domingo, 10 de janeiro de 2010

A tradição ainda é, mais ou menos, o que era...

Meus amigos,

Antes de me adiantar mais em assuntos, BOM ANO NOVO! Cá estamos em mais uma nova década, ou no terminar de mais uma! Espero que tenha corrido tudo bem a todos, a minha passagem de ano também foi em beleza! Louvado sejas, Gurosan!

Estou-vos a escrever no dia em que a neve voltou a S. Paio. A geada tem sido uma presença assídua das madrugadas e manhãs, as temperaturas baixas também e hoje, a juntar-se a estes 2 factores, apareceu a chuva, mas chegava a S. Paio em forma de neve (pouca e derretia logo, mas era neve!). Portanto, não se deve estar nada mal ao pé do borralho!!!

Hoje, trago-vos um assunto com uma grande alegria! Foi uma ideia que me foi transmitida por telefone a qual me meteu em pulgas. O “Bendito e Louvado seja” que é cantado no Dia de Natal e de Ano Novo durante a cerimónia de beijar o Menino.

Acho que foi um momento que sempre me marcou e hoje que penso nisso até fico em “pele de galinha”: o dia a que me juntei ao grupo de homens de S. Paio e com voz grossa lá cantei o “Bendito e Louvado seja”... Não sei que idade tinha mas era miúdo. E ali, à porta da sacristia fiquei durante largos minutos a cantar. No final do cântigo, como era em latim, poucos eram aqueles que sabiam cantar. Lembro-me que o tio Zé Sevilho era um deles, o Alcides também e pouco mais.

Hoje em dia as coisas mudaram um pouco, mas não deixa de ter o seu encanto. É um cântigo que antigamente os homens cantavam uma parte e as mulheres outra. Hoje em dia, o coro que anima e alegra a missa em S. Paio, canta as duas partes. Mais vale assim do que deixar cair a tradição. Um bem-haja a este coro que animam todos os domingos a missa.
.

.
De resto, arrancamos para mais um ano de blog, que este blog continue a ser uma via de comunicação e de proximidade daqueles que fazem a sua vida fora de S. Paio. E que Deus me ajude em tal tarefa e vocês todos também!

Um abraço,
JC

13 comentários:

A Costa disse...

É bem verdade.Este blog é uma excelente via de comunicação e de proximidade daqueles que fazem a sua vida fora de S. Paio.
Para todos sem excepção, um óptimo 2010.
Abraços
António Costa

Anónimo disse...

Associo-me aos votos de um ano de 2010 cheio de coisas boas para todo o povo de Sao Paio. Saude e felicidades.

Ludovino Andurao

Anónimo disse...

Bom ano de 2010

P. Orlando Henriques disse...

O cântico é bonito. Acho que já o ouvi algures, ou este ou outro que também se costumava alternar entre o coro dos homens e o das mulheres.
É pena que já não seja possível fazer essa alternância de coros. Onde é que estão os homens de São Paio? E os das outras paróquias? (sim, o problema é geral) Não sabem cantar ou acham que a igreja é uma coisa de mulheres? Felizmente ainda têm organista, o que também já vai sendo raro em muitos lugares.

Pelo que percebi, a última parte, em latim, é nada mais do que o “Glória ao Pai”:

Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto ; sicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum. Amen.

(Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio agora e sempre [e pelos séculos dos séculos]. Ámen).

É uma doxologia (=fórmula de louvor) muito usada para finalizar salmos e hinos.

P. Orlando Henriques disse...

É louvável o esforço e a dedicação do coro.
E também é louvável o esforço do Kordeiro. Espero que entres em cheio em mais um ano de blogue de São Paio. Bom trabalho!

P. Orlando Henriques disse...

Pelo que dizes, fica a impressão de que cantar este cântico era uma espécie de ritual de passagem à idade adulta, já que os rapazes passariam a cantar a parte dos homens quando mudavam de voz… Seria?

E porque não entrarem homens para o coro, não só para cantar alternadamente este cântico no Natal, mas também para “calçar” os outros cânticos ao longo do ano?
Acreditem no que vos digo: todos teriam a ganhar, porque as vozes masculinas é que dão consistência a um coro; a voz feminina faz a beleza das notas mais agudas de um cântico, mas os homens dão uma base que faz muita falta. Um coro apenas feminino pode ser muito bonito mas nota-se que lhe falta força e consistência. Já cantei em coros e já ouvi muitos coros e sei o que estou a dizer.
Fica o desafio!

kordeiro disse...

Eh pá.. não sei, mas para mim acho que foi! Melhor do que ir à tropa... que tb não fui!

Sobre vozes masculinas, pelo menos acho que de vez em quando há presenças masculinas no coro. Os "Alexandres" acho que se juntam ao coro... mas eles melhores do que eu dirão de sua justiça!

Abraço!

Anónimo disse...

Nesse dia as vozes masculinas foram para o "Cordeiro" (cafe)pq isso de ir à missa dá uma grande trabalheira...

Alexandre disse...

A vida leva outros rumos, eu não pude estar presente. Quanto ao outro Alexandre e demais homens, cada um saberá porque não pôde ir...

Maria Martins disse...

OBRIGADOS PELOS VOSSO TRABALHO! HÁ MAIS DE 20 ANOS QUE EU NAO OUVIA O BENDITO LOUVADO , JA NEM ME LEMBRAVA COMO ERA!
É TRAVES DA NET QUE RECORDO OS MEUS TEMPOS DE JOVEM! AGORA ENCONTREI A BELA RADIO DE ARGANIL! SAO ELES A MINHA COMPANHIA ESPECIALMENTE A PARTIR DAS 18H!!

FORÇA E MUITA SAÚDE,
AURORA

Zé Duarte disse...

S.Paio de Mondego a tradição ainda é o que era,no respeito!
"Enquanto há Homens não segem Mulheres"
Foi assim na Missa de NATAL

Bom Ano "2010 ERA de CRISTO"

kordeiro disse...

Caro Zé Duarte! Um grande ano para ti!
Falas aqui de uma situação da qual sempre achei muito curioso (no bom sentido) na tua família. Lembro-me perfeitamente, antigamente, no dia de Natal o teu pai Álvaro entrar para o coro da Igreja (a parte de cima) e vocês todos, os filhos, atrás dele!
E estamos a falar de vocês já todos casados e pais de filhos mas no dia de Natal, lá seguiam o vosso pai. Era curioso observar isso!

O ti’ Álvaro Carolino, grande homem!

Abraço!

Anónimo disse...

Tambem quero expressar os meus votos de um 2010 cheio de realizaçoes pessoais,saude,e tudo de bom, para todos!!
abraços
Pedro R.