quarta-feira, 11 de maio de 2011

Trabalhos do campo...

Meus amigos,


Volto ao blog para vos falar de uma actividade agrícola: a sementeira das batatas! Só vos vou falar do semear, pois a fase depois de as arrancar acho que ainda hoje tenho pesadelos com essa tarefa!


Semear batatas, talvez uma das actividades rurais mais antigas, um alimento quase básico na mesa. Desde pequeno que me lembro dos meus avós semearem batatas. Muitas…! Quase que me benzia ao ver o terreno que ano após ano eles escolhiam para as semear. Tenho a nítida noção que cada ano que passava resolviam semear cada vez mais. Ainda eu perguntava para que era tanta batata e a resposta era sempre a mesma: “pode vir por aí alguém e sempre leva um saquito!”! Nota: o saquito nunca era menos do que meia saca de 50kg!

E assim era! Começava-se a preparar a terra para ser lavrada. Preparar, implicava tirar o estrume ao gado para espalhar pela terra. Tirar o estrume ao gado, implicava que se tinha de lhe fazer nova cama. Fazer nova cama, implicava ter de ir roçar mato! Definitivamente, os ginásios rurais são exigentes!


Então, estrume espalhado, lavrava-se a terra. Normalmente este trabalho ficava por conta do tractor. Sendo assim, a terra ficava mole (fofa) de modo que se possa trabalhar e também para que depois a água entre com mais facilidade.


Chegada a altura da sementeira, abrem-se regos e as variantes para o fazer são muitas: com enxada, com arado com tracção animal ou então, numa variante mais moderna, de tractor!

Por vezes, também nesta altura de abrir os regos para a sementeira espalhava-se um pouco de estrume para quando o rego estivesse aberto e antes de se colocar a batata, se fazer uma “rapadura” para o fundo do rego.


Versão moderna, é colocar um pouco de adubo e depois coloca-se a batata que já tinham sido escolhidas para o efeito, de preferência aquelas que tinham um bom grelo, e quando se abria o rego seguinte, o anterior ficava tapado. Às vezes era preciso dar um jeito com a enxada. E assim se semeava o terreno. Depois era esperar que as batatas viessem espreitar o sol. Que apareça um pequeno caule com folhas… É altura para as sachar. Há que manter o terreno macio para a água entrar melhor e também a batata ter mais facilidade em crescer… e para isso só precisam de sol e água!


Obrigado à Teresa!


Um abraço,
JC

 



3 comentários:

kordeiro disse...

Surgiu aqui uma dúvida levantada, e muito bem, pelo nosso amigo António costa, sobre o qual também não sei qual a resposta mais acertada. Diz ele num e-mail para mim enviado: "É semear batatas ou plantar batatas? Embora geralmente se refira a sementeira das batatas, o facto é que o termo correcto será a plantação das batatas. Estarei certo?".

Alguém ajuda a esclarecer, pf? Coimbra? Obrigado

A. Costa disse...

Fiz uma pesquisa e:
O correcto é dizermos plantar batatas, porque uma batata não é uma semente, mas um caule. E, como caule, é um tubérculo. A semente gera-se na flor. Será correcto semear batatas, se lançarmos à terra as sementes e não as batatas.

António Costa

Heliana disse...

De que parte da execução do plantio surgiu o ditado: "Vá plantar batatas, vá!" quando se quer livrar-se de alguém que o está incomodando? Será tão difícil e demorado? Parece-me trabalhoso, mas não desagradável, rsrs.