sábado, 8 de janeiro de 2011

PipoRey - Quando o velho vira novo...

Meus amigos,

Hoje venho ao blog para vos falar de um casal conhecido de alguns de nós! Isabelle e Henri, um casal francês que há 12 anos deixou Toulouse para se mudarem para Portugal. Há 10 anos que descobriram o Covelo e por lá se instalaram. Desde daí, muitas vezes passam algum tempo por S. Paio.

São Paio já teve uma Marcenaria, cozinhas e móveis novos saíam de onde hoje está instalada a Duarte & Irmão! Ainda sou do tempo em que o Antonino trabalhava em casa dos seus pais, antes de ter a Marcenaria!

Atravessamos uma época em que o reciclar, o “eco-qualquer-coisa" está na ordem do dia-a-dia! As pilhas, vidro, os automóveis, os desperdícios líquidos de oficinas e tantas outras coisas, seguem para reciclagem ou têm o tratamento certo e adequado para não serem mais um resíduo a poluir o meio ambiente!

Sexta à noite (Friday night fever…hunts..hunts…!) e o texto está a ficar confuso! 3 Parágrafos diferentes! Assuntos distintos…! Qual distintos?!!!! Têm tudo em comum…!

O que eu vos queria contar hoje foi de uma exposição / venda que houve no dia 19 de Dezembro do ano passado, no Café Cruzeiro! Um momento cultural, em que pudemos ver a Isabelle e o Henri a desenvolver a sua arte e o resultado final da mesma! Então, o que eles fazem é transformar pipos velhos (aqueles que temos lá em casa a estorvar…) em peças de mobiliário!

Se algumas peças são de criação directa, outras requerem alguma imaginação! Cada peça é única! Não há 2 iguais… podem ser parecidas mas não iguais!

Desde garrafeiras, bares, mesas, cadeiras, estantes e outras peças fazem parte do lote da colecção fabricadas! Os materiais são apenas os que conseguem retirar de pipos velhos. Havia uma peça muito simples que achei fascinante: um tipo de baloiço para garrafões, o que facilita o deitar o vinho no copo.

Como tudo na vida, o que é preciso é um pouco de imaginação e vontade!

Se tiverem pipos velhos lá por casa que já não queiram, já sabem a quem telefonar! Eles agradecem!


Obrigado, Isabelle e Henri!


Um abraço,
JC

1 comentário:

isa e Henri disse...

Obrigada Jorge e feliz ano novo. Ja fiz a traduçao do teu texto para partilhar com os meus amigos franceses. Abraço.
Isa e Henri