terça-feira, 17 de março de 2009

Por caminhos de S. Paio….

Meus amigos,

Este é o primeiro de alguns post’s sobre este tema. Eles aparecerão todos ainda este mês ou principio do próximo pois têm um certo encandeamento. Será também uma sugestão para a Junta / Associação. Mas cada coisa a seu tempo…

Quem nos últimos anos me tem visto em S. Paio, é comum ver-me a andar a pé vindo dos mais variados sítios…

Isto leva-me a passar em alguns locais onde raramente tinha ido. Da última vez, vindo de casa, meti-me pela quelha ao lado da Igreja Matriz. Eu sabia que havia para aquelas bandas uma mina, os lavadouros, uma fonte… sítios onde eu raramente fui.

O caminho não é fácil… se até a umas eiras que existem atrás da Igreja se passa bem, para baixo, as silvas já se apoderaram um pouco da estrada.

É aqui que o blog deixa uma sugestão à Junta / Associação. Cada vez se ouve falar mais em alimentação saudável, fazer desporto, actividades ao ar livre, etc… Uma das actividades que tem cada vez mais adeptos, é o pedestrianismo.

Não sei se já foram a algumas aldeias fronteiriças, mas é rara aquela que não tem informações à entrada da aldeia com o que se pode encontrar, ver, visitar, locais de interesse, percursos, etc. Algumas são bem mais pequenas que S. Paio, mas têm o gosto de mostrar a sua história, património, de mostrar o que têm para oferecer.

É nesse sentido que o blog lança a ideia de num futuro se criar percursos pedestres a partir de caminhos já existentes, nomeadamente caminhos rurais, agrícolas, estradas florestais e alguns trilhos pastoris. Não se quer com a ideia causar incómodos à população ou danos ambientais. Quer-se sim que, também para quem visite ou que vá de passagem, pare um pouco e que desfrute de locais engraçados, de fácil acesso (para isso deveriam estar limpos, sinalizados com marcas e códigos internacionalmente conhecidos e aceites), que revelam um pouco da nossa história.

Há uma federação que foi criada com o intuito de regular a implementação de percursos pedestres em Portugal: Registo Nacional de Percursos Pedestres. Tem por finalidade registar os percursos pedestres de todas as entidades que a ela recorram, atribui-lhes numeração, fazer a sua homologação de acordo com os pré-requisitos estabelecidos e fazer a sua divulgação a nível nacional e internacional. Também se pode fazer uma candidatura ao financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Era uma ideia para se manter caminhos limpos, estruturas antigas em bom estado de conservação, ter algo diferente para se fazer em S. Paio.

Com isto para vos dizer também que fui então à Fonte do Ribeiro (que ficará para outro post) e aos lavadouros. Em 1996, ano que fui mordomo, realizámos uma prova de BTT (a 1ª que houve em S. Paio) que passou por aqui.

Os lavadouros estão um pouco abandonados. Em tempos, aproveitando-se a passagem do ribeiro, construiu-se aqui os lavadouros públicos onde a população se deslocava para lavar a sua roupa. Hoje, provavelmente poucos lá vão… talvez lavar uns sacos de batatas que ficaram cheios de terra após o arrancar das mesmas. Pelos menos, garrafas de lixívia vazias há lá com fartura. Com um pouco de mão-de-obra e silvas roçadas, poderá ser um local de interesse a manter.

Ficam aqui algumas fotos. Entretanto vou-me recolher que já vão sendo horas e amanhã é dia de “pica-boi”.

Um abraço, desculpem o post ser longo… mas de vez em quando nem parece mal!
JC
-

1 comentário:

Alexandre disse...

Boa Jorge, uma boa sugestão.

Quanto a informação sobre história e passeios pedestres nas aldeias vizinhas, nunca vi, mas acho bem que passe a haver por cá. Assim de repente e mais próximo só me lembra o concelho de Arganil, com por exemplo o percurso da Fraga da pena, devidamente sinalizado e cuidado.

Infelizmente, estes percursos e outras infrastruturas para o mesmo fim, são investimentos já de alguma importância e geralmente, com visitas mais frequentes de pessoas que têm mais gosto em destruir do que em se cultivar fisica e mentalmente. Imagino que isso deve desanimar qualquer pessoa que tente concretizar esse tipo de projecto.