quinta-feira, 21 de abril de 2011

Recordar é viver...

Meus amigos,

Estamos em plena Semana Pascal, começam-se a arranjar as casas para se receber o Senhor e a sua bênção de uma forma mais acolhedora. Uma tradição… mais uma que espero que não se perca no tempo!

Mas hoje vim ao blog só para ressuscitar esta saga que também se estava a perder no tempo.

Descobri uma pessoa em S. Paio que a nível fotográfico é um verdadeiro arquivo! Pois é, a Fernanda Coelho tem registos de momentos, de épocas, de pessoas que fiquei admirado! Conheci família que nunca vi, recordei pessoas que me despertam saudades, mas também muitas lembranças na minha cabeça!

No meio dessas fotos, hoje trago-vos uma que ainda tem um representante entre nós. Pelo que eu entendi, este era um grupo que já nesta altura se juntava para fazer umas “almoçaradas”… como estão a ver, um hábito que nos está no sangue!

Ora, como a própria fotografia tem escrito no seu verso: “Recordação do dia 19 de Março de 1963 – São Paio – os Josés e seus amigos”

Nesta foto, e começando na fila de cima da esquerda para a direita, seguindo na mesma ordem na fila de baixo e acabando na senhora, temos o meu tio Fortunato (de copo na mão), José Alves, António Coelho, José Fernandes Madeira, e o Aires Madeira. Passando à fila de baixo, José Castanheira, José Cordeiro (Zé Carquejo), Francisco Fonseca (o meu avó), António “da Ribeira” e a ti' Encarnação "da calçada".

Uma representação da minha família da Ribeira (avô e tios)! Além de recordações de família, obviamente também tenho histórias “quase de encantar” que ainda ouvi contadas na primeira pessoa principalmente pelo Aires Madeira. Uma pessoa com uma riqueza cultural que me recordo dos meus tempos de adolescência e das tardes passadas atrás do balcão do Café Cruzeiro em que, entre um copo e outro, ouviam-se histórias, passagens, hábitos de muitos “antigos”.

Como vos disse, uma prática ancestral, que também não podemos deixar cair por terra: as "almoçaradas" com os amigos!

Boa Páscoa!

Até breve!
JC

8 comentários:

Alexandre disse...

Gostei :)
Obrigado

Alexandre disse...

Onde é que esta fotografia foi tirada?

Unknown disse...

Esta fotografia deve ter coincidido com o principio da reforma do tio Zé - José Fonseca - num almoço que ele ofereceu aos seus irmãos e vizinhos quando concluiu a casa, no dia de são José. Ele foi o fotógrafo e por isso não está na fotografia.

Não será José Alves Cordeiro em vez de João Alves?

kordeiro disse...

Alex: já sabes onde é...

Arminda: obrigado pela correcção!

Paula disse...

Olha a "minha" casa ! Pois foi esta foto foi mesmo nesse almoço que a Arminda refere. E como esta tenho mais lá em casa que te posso passar Jorge, para as tuas "crónicas"

ManuelCardoso disse...

Este blog anda muito parado...
acho que deviam abrir o blog a mais pessoas para escreverem...

kordeiro disse...

Paulinha!!!! Está boa? Isso era óptimo (sem acordo ortográfico!)... vou-te enviar uma mensagem!

kordeiro disse...

Manuel Cardoso: o meu amigo acabou de me dar uma novidade: que o blog é fechado, tipo uma organização fechada e obscura...
Eu não sei há quanto tempo o meu amigo acompanha o blog, mas encontra certamente post, principalmente no principio, nos quais eu refiro que o blog é de todos. Há umm mail do blog para o qual me podem enviar todo o material que quiserem. A publicar é que somos só 2 pessoas! Agora textos, divulgações, estejam à vontade.
O caríssimo deve compreender como é complicado manter um blog vivendo a 250kms de S. Paio. Mas nunca desisti... e não sendo isto a minha actividade principal, acho que não me safo nada mal... Acho que você até está muito bem posicionado para fazer um belo texto sobre alguma das actividades de família. Fico a aguardar...
Esta semana esteve mesmo parado porque estive ausente do país, sem portátil... ás vezes tb é preciso!
obg,
JC