Meus amigos,
Antes de continuar a contar como foi a Festa das Ermidas este ano, um pequeno parêntesis para vos falar daquilo que muito de vocês já sabem e viram nos noticiários deste fim-de-semana.
O tempo esteve extremamente quente e com ele regressaram (vá-se lá saber porquê.. deve ser coincidência!) os incêndios.
No sábado à tarde, a localidade de Vale-de-Ovelha começou a arder. Pelo segundo ano consecutivo que este local é fustigado pelas chamas. A situação conseguiu ser dominada com a ajuda de bombeiros e 2 helicópteros. Ao final do dia, voltou a aparecer fogo na mesma localidade, mas o sítio não era exactamente o mesmo.
A Daniela Guerra enviou-nos algumas fotos e filmes desta situação.
Ontem, a Carvoeira (Penacova) viveu momentos muito difíceis, com perdas de meios terrestres e uma situação a ameaçar casas. Um autêntico inferno. Há várias reportagens dos orgãos de comunicação social a circularem na internet.
Ainda esta situação estava descontrolada, começa a arder em São Paio. Ao fundo do viso da Estrela d'Alva, começou a arder... Bombeiros deslocados para a Carvoeira, Penacova não podia responder, tentar que associações privadas ocorressem ao local e para o bem de todos, andavam 2 aviões a carregar na barragem para o incêndio da Carvoeira. Aconteceu que numa dessas vindas à barragem para carregar, um dos pilotos ou se apercebeu ou teve instruções para o fazer e fez uma descarga sobre o incêndio que começava na Estrela d'Alva. Logo a seguir o 2º avião faz a mesma manobra e o foco de incêndio quase se extinguiu. Era num alto e basicamente os pilotos conseguiram fazer a descarga milimetricamente.
Foi o fim-de-semana triste que se viveu na nossa região. Obrigado Zé Alberto e Daniela que me foram sempre pondo ao corrente das situações.
Até já,
JC
Sem comentários:
Enviar um comentário