quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Déjà vu...

Meus amigos,

Depois de 2 semanas sem dar notícias (ou quase...), cá estou eu de volta!

Razões profissionais levaram-me a estar um pouco afastado do blog. O cansaço das últimas semanas não me tem permitido passar algum tempo em frente ao computador. Por isso, preferi descansar do que estar a cair num ciclo do qual seria muito mais complicado retomar o dia-a-dia. Mas não é para me lamentar que aqui estou….

Voltei a S. Paio este fim-de-semana de Carnaval. Embora não estivesse lá os dias todos, deu para ver o pessoal, comer, beber e dar uma ajuda nas tarefas da agrícola!

A parte mais interessante é que se cumpriu mais uma edição da Confraria do Pernil Assado. Já vai na sua 7ª edição e para quem não sabe do que se trata também não é hoje que vos vou matar a curiosidade. Deixarei para mais tarde.

Há que falar do presente e corrente (esta foi só mesmo para rimar!!), daquilo que se passa em S. Paio e arredores. O regresso à aldeia é sempre um momento de alegria.

Sinceramente desta vez fiquei algo confuso. Tive uma visão momentânea e na minha cabeça criou-se um “déjà vu”! Que o saneamento tinha voltado a S. Paio, que tinham sido abertas novamente valas e estavam agora cobertas com terra. Mas não… Estava enganado! Simplesmente a estrada está carregada de terra que se vai soltando de tractores e/ou camiões vindos do lado da Gândara. A quantidade de terra vai diminuindo desde do Val-das-Casas, onde é mais que muita até mais ou menos ao cimo da Rua do Silveirinho, à loja do Agostinho. Ao cabo das ruas, um carro a passar a velocidade baixa, levanta uma núvem de poeira no ar que parece que estamos a passar ao poço da Portela em plena Gândara. Obviamente que isto foi no sábado e domingo, pois na 2ª feira, com a chuva tudo isto foi transformado num lamaçal!

Parece-me que em tempos foi criada uma estrada pela Abelheira para veículos pesados serem desviados e assim não passarem dentro do povo. Há quem o utilize e há quem não o faça. O caminho é certo que não está nas melhores condições, mas sei de quem por lá passa sem problema.

S. Pedro tenta agora acalmar esta poeirada e lama.

Volto em breve, meus amigos!

Um abraço,
JC
-


3 comentários:

Alexandre disse...

É um bocado o fechar os olhos a esse sinal realmente... Mas se todos o cumprissem, nem o camião do lixo podia fazer fazer o seu trabalho! E depois "se aquele faz eu também posso fazer..." e cada um lava as suas mãos. Verdade seja dita, a estrada pela Abelheira não oferece as melhores condições. É a lama no inverno e o pó no verão. Alcatroa-la seria o melhor, sem dúvida, de onde é que se manda vir o dinheiro?

kordeiro disse...

Alexandre escreveu: "É um bocado o fechar os olhos a esse sinal realmente... "

sim.. ou então qq dia até eu tinha de ir à volta!

:o)

Anónimo disse...

estas fotos sao uma vergonha

anda a freguesia a por alcatrao novo pra isto???

realmente