quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ERMIDAS 2014 - O sábado...!


Meus amigos,
 
Vamos fazer isto por partes, mas seguidas… talvez faça um 2 em 1!
 
Há uns anos quando a Andreia Costa foi mordoma, escreveu um texto sobre a Festa das Ermidas vivida por dentro… é o que me vai acontecer este ano!
 
Ao desafio lançado pelo Zé Alberto, respondi positivamente pertencer à Comissão de Festas. Sempre a meio gás pela vinda prematura para Lisboa, mas são mais 2 mãozinhas, não é? Pois…e todas dão muito jeitinho!
 
Mas comecemos pelo sábado! Amanheceu com o tempo farrusco… e a chover! S. Pedro definitivamente tem algo contra a Festa das Ermidas. Estava uma manhã óptima para se fazer uma alvorada à moda antiga, com fogo de meia hora… isso é que era!
 
O ajuntamento foi no arraial por volta das 8 da manhã! Sábado é ocupado com a volta ao povo com o tractor para recolha de alguma oferta para o leilão. Acompanhados com os Verdadeiros Artistas que alegram a romaria, lá se vai de porta em porta. Primeiro tivemos de preparar o trator com um plástico a cobrir pois a chuva não estava para brincar…
 
Foi a primeira vez que participei nesta volta! É engraçado! Tivemo-nos de recolher por duas vezes por causa da chuva mas nada que molhasse o meu cabelo!
 
Esta volta é engraçada pois em cada casa que paramos há sempre uma surpresa. Pela bondade, pela generosidade, pelo receber… Gostei! Tivemos de meter muitos travões ou o dia acabava mal (alcoolicamente falando), mas tudo bem! A volta acabou em casa do Vitor Bandeira e já tarde…de volta ao arraial!
 
Tudo começa a se conjuntar para a noite. Temos os Anarkia no palco principal (??!!? há outro? não.. mas assim enaltece a coisa!!) das Ermidas, temos um touro mecânico, roulotte de pipocas, bar a bombar principalmente cerveja e a cozinha a trabalhar lindamente ás ordens da Graça Duarte! Aqui deixem que vos diga, foi uma opção encontrada por Comissões anteriores e para mim (que já passei por algumas Comissões), foi uma excelente solução. A cozinha obrigava-nos a ter sempre mordomos alocados, preocupações, ir buscar e levar cozinheiras…Assim, é um descanso e até eu fui comprovar o bom funcionamento da mesma, jantando lá um dos dias.
 
Vamos à noite! Interrogo-me eu: S. Pedro terá mesmo algo contra as Ermidas? Hum… eu acho que dos cenários que se colocavam no sábado, tivemos muita sorte... muita sorte, mesmo! A noite estava encoberta, com alguns aguaceiros... mas estava quente! Abafado! Não havia vento... o que trouxe as pessoas para fora de casa! Ouvi dizer que havia carros até à Cruz do Soito (pareço o Alfredo a leiloar...!)… Vá, mais palmo, menos palmo! Mas que houve confusão com os carros, houve! Temos de alugar o terreno em frente ao arraial para estacionamento!
 
Os Anarkia tocavam, animavam e cumpriam muito bem a função de um grupo de arraial! Acho que não se podia pedir mais! Algumas das “modas” eram brindadas por S. Pedro com uma chuvinha, mas não suficiente para levar o pessoal embora…O bar não tinha mãos a medir! A grande contrariedade desta noite foi a “lesão” do touro mecânico! O bicho avariou para não mais regressar à arena! Era um divertimento fora do comum que infelizmente, não resultou por vontade alheia à Comissão.
 
Os Anarkia terminaram de actuar já perto das 3:30 da madrugada, com o arraial ainda muito bem composto!
 
Depois o resto da noite é continuar a servir o pessoal no bar, bifanas a saírem e.. águas! Claro….!
 
O prémio da maior cabra da festa também foi encontrado nesta noite. A fasquia ficou tão alta que até terça não houve concorrência à altura!
 
Fui para casa era 5:45! Sobre algum movimento que ficou no arraial, não me vou pronunciar…
 
Tomar banho e esticar as pernas! Dormir, nada…! O corpo habituado a acordar às 6:00, por isso já tinha passado da hora… era mesmo só para restabelecer a circulação normal nas pernas!
 
 
Continua…!
 
JC

1 comentário:

Henrique Santos disse...

Faço aqui o meu agradecimentos público à Comissão de Festas das Ermidas, pela atribuição do Troféu e entrega pelo José Alberto no meu domicílio, resta-me agradecer ao Zé Guerra e ao Catela, pelas pomadas oferecidas nas suas moradias, pois sem eles, tal prémio não teria sido possível, aos meus Amigos do costume, aquele abraço pela solidariedade e auxílio prestados!

... Já agora para aqueles que têm por hábito "morder", vão chupar na quinta perna do burro! Quem me quer mal, que rebente... rsrsrsrs

Só porque não tenho medo de ser Eu, não tenho que ser politicamente correcto, nem tenho que ser hipócrita, como alguns "palermas", que se julgam seres superiores e iluminados, para mim as pessoas são seres Humanos, todos iguais, aquele abraço