sábado, 4 de janeiro de 2014

Até sempre, ti' Chico da Ribeira...

Meus amigos,

Tal como ontem divulgamos aqui no blog, faleceu Francisco dos Santos Fonseca, para muitos conhecido simplesmente pelo Chico da Ribeira.

Nasceu a 10 de Agosto de 1926, e a sua vida adulta é passada em Lisboa. É provavelmente das pessoas de S. Paio que mais tempo passou no Aeroporto de Lisboa e mais quilómetros tem na pista do mesmo, pois a sua actividade era ao volante de autocarros transportar os passageiros desde da gare até ao avião e o inverso.

Eu só me lembro do ti’ Francisco já aposentado, em que passava o tempo mais quente por S. Paio e quando vinha o frio, permanecia por Lisboa onde mantinha residência.

Por S. Paio, era comum vê-lo principalmente à hora do café pelo Cruzeiro. Sempre amigo de contar umas histórias, de pagar o café a um amigo. Ás vezes, lá ia montado na sua bicicleta pasteleira, outras vezes ao volante do seu BMW 1602 (acho que era este o modelo), sempre estimado…

A minha família tinha uma relação engraçada com o ti’ Francisco, a nível de parentesco. Ele era filho de um dos irmãos do meu avô Francisco “do Val-de-Açores”, e casou com a tia Pureza que era irmã da minha avó Mabília! Ou seja, para mim era meu primo em 2º grau mas ao mesmo tempo tio-avô.

Outra curiosidade é que o ti’ Chico da Ribeira tinha exactamente o mesmo nome do meu avô. Era comum antigamente haver correspondência trocada pois as cartas que só estavam endereçadas com “São Paio”, ficava sempre a dúvida para quem seria.

Algumas curiosidades sobre um amigo!

Até sempre, ti’ Chico!

Um abraço,

JC

1 comentário:

Anónimo disse...

é com muita tristeza que leio esta despedida definitiva. Pois o tio Chico gostava muito de falar comigo de todos os assuntos, e, sempre com muita consideração. Tenho boas recordações desse Senhor.

Ajunto-me a magua e dôr de toda a sua familia. Os meus sinceros sentimentos.
Pois! O tempo passa e as recordações ficam...
Ludovino ANDURAO