sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Rita do Rio...

Meus amigos,

Este fim-de-semana quando estive em São Paio, algumas pessoas falaram-me de uma reportagem / crónica que o meu tio Alfredo "dos móveis" tinha escrito e sido publicada no Jornal de Arganil do passado dia 12 de Fevereiro.

A crónica fala de alguém que viveu em São Paio de quem, provavelmente, só os mais antigos é que se lembram.

É uma crónica que relata a pobreza e miséria de algumas pessoas mas também, a bondade e amizade de um povo perante os mais desfavorecidos.

Acho este trabalho espectacular, que contou com alguma pesquisa, com a ajuda de alguma gente da terra… São memórias que ficaram na cabeça de uma geração que hoje rondam os 50/60 anos!

Eu não pedi autorização a ninguém, mas julgo ninguém levará a mal desta publicação. Parabéns ao tio Alfredo e ao Jornal de Arganil, a um pela sua capacidade e dedicação, ao Jornal por ter este espaço.

Ampliem e leiam a crónica, pois acho que vale a pena! Uma realidade que não é tão longínqua assim!

Um abraço,
JC
-

4 comentários:

Anónimo disse...

Na apresentação da crónica, JC, referindo-se ao povo sampaiense, salienta: "(...)a bondade e amizade de um povo perante os mais desfavorecidos."
Maravilhado, li o texto...

"Bater-lhe na porta, nem pensar, pois começava logo a deitar praguedo pela boca fora, julgando que alguém estaria a provocá-la, como era usual alguma rapaziada fazê-lo(...)"
Esclarecido fiquei!

kordeiro disse...

exacto...ainda bem que tem alguma inteligência para perceber isso... ou seja, um povo que lhe dava esmolas e pessoas que tinham o cuidado e bondade de não incomodar o próximo!

ainda bem que ficou esclarecido...

há dons que são gratuitos!

Anónimo disse...

Continent : Europe
Country : Portugal (Facts)
State/Region : Coimbra
City : Coimbra
Lat/Long : 40.2, -8.4167 (Map)

Alexandre disse...

Uma ovelha negra pode aparecer em qualquer rebanho...