância e saudade do que são e representam estes dias!

Obrigado a todos aqueles que visitaram São Paio de Mondego nos dias dos Festejos e que contribuiram de uma forma ou de outra para que a Festa das Ermidas continue a ser uma referência do Concelho. Foram e serão sempre bem vindos!

Eu, faço o meu balanço: do que apoiei, participei e contribui: gostei! Uma equipa unida, muito jovem (eu era o mais velho) mas com determinação e vontade de mais um ano fazer acontecer! Assim como vi um Povo que, infelizmente, cada vez tem mais casas desabitadas mas os que estão presentes e aparecem, com vontade de continuar a fazer da Festa das Ermidas um grande acontecimento!
 
Obrigado Zé Alberto pelo convite! Obrigado à restante Comissão pela boa saúde que se sentiu nestes dias. O sentimento é de missão cumprida! Obviamente que houve coisas que correram menos bem, falhas, mas ninguém é perfeito… e a consciência ficou tranquila pois pelo menos tentou-se que tudo resultasse! Se não deu, temos de tirar a lição e fazer melhor para uma próxima, quer seja em colectivo ou individual!
 
Finalmente consegui que alguns dos jovens de S. Paio me tratassem por “tu”!!!
 
 
 
Um abraço a todos! Daniela, grande repórter!
JC

Sem comentários: