domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pânico ao início da noite...

Meus amigos,

Hoje volto ao blog para vos falar sobre o que já todos a esta hora sabem, quer por familiares, amigos ou por órgãos da comunicarão social.

No final de tarde de sexta-feira, São Paio viveu momentos de terror por um incêndio que deflagrou na casa da Zulmira Baltazar. Dada a localização da casa, mesmo no centro de S. Paio, o perigo de o fogo se estender às casas vizinhas, como é o caso da loja do Agostinho, era grande! A existência de botijas de gás dentro da habitação era outro perigo iminente.

Aqui temos de vos falar de Homens que quer seja de inverno ou verão, noite ou dia, zelam pela nossa segurança e nos socorrem. A tragédia podia ser muito maior se não fosse a rápida intervenção dos Bombeiros de Penacova que devem ter ganho asas tal foi a rapidez com que chegaram a S. Paio. Ao todo foram 40 elementos apoiados por 7 Veículos. O fogo foi dominado cerca das 21h.30 e as operações de rescaldo prolongaram-se até perto das 23h.00. As ruas apertadas da povoação não ajudam na passagem de autotanques mas o que é certo é que mais uma vez estes homens foram os nossos heróis!

Aproveito este texto e já que, mais uma vez, sentimos na pele a coragem destas equipas, para vos falar da campanha de angariação de sócios que os Bombeiros de Penacova estão a fazer e passo a transcrever parte de um texto que se pode ler no blog deles: “Estamos a fazê-lo conscientes das actuais dificuldades de cada um, mas também com a consciência de que a quota de 1 Euro/mês, 12 Euros por ano, não é individualmente muito difícil de suportar e, na globalidade, vai certamente contribuir para minimizar as dificuldades financeiras da Associação.
.

Fazemo-lo também, porque temos a consciência que, apesar dos muitos constrangimentos, os Nossos Bombeiros, a grande maioria voluntários, têm prestado um bom serviço ao concelho e à população, contribuindo, acima de tudo, para a segurança dos seus bens e dos seus haveres.
.
Vamos fazer esta caminhada, de tornar cada cidadão um sócio, com todos os que a ela se quiserem associar, mas, desta vez, queremos partilhá-la com a Câmara Municipal, com as Juntas de Freguesia e com as Escolas, mas queremos também associá-la, de forma simbólica, ao ano internacional da floresta que este ano se comemora, plantando uma árvore por cada novo sócio.
.

As fichas de inscrição estão à disposição na Secretaria dos Bombeiros, no Posto de Turismo da CM e nas Juntas de Freguesia, onde poderão ser preenchidas, deixando também uma fotografia tipo passe.
Poderá ainda preencher uma pré-proposta no site http//www.bombeirospenacova.pt/”.

É mesmo isso, 1 euro por mês não custa muito e eles estão lá para nos ajudar, na nossa casa, na estrada, nos nossos bens…

Desta vez, também assim aconteceu! Da casa da Zulmira pouco puderam fazer pois ficou praticamente destruída mas as casas vizinhas nada sofreram.

Um bem haja a estes homens e mulheres, maioria voluntários!

Um abraço,
JC









4 comentários:

Anónimo disse...

realmente1! Os BVP sao os maiores! há que apoiar esta instituição!
toda a ajuda é bem vinda!

SILVIO COSTA / MIDÔES-SAZES

vitor B disse...

os BOMBEIROS de penacova dao me orgulho pelo trabalho k fixeram aqui em sao paio.

muito obrigado BVP

António Simões disse...

Embora não seja hábito meu nem concerteza a forma mt institucional de agradecer ao(s) autor (es) do Blog, e naturalmente aos comentadores, não posso deixar de o fazer em nome de todos os Bombeiros, e dizer-vos que apenas tentamos sempre, mas sempre cumprir com a Nossa obrigação. Embora voluntários, trabalhamos muito para estar preparados para todas as eventualidades, mas fazê-mo-lo porque gostamos da actividade e sobretudo de contribuir para o bem comum. Os Bombeiros, como muitas outras Associações e colectividades são constituídos por pessoas, Mulheres e Homens que apenas dedicam parte do seu tempo livre a uma causa. Neste caso é o socorro, podia ser a banda filarmónica, o rancho Folclórico, ou até mesmo a dedicação a um Blog como forma de promoção da sua Terra. Cada um de nós está onde gosta e onde pode, apenas com a diferença dos limites da responsabilidade e neste caso dos Bombeiros naturalmente que é muita e muito maior devido excatamente à natureza dos serviços que prestam.
Não posso, no entanto, ignorar que as palavras transcristas neste Espaço livre de S. Paio do Mondego, terra muito bonita que me habituei a respeitar e a admirar há muitos anos, nos anima e incentiva a continuar.
Muito Obrigados
António Simões
Comandante dos BV de Penacova

CARLOS SOUSA disse...

Não há palavras!
Um grande obrigada a toda a gente que tentou salvar a casa.
E que ajudou a minha mãe!
MUITO OBRIGADA A TODOS