sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ERMIDAS 2014 - O domingo...!


Continuação…
 
Domingo! Para a maior parte de nós era a continuação de um dia que já tinha começado há pouco mais de 24 horas!
 
Passado pouco mais do que 1 hora do último, tomei novo banho para espantar… nem sei o quê! Já nem era sono, nem o cansaço!
 
Rumei ao arraial! O camião do lixo já tinha passado para esvaziar os contentores e assim limpar os vestígios de uma noite.. das Ermidas! Obrigado ao senhor condutor dos serviços municipalizados que fez questão de soltar uma buzinadela de ar comprimido ao passar na direcção da Cruz do Soito. Maravilha!… Aposto que era o que faltava para fazer vibrar algumas cabeças que ainda por ali permaneciam no arraial.
Vantagens das noites longas: não é necessário estar a abrir o bar, pois ele nem sequer fechou…!
 
A missão que se punha era receber a Filarmónica, dar o pequeno-almoço (obrigado Graça), e acompanhá-los na volta ao povo. Eu fiquei pelas Ermidas! Varrer, limpar, carregar arcas… tentar que as coisas não falhem.
 
S. Pedro, S. Pedro, S. Pedro…ai S. Pedro!!!! A chuva apareceu sobre a manhã! Já não se pode confiar nos que os senhores do IPMA dizem no site da internet! Mas até à hora da procissão, foi-se...
 
Como correu a procissão, não posso dizer pois não acompanhei… vi-a a chegar às Ermidas e registei com agrado a novidade! De uma ideia que surgiu da Daniela Guerra, colocou-se em cima da mesa a hipótese de a procissão ser acompanhada por cavalos. Aqui em Lisboa, há com frequência procissões religiosas que são acompanhadas por Guarda a cavalo! Dão imponência ao momento e beleza! Foi o que aconteceu! Com a devida autorização do Sr. Padre, o Artur e o filho Gonçalo serviram de guias à procissão. Obrigado aos 2 e à Daniela! Trabalhar numa Comissão, numa equipa também é isto: ter ideias, lançá-las e arriscar!

A missa decorreu com normalidade, com o poder das vozes a chegarem ao arraial…Sai novamente a procissão à qual se juntam 3 fogaças!
 
Quermesse aberta! O leilão das fogaças não trouxe muita novidade! Se não são as pessoas que as oferecem a comprá-las, ou ficam ali ou levam-nas por um preço baixo.

Outra novidade (um regresso!) do arraial este ano, e a qual eu me esqueci de mencionar no texto original (desculpa Rita!) foi uma banca de venda de artesanato (peças decorativas, licores, doces, etc, etc) e de acessórios para criança bordadas ou pintadas à mão, pertencente à Rita Manaia Duarte. Uma promoção à sua actividade que dá outra animação ao arraial! A Rita trouxe com ela outra colega de actividade.
 
Filarmónica toca 2 música e dispersar para almoço! Os Mordomos rendem-se conforme podem e vão à vez! A tarde é brindada pela Filarmónica a voltar ao coreto (ahh.. este é o palco secundário!!) das Ermidas já depois das 16 horas e a seguir assistimos à actuação do Rancho Juvenil da Casa do Povo de Arganil. Bonito! Gostei…
 
E depois..? O que está na moda? Zumbaaaaaaa…! Vamo’lá! Uma modalidade nova que surgiu nos ginásios ao longo dos últimos anos que cada vez tem mais adeptos. Também na aldeia ficou demostrado que a adesão é grande! Eu não…! Fiquei a ver!
 
À noite, o palco é dos Band’alhos! Se querem música de arraial, música popular portuguesa, querem dançar... é caso para dizer como a nespresso: "who else"? Band’alhos, pois então…! A noite não estava em nada semelhante à anterior: vento que arrefecia o ambiente… mesmo assim o bar funcionou bem!
 
A nível de mordomos, dividimos o trabalho! 2 foram para casa dormir para assegurar a 2ª feira da parte da manhã e o resto ficou a noite.
 
Encerramos as hostilidades por volta das 4:30 da manhã. Eram 5 e pouco quando finalmente entrei na cama para dormir de uma longa jornada que já durava há 46 horas. Aqui sim, o corpo começa a ceder… Boa noite!
 
Já há fotos na publicação do dia de sábado!
 
 
Um abraço e volto com o 2 em 1 de 2ª e 3ª feira da Festa!
JC

Sem comentários: