terça-feira, 19 de abril de 2011

A tradição ainda é o que era...

...ou quase!

Meus amigos,

Estamos na última semana da Quaresma, o tempo que antecede a Páscoa, um marco na história da Igreja Católica.

No domingo que antecede o Domingo de Páscoa, celebra-se o Domingo de Ramos! Para quem não conhece o significado deste dia, o Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. No Domingo de Ramos, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração.

Em São Paio, também não fugimos à regra! Celebramos o Domingo de Ramos, sempre me lembro de celebrar já do tempo dos meus avós. Houve anos quase que havia competição de quem levava o ramo maior… O meu falecido avô Francisco costumava ir ao Val-de-Açores buscar ramos de loureiro. Depois juntava mais uma rama de oliveira, alecrim e para lhe dar a imponência, os ramos de palmeira! Não me recordo o que o ramo levava mais...

No passado domingo, celebrou-se a Missa pelas 14horas com a bênção dos ramos cá fora no Adro da Igreja (porque S. Pedro assim o permitiu!).

A celebrar a cerimónia esteve um Padre da Diocese de Coimbra. Parece que agora só temos a presença de um Padre de 3 em 3 semanas (António, com jeitinho consegues ultrapassar esta média!). Não sei, nem compreendo esta rotina! Ainda não compreendi o porquê de se ter retirado um Padre a várias Paróquias se não havia outro para o substituir de imediato! Só uma questão de valores e respeito...! Mas deve ser um problema meu, sempre fui lento de compreensão!
.
Domingo a Missa vai ser ao meio-dia e um quarto! Ou seja, 12:15!

Lá estaremos!

Um abraço,
JC


2 comentários:

Anónimo disse...

estou surprendida com o que está a acontecer nas nossas freguesias! Tinha-mos cá um Padre há tantos anos e foi-nos tirado! Será que não há outro??? No domingo tivermos a missa em S. Pedro de Alva ao meio dia! Ás 13h 45m ainda estavam na Igreja! Resultado: as pessoas que tinham as suas obrigações de familia comecaram a sair antes dela acabar !!!
De onde está o problema ???? A P

Anónimo disse...

Contentem-se, com a nossa sorte...!
Em Sazes, quando era o Padre Candido,que tinha tres paroquias (LORVÂO/ FIGUEIRA DE LORVÂO/ SAZES DE LORVÂO)!, celebrava as 9 horas!
Agora este Padre que só tem duas paroquias (Figueira de Lorvão e Sazes de Lorvão), agora é as 11,30H...!temos que fazer o farnel de manhã...