sábado, 18 de janeiro de 2014

São Paio na Norte TV...



... a última entrevista ao Presidente de Junta, com São Paio ainda Freguesia "a solo"!

Um abraço,
JC

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Melhoramentos por S. Paio...


Meus amigos,

A aldeia não pára! A última vez que estive em S. Paio, pude observar algumas mudanças!

Uma delas foi a reparação do muro em frente ao cemitério. O canto do jardim (situado em frente ao portão principal), de quem vai do lado de S. Paio, estava derrubado já há algum tempo. Se bem me recordo, foi um camião que entrou na valeta e deixou cair parte da carga.

Outra obra, é o alargamento do caminho ao lado da Igreja que vai lá para baixo direito aos lavadouros! Há cedência dos proprietários para que se possa alargar o caminho de modo a se conseguir passar com um tractor médio.

Não vi, mas os anexos à Igreja também está a ser reparados, ou seja, a sacristia e a sala ao lado. A manutenção é precisa para não se deixar degradar mais as infraestruturas...

Até breve,
JC

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Ano Novo...!

Meus amigos,

A noite caiu do lado da Cruz de Soito e o dia nasceu! Já estávamos em 2014! Chegamos a 2014! Puufff....! Lembro-me do ano 2000 ser uma miragem, algo longínquo, algo que se pensava ser o fim do Mundo. E assim num salto, já passaram 14 anos!

A aldeia muda...? Muda...! Adapta-se aos tempos, ás gentes, ao clima, a tudo a que a rodeia... Uns nascem, outros partem! Alguns prematuramente! Deixam saudades, recordações... assim como a aldeia que muitos viu partir, à procura de algo melhor para deixar para os filhos! Diferente da emigração dos dias presentes que vão para meter pão na mesa. Diferente, muito diferente! Na aldeia há sempre algo para "roer"... da terra ou de um vizinho amigo!

Não tenho a sensação do que os nossos avós sentiram nos anos 50 / 60 e 70 quando tiveram de partir ou ver os filhos partir... Não havia computadores, as notícias demoravam a chegar. Hoje, vejo muitos a partirem mas há as aplicações informáticas que facilitam a comunicação como o Skype... podemos almoçar ou jantar com eles ali ao lado a ver o que nós estamos a fazer e nós a eles! Facilidades que talvez aos antigos façam alguma confusão. Lembro-me da minha avó Mabília não entender como é que uma pessoa que "morria" numa telenovela, aparecia em outra... Imaginem a confusão que seria um Skype!

Mudasti...! Era assim uma expressão de um anúncio! E tu aldeia, também mudasti... Até já andas pelo Mundo todo à boleia num blog! Algo muito high-tech? Como quem diz, para a frente? Revolucionário? Não!! Simples, fácil, pouco a pouco cá vai dando notícias do que se passa, fazer recordar algumas tradições, trabalhos agrícolas, gentes...

E será assim para 2014! Espero também pela vossa ajuda para continuar a pilotar este veículo virtual de modo que ele chegue sempre até vós!

Um pouco tarde, mas Bom Ano para todos!

Um abraço,
JC

sábado, 4 de janeiro de 2014

Até sempre, ti' Chico da Ribeira...

Meus amigos,

Tal como ontem divulgamos aqui no blog, faleceu Francisco dos Santos Fonseca, para muitos conhecido simplesmente pelo Chico da Ribeira.

Nasceu a 10 de Agosto de 1926, e a sua vida adulta é passada em Lisboa. É provavelmente das pessoas de S. Paio que mais tempo passou no Aeroporto de Lisboa e mais quilómetros tem na pista do mesmo, pois a sua actividade era ao volante de autocarros transportar os passageiros desde da gare até ao avião e o inverso.

Eu só me lembro do ti’ Francisco já aposentado, em que passava o tempo mais quente por S. Paio e quando vinha o frio, permanecia por Lisboa onde mantinha residência.

Por S. Paio, era comum vê-lo principalmente à hora do café pelo Cruzeiro. Sempre amigo de contar umas histórias, de pagar o café a um amigo. Ás vezes, lá ia montado na sua bicicleta pasteleira, outras vezes ao volante do seu BMW 1602 (acho que era este o modelo), sempre estimado…

A minha família tinha uma relação engraçada com o ti’ Francisco, a nível de parentesco. Ele era filho de um dos irmãos do meu avô Francisco “do Val-de-Açores”, e casou com a tia Pureza que era irmã da minha avó Mabília! Ou seja, para mim era meu primo em 2º grau mas ao mesmo tempo tio-avô.

Outra curiosidade é que o ti’ Chico da Ribeira tinha exactamente o mesmo nome do meu avô. Era comum antigamente haver correspondência trocada pois as cartas que só estavam endereçadas com “São Paio”, ficava sempre a dúvida para quem seria.

Algumas curiosidades sobre um amigo!

Até sempre, ti’ Chico!

Um abraço,

JC

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Falecimento - Francisco dos Santos Fonseca

Meus amigos,
não é a melhor maneira de começar o ano!

O ti' Franscisco da Ribeira faleceu.
O velório decorre durante a tarde / noite de hoje, na Capela das Ermidas e o funeral será amanhã, sábado dia 4 de Janeiro pelas 11 horas para o cemitério local.
À família, em especial à tia Pureza, o blog apresenta sentidas condolências.
Um abraço,
JC