terça-feira, 3 de março de 2009

A tradição ainda é o que era…

Meus amigos,

Quem vive no campo, estas tarefas já fazem parte da sua rotina. Foi a época das vindimas, depois veio a poda e por fim ataram-se as videiras.

Todo esse processo lá em casa é feito pelos meus pais. Eu só vi o resultado final (havias de trabalhar, cãozito…!).

As vides que resultaram da poda, essas ainda há por lá aos molhos. Servem para aquecer o forno! E um cabrito assado no forno aquecido com vides???... Mas o que eu mais admiro nas vinhas da nossa região é que, por mais que apareçam materiais novos como o fio de plástico, o vime continua a ser rei e senhor na hora de atar as videiras! Além da vinha lá de casa, fui dar uma volta pela do Ti’ Bandeira, a do João Mateus e do Zé Fernandes… Em todas, o belo do vime.

O que levará o mundo a não se adaptar aos novos materiais? Não sei... mas até acho interessantes estas tradições e a manutenção das mesmas. Lembro-me em miúdo o meu avô Francisco ir apanhar os vimes ao Vale-de-Açores e deixá-los dentro da poça de um dia para o outro, afim de eles ficarem macios para se poderem trabalhar. Mesmo assim, não se livravam de umas “borregas” nas mãos ao fim do dia de trabalho…

Ninguém disse que a vida do campo é fácil, mas tem o seu encanto!

Um abraço,
JC
-



3 comentários:

Anónimo disse...

"havias de trabalhar, cãozito…!)."

Pois é, pois é ...
Não te fazia nada mal ires, ao menos, apanhar as vides.
Pensas que elas vão ter ao forno sozinhas?
Abraços
António Costa

Anónimo disse...

Até parece mal um rapaz como tu não ajudar o velhote a atar as videiras.Eu não que sou doente!!!

kordeiro disse...

apreciem a qualidade das fotografias e deixem de bater no ceguinho... que dizem..? Uma bela Nikon oferecida pela esposa... QUEM TEM ASSIM UMA ESPOSA... NÃO É SOLTEIRO!