quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ERMIDAS 2011 - o sábado e o domingo...

Meus amigos,

Mais uma festa se passou! Se alguém duvidava se as Ermidas ainda era a Festa das Ermidas, as dúvidas foram ficando dissipadas ao longo dos dias.

A Festa este ano começou num padrão diferente. Ou melhor, começou num dia diferente! Desde 4ª feira passada que o bar das Ermidas abria todas as noites. Um pouco de música ambiente e lá saltavam uns copos de imperial ou qualquer outra bebida!

Sexta-feira, cheguei a S. Paio por volta das 23:30H, paragem logo nas Ermidas! Cumprimentos da praxe e já estava uma fresquinha a escorregar pela goela! Logo recrutado para a lista de pessoal para levar um andor no Domingo! É assim… não perdem tempo! Achei que seria melhor ir deixar a mota a casa e trazer algo mais estável de 4 rodas! Assim foi…A noite não estava boa nem má!... de temperatura! Lá fui para casa já por volta das 4 mas não sem antes provar as bifanas que já estavam a sair!

SÁBADO

O dia acordou fresquinho… FRESQUINHO????!! ESTÁ A CHOVER!!! Os senhores da meteorologia acertaram! Uma chuva fraquinha, por vezes um pouquinho mais forte. Mas foi uma manhã animada com "Os Verdadeiros Artistas" a percorrerem a povoação em busca de ofertas para o leilão e a recolher mais algum donativo para ajuda da festa! Eu ainda andava de pijama! Apareci nas Ermidas já do meio da tarde para a frente (entenderam o que eu pretendi dizer?)! A parte dos jogos tradicionais ficou anulada devido à chuva que se fazia sentir. Dúzia e meia de pessoas, por ali estivemos a conversar e a beber umas aguinhas (só água…)! Tempo ainda para queimar um vespeiro que estava instalado no cepo do eucalipto que foi cortado há uns anos!

Olha, a noite era uma incógnita, o tempo embora tivesse levantado, a temperatura estava baixa, fresquinha… Depois do jantar, rumo às Ermidas! O que era uma incógnita passou a ser uma surpresa com o arraial das Ermidas a ficar composto, o pessoal a dançar, pular, divertir-se e a sair satisfeito das Ermidas. O arraial estava engraçado. Bar principal, roulotte de apoio para bebidas “diferentes” (quase tudo o que se pudesse misturar, eles tinham!!), lá saiu a moda do ramo, termina o baile e começa a tenda electrónica a bombar! Ruinaldo nos comandos e o bar nem fechou de sábado para domingo!

DOMINGO

Domingo acordou diferente… já o sol espreitava por umas nuvens esfarrapadas no céu! Começou-se a ouvir a banda a dar a volta à povoação. Depois eram horas do pessoal juntar-se na Igreja Matriz.

Faltava pessoal para os andores, depois já sobrou pessoal… uns tinham promessas a cumprir, outros nem por isso mas a ajuda de todos é preciosa! Saiu a procissão, o sol já estava quente… muito quente! Fiquei de careca queimada! Chegada às Ermidas, duas voltas à capela, entram os andores e começa a missa! Tempo para beber uma água!... Se calhar é melhor comer qualquer coisa… o almoço vai dar para tarde! Observamos um pequeno (minúsculo) incêndio no tronco onde estava o vespeiro do dia anterior. Acho que o maçarico utilizado deu chama a mais! Finalizada a missa, saí novamente a procissão. Recolhem os andores à Capela e a Filarmónica desloca-se para o Coreto! Arranca uma música e está na hora de leiloar as fogaças! Ah leiloeiro do catano! Meto-me em cada uma!.. O Alfredo por motivos profissionais ausentou-se e eu fui o substituto! Não correu mal, tirando o facto de o Alcides não comprar nenhuma… bem me esforcei!

Desmobilização para almoço e o retorno às Ermidas foi para final da tarde…

Ainda cheguei a tempo de ver o Mickael & Steven a testar o som com o sucesso “Flor Traiçoeira”.

A noite prometia…. Prometia um frio do caraças!

Cheguei cedo! 21:30 estava no arraial… era para estacionar perto!... Ora, o arraial estava vazio!! VAZIO???! Sim, vazio! Ah pois.. é cedo! O conjunto lá arrancou, só na 3ª moda é que alguém teve a coragem de abrir o dancing. Entretanto começou-se a juntar malta e malta e mais malta. Os carros não chegaram à Cruz do Soito mas quase. Para o lado da povoação estavam no Cascalhal! Umas Ermidas à antiga!

No intervalo do conjunto e tal como planeado Mickael & Steven arrancam com algumas músicas do seu primeiro CD. Maravilha ver um dancing cheio e o arraial bem composto! Quando eu digo bem composto, é bem “tijoladinho”… Os moços fazem-se!... O resto da noite seguiu-se com o conjunto e terminou com o Ruinaldo e a sua tenda electrónica! Ah… outra novidade: havia caracóis! Belo petisco…!

De realçar uma coisa: a amizade e a vontade de ver as coisas feitas e prontas para que S. Paio recebesse os visitantes foi enorme. Nestes dias viu-se pessoas que não faziam parte da Comissão previamente estruturada a “saltarem” para dentro dos bares, na Quermesse para servirem as pessoas, etc. Acho que aqui está a nossa diferença e garra! Acho que até eu que simplesmente sou mais um, devo um grande obrigado a essas pessoas, por tornarem a Festa possível!

As fotos ficam para mais tarde assim como o dia de 2ª e de 3ª feira!

Um abraço,
JC

Sem comentários: