quarta-feira, 19 de setembro de 2012

FRIÚMES - FESTAS DE SÃO MATEUS


Caros amigos,

antes da habitual Reentré de Setembro, chegou ao nosso e-mail um pedido de divulgação das Festas de S. Mateus, em Friúmes...

Decorrem desde do início do mês de Setembro, vão continuar e finalizar nos próximos dias 21 e 22 de Setembro... Aproveitem que o Verão está a acabar.. pelo menos no calendário!


Já agora, o blog deseja uma boa viagem até ao Luxemburgo ao Rancho de S. Pedro d' Alva onde vai participar num Festival Folclórico... 

Como sabem, este grupo tem vários elementos de São Paio... quem estiver por perto, vá saudar e aplaudir os conterrâneos....

Estou mesmo, mesmo quase de volta!

Até já,
JC

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ERMIDAS 2012 - o balanço...


Um mês passado após mais uns festejos da Nossa Senhora das Neves...

“será que é por causa deste nome que temos sempre aquele frio gelado nas noites das Ermidas?”

Não sei, o que sei, é que aproveitando o facto de alguns mordomos se juntarem nas Ermidas, começamos a arrumar tudo, desde desmontar a cobertura do palco, retirada das ornamentações, limpezas do arraial, da capela, conferência das bebidas e o constatar final do que tínhamos receado…menos seis barris de cerveja vendidos, menos cinco caixas de Licor Beirão…enfim tudo muito menos, mas a festa tinha acabado e tudo estava pronto e limpo para um novo ano.

Agora, há que esperar os resultados finais, na certeza de que sem grandes apoios, tudo fizemos para que os festejos decorressem da melhor maneira possível, para que as pessoas se divertissem e aí, independentemente de tudo o que possam dizer acho que cumprimos. 

Críticas, claro que há sempre, mas nunca se esqueçam de que para criticar temos que agir da mesma forma do que outros, temos que dar a cara, temos que provar que se pode fazer melhor, só que para isso acontecer é preciso acima de tudo trabalhar. Não há outra forma de podermos fazer melhor…ou não, só precisamos é de fazer também.

Precisam-se de mordomos para o ano de 2013, pode ser uma boa altura para acabar com algumas tricas. Deve ser a única terra que acaba por encontrar sempre mordomos, mas onde de há uns anos para cá, mordomas…viste-las como diz o povo. As mulheres querendo afirmar-se e ocupar o seu próprio espaço, têm que provar que conseguem superar tantas e tantas coisas… as mulheres não podem estar sempre à espera que as Leis lhes confiram direitos…têm que lutar por eles, com garra, com convicção… tudo passa por aí.

Eu vou continuar a andar por aí, ao sabor do vento, livre de me expressar e de agir como sempre mas atento a tudo o que me vão fazendo, enchendo a minha mão de pedrinhas, nunca as largando, nem perdendo, porque um dia podem servir para as arremessar a outros, ou então construir o tal castelo…da tal frase feita.

Até para o ano, aos que ainda por aqui andarem e façam o favor de ser felizes.

PS-1- Um agradecimento especial ao Zé Neves que infelizmente se encontra nas condições que todos sabemos mas que, mesmo assim, fez questão de mandar entregar a sua oferta para a festa, à mordomia. Tantos que a poderem dar, nada deram, deviam olhar para estas pessoas. Um grande abraço e que Deus te ajude no sofrimento porque estás a passar.

OBRIGADO ZÉ NEVES.

PS-2- Peço desculpa se existir por aqui algum erro, mas só tenho o RVCC e julgo ser compreensível.

*por António Catela