domingo, 2 de fevereiro de 2014

ti' Aires Sousa... até sempre!

Meus amigos,

no último dia de Janeiro faleceu o ti'Aires Sousa. Virou as costas a esta vida, tal como nesta foto que foi tirada há uns anos numa segunda-feira da festa das Ermidas.

Cansado? Farto? Ou simplesmente idade? Não sei.. um pouco de tudo!

Curioso que ando desde sexta à noite a pensar o que dizer sobre o ti'Aires... Não sei sequer se ele era de descendência de alguma família de S. Paio. Oiço falar da mãe dele, uma senhora cega que costumava estar no balcão ao cimo da escada de entrada da casita deles que ficava em frente à rampa da Igreja (acho que hoje pertence ao João Mateus).

A vida também não foi fácil! Era casado com a ti'Maria Carriça, mulher que sempre me habituei a ver passar com o gado ou com uma carrada de lenha... a particularidade da curvatura da coluna dela, não passava despercebida. Já desapareceu há uns anos, assim como os 2 filhos do casal. Esses também ainda de minha lembrança. Triste fim para os 2! Rapazes novos que decidiram colocar termo ás suas vidas! Um com a ingestão do tão famoso 605 Forte, o outro afogado na barragem. Alguma coisa justifica tais actos...? Não sei... sinceramente não sei! 

A voz do ti'Aires também não esqueço. Sempre com o volume alto, meio rouco...

O ti'Aires vivia já há uns anos na Fundação Mário da Cunha Brito em São Pedro. Costumava voltar sempre a S. Paio na altura da Festa. E deve ter sido aí das últimas vezes que o vi.

Descansa em paz! Foi sepultado no sábado no cemitério da aldeia.

Um abraço,
JC

1 comentário:

AURORA disse...

Eu bem conhecia o Ti Aires ...
Fazia o caminho todos os dias S.Paio Estrela d'Alva com o cesto do almoço pendurado num pau as costas, para ir trabalhar ao quintal da estrela d'Alva,cheguei a trabalhar com ele, e com o Zé Neves na sementeira e arranca das batatas, na apanha da azeitona e em vários serviço, nunca soube o quer era o lado bom da vida,, jà la estão os dois .que estejam em bom lugar. PAZ A SUA ALMA ate um dia..