segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

I Encontro de bloguistas do concelho de Penacova (e vizinhos!)...

Meus amigos,

Hoje venho ao blog no seguimento de uma reunião / convívio que aconteceu em S. Paio!

Nada mais, nada menos do que um encontro de bloguistas do concelho de Penacova! Mas recuemos um pouco no tempo, aí até Novembro quando alguém, contrariando o típico português que normalmente é um ser acanhado e com falta de iniciativa, pegou no telefone e ligou-me, sem nunca me ter visto na vida! O Pedro Viseu (do Penacova Actual) assim o fez e desafiou-me para se fazer um encontro entre bloguistas do Concelho e arredores. A minha opinião foi que para Dezembro seria um mês complicado devido à época festiva, mas que em Janeiro achava uma belíssima ideia.

No início do ano, marcada a data, publicitou-se a iniciativa e esperou-se para ver quem estaria disponível para participar! Ah.. os “moldes”!!! Em que moldes iria ser este encontro? Nada mais simples do que um convívio em redor de uma mesa! Seria um começo… e que começo! E falar do quê? Vamos discutir alojamentos, moderação de comentários, ataques pessoais e afins...? Nada disso, vamos falar do que vai dentro de cada um, como cada um sente e o que pensa sobre e para os blogues!
O dia de sábado prometia ser auspicioso! Tinha tudo para o ser! Saí de Lisboa durante a manhã e rumei a S. Paio! Cheguei à hora de almoço e fiz uma paragem técnica de abastecimento… do estômago!

A meio da tarde dirigi-me para o local do combinado, previamente e gentilmente cedido para o encontro: a casa do Catela! Nestas coisas também não pode ser só comer, há que chegar cedo para ajudar… nem que seja a experimentar o vinho! Mas não foi o caso! Sim… Baco também ficou espantado comigo!

À hora combinada começaram a chegar os participantes deste encontro! Ao todo, éramos 15, entre bloguistas, amigos e família. Fez-me lembrar um pouco a minha vida profissional em que passamos o dia a comunicar com pessoas quer por e-mails ou por telefone! Criamos imagens das pessoas que depois quando as conhecemos em carne e osso… puff! Desaparecem! Não têm nada semelhante com o que imaginámos! E, para não variar, assim aconteceu comigo!

Vieram ao Encontro pessoas ligadas aos blogues do  Homem das Tabernas, blog da Moura Morta, Penacova Actual, São Martinho à conversa, 3 cavalos, blog de S. Paio (??!), Tudo Num Momento, e um outro que eu não me lembro!

O Encontro começou de uma forma muito engraçado, pois tanto o Luis “Moura Morta” como o João “São Martinho” trouxeram algumas ofertas comestíveis típicas da localidade de cada um! Não faltou até uma bagaceira caseira numa garrafa cor-de-rosa (??!). Acho que envelhece mais depressa…

Entradas consumidas, leia-se chouriço assado, queijo e bucho recheado estava na hora de nos sentar à mesa e liquidar a cabidela de cabrito! A missão de liquidar não foi alcançada pois sabem como a nossa gente é...! Viessem mais uns 10 que não havia crise!

No final, cada um falou de sua actividade bloguista e o que os motiva, com a moderação do Pedro Viseu (uma tarefa complicada, não é Luis?). Há um consenso que é o factor de partilha com todos e principalmente com quem está mais longe. A ideia de todos saberem que alguém nos lê é fundamental. Também foi do meu agrado saber que algumas assembleias de Câmara tinham como assunto os blogs do Concelho!

Enfim, foi uma reunião de pessoas que até há pouco só se conheciam todas de uma forma virtual. Alguns até só há pouco tempo saíram do anonimato… A experiência teve um saldo muito positivo, tendo já ficado alinhavado um novo encontro para daqui a meio ano. A intenção é que o grupo cresça! Alguns se calhar não vieram a este por uma questão de desconfiança ou receio… mas só vos digo que nem sabem o que perderam!

Resta só dizer que a noite acabou, para mim, cerca das 4h da madrugada, a lavar o vidro do carro para retirar a geada que caía! O termómetro do carro marcava -3ºC… fresquinho! O Blog de S. Paio agradece o convite e reforça a disponibilidade para futuros Encontros!

Um abraço,
JC

7 comentários:

José António Duarte disse...

Bela descrição do evento, amigo Cordeiro, ainda que cheia de mentiras como verás na versão "oficial" do Homem das Tabernas.

Um abraço para ti e para Susana.

cristina duarte disse...

Parabens pela iniciativa. Desejo que para o ano estejam mais blogues representados.

Susana disse...

Pena nao termos ficado mais um pouco... dava para ver o dia a "acordar"..! :)

Anónimo disse...

faltou convidarem me amim blog do chegalheticas

kordeiro disse...

meu caro amigo,
isto não foi uma festa à porta fechada com convites personalizados...

Foi um encontro publicitado com cerca de 1 mês de antecedência em que as pessoas se "inscreveram".
Se o meu amigo não apareceu, é porque não se inscreveu. Não foi falta de convite porque eles simplesmente não existiram...!

Mas teremos todo o gosto de o ter neste grupo no próximo encontro, certo?

Um abraço!

Anónimo disse...

a entao peço desculpa porque não tinha ouvisto dizer nada que iria haver o encontro porisso é que pensei que tinha cido por convites

Anónimo disse...

certo mas como ainda andava a pensar como fazer este blog não andava muito a par que se pasava a volta e não ouvi dizer nada poriso e que pensei que tinha convidado alguns bloguistas e feito uma patuscada mas para o proximo se poder vou com todo o gosto visto que poucos bloguistas me devem conheser pois ainda sou bastante novo