terça-feira, 11 de maio de 2010

A Mãe Natureza...

Meus amigos,

Hoje volto ao blog para vos falar de uma situação no mínimo curiosa que se pode observar em S. Paio.

Numa zona como a nossa, em que o pessoal ocupa o seu tempo com alguns afazeres agrícolas, é normal observar-se enxertias.

Segundo aquilo que se pode ler na Wikipedia, “A enxertia é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças. O seu desenvolvimento é rápido, o que facilita a reconstituição de um plantio perdido por pragas.

A enxertia pode ser feita por vários métodos, sendo os mais comuns a encostia, a borbulhia, a garfagem com suas variações, conforme a planta, pois cada espécie se adapta a um tipo. Tem inúmeras vantagens como, por exemplo, o consílio de características várias numa só planta
.”

Mas para a enxertia é necessário que haja a intervenção directa do homem! Agora quando a força da natureza é maior do que a vontade dos Homens (o que está a acontecer cada vez mais!), surgem situações no mínimo engraçadas!

É o caso de um carvalho seco que está situado ao pé da sede da ACDS. Paio, antiga Escola Primária, onde no meio da separação de duas ramadas, desenvolve-se agora e cresce feliz da vida, uma ameixoeira!

Uma imagem curiosa, que no mínimo nos faz pensar como tudo foi acontecer… um caroço atirado ao acaso, uma casca...? Não sei, mas o que me leva a crer na veracidade do ditado popular: “semear hoje para colher amanhã”!

O Jorge Baltazar alertou-nos para este fenómeno e cá está ele! Por este andar qualquer dia temos aí uma estação de televisão, pois vocês nem imaginam as fotos de animais nascidos e criados em S. Paio, no mínimo estranhos, que eu tenho aqui!

Um abraço e até breve!
JC

3 comentários:

Catela disse...

Eu digo mais, o carvalho não está seco e dá bolotas que os porcos tanto gostam mas, também dá umas bolas. Cá para mim é macho e fêmea e ainda por cima tem uma pequena árvore dentro dele. Também acredito que nunca comeremos fruta dela, porque, se tudo correr bem vai abaixo para que se possa criar na zona o novo Centro Social Cultural e Recreativo de S. Paio de Mondego. Estamos a trabalhar para isso, assim não nos cortem as pernas!!!

Zé Duarte disse...

A pequena ameixoeira garanto-vos que já deu fruto,eu vi!!!

E VIVA A OBRA!!!
Arvores se quiserem plantam outras!

Saudações!!!

Anónimo disse...

Esta espectacular sem duvida, o que faz a natureza... Mas tenho màs recordaçoes dessa arvore no meu tempo de escola, um dia subi para cima dela e mordeu me um abelhao, e tambem levei mta reguada por nao saber a taboada!!! Debaixo dessa dita arvore.... Mas nesses tempos o ensino foncionava dessa forma!!! Se fosse aqui em França até cadeia apanhava essa maldita prof. E ja agora força com essa obra nova!! Saudaçoes pessaol!! J.Brito Fança