sexta-feira, 30 de março de 2012

Estou em modo stand-by...


... mas este fim -de-semana já volto em força novamente. 

Tenho muita coisa na pen para publicar mas os dias têm sido curtos. Deve ter sido da mudança da hora que influenciou o meu dia-a-dia!

Com o meu regresso volta também a chuva que esperemos que chegue a S. Paio durante o fim-de-semana. Em Lisboa desde de ontem à noite que ela cai a bom ritmo e contínuo, e esperemos que vá até ao Norte, mesmo que seja de muletas. 


A barroca está limpa à espera dela assim como o campo de aveia... para não falar nas batatas, cebolo, alfaces, feijão, o pasto, etc, etc....! Acho que até as silvas já estão desesperadas por água!


Bom fim-de-semana!
JC

quarta-feira, 14 de março de 2012

Abriu na 2º Feira a renovada Extensão de Saúde em São Pedro de Alva


O Município de Penacova investiu cerca de 350 mil euros na extensão de saúde de São Pedro de Alva, que na passada 2ª feira abriu ao público. Trata-se da recuperação de uma escola primária  que se encontrava desativada há já cerca de uma dúzia de anos, em cuja recuperação e adaptação para extensão de saúde, o atual vice-presidente do município, Ernesto Coelho, vinha insistindo, já desde o mandato 2001/2005.

Face ao seu estado de degradação, Ernesto Coelho propôs que esta antiga escola fosse reconvertida para extensão de saúde. Por isso, o vice-presidente do município de Penacova, regozijava-se hoje pela abertura das instalações, que se encontravam concluídas há já meses e entregues à ARS, em regime de comodato.

Segundo Ernesto Coelho, "a população tem o direito a ter uma resposta de cuidados de saúde com as melhores condições de dignidade. O município fez as obras e empenhou-se bastante para que esta obra não ficasse esquecida ou adiada. Daí a nossa satisfação, ao ver a população melhor servida", lembrando ainda que "no concelho há outras lutas que não irão ser esquecidas, colhendo do executivo municipal forte sensibilidade e determinação".

NI Município de Penacova
______________________________________

Uma notícia que abrange a população de S. Paio!

Um abraço,
JC

terça-feira, 13 de março de 2012

PASSEIO EQUESTRE DE SÃO PAIO DE MONDEGO


Realizou-se no passado Domingo, 11 de Março, um passeio equestre pelos caminhos da nossa freguesia organizado pelo Sérgio Duarte, com o apoio da Associação C. D. S.Paio e da Junta de Freguesia.

A concentração foi às 9h da manhã nas Ermidas onde foi servido um pequeno-almoço antes de iniciarem o percurso. Mais tarde o almoço foi servido na casa de campo, na ‘Ferrugem’ onde depois de um merecido repasto e descanso para cavalos e cavaleiros alguns ainda se aventuraram a saltar alguns obstáculos lá existentes.

De regresso às Ermidas os 24 equídeos deliciaram os olhares curiosos que no centro da aldeia não ficaram indiferentes ao barulho dos seus cascos no alcatrão.


Este álbum vai aumentar de tamanho à medida que eu for transferindo mais fotos do álbum da Diana Duarte. Lá estão algumas dezenas delas!

Um abraço,
JC

terça-feira, 6 de março de 2012

Flagrantes da vida real...

Meus amigos,

A Endemol esteve em S. Paio!
Só mesmo para desanuviar um pouco a mente...!

Abraço,
JC

sexta-feira, 2 de março de 2012

Chuva... só mesmo de estrelas!


... tal é a falta de nebulosidade!

Meus amigos,

Volto hoje ao blog para vos falar da falta de chuva por bandas da nossa aldeia. A condição de seca já dura há uns tempos e embora o acentuado arrefecimento nocturno e a formação de alguma geada e nevoeiro dêem para reter alguma humidade, para a terra de cultivo, isso não é nada… 

A chuva é precisa e por mais que seja chata, fria e desagradável é o néctar da terra e sem ela as coisas complicam-se.

No fim-de-semana passado vi algumas pessoas a lavrarem as terras e ao longe mais parecia um incêndio tal era a poeirada que andava pelo ar…


Outra situação curiosa que fotografei foi o recolher de um helicóptero de combate a incêndios (com o “balde”), a Santa Comba. Coisa que não pensei ver em Fevereiro.

Na Gândara, há poças de água… poucas mas há! Não sei de onde escorre ou aparecem mas pelo menos sempre dará para os animais matarem a sede.

A barragem, ao contrário daquilo que eu julgava, está quase na cota máxima (85%). Um dia destes mostro fotografias!

Esperemos que a chuva apareça no fim-de-semana… Pelo menos para minimizar os prejuízos. Até a este exacto minuto, ainda não caiu nada pela aldeia...

Um abraço, bom fim-de-semana!
JC

quinta-feira, 1 de março de 2012

O Carnaval na Aldeia...


Meus amigos,

Depois de notícias mais tristes e de 2 dias em que estive de molho devido a um inicio de gripe, volto hoje ao blog para vos mostrar o que de melhor se fez na quadra festiva carnavalesca…

Felizmente a aldeia tem vida, pessoas com motivação e alegria para fazerem algo diferente nestes dias e lembrar os velhos tempos da minha adolescência quando aparecíamos nos cafés do ti’Jerónimo e no Cruzeiro, completamente irreconhecíveis, e depois era ver as pessoas a tentarem adivinhar quem éramos…

A noite era aproveitada também para umas brincadeiras, principalmente mudar caixotes de lixo do sítio, esconder reboques de tractor ou carroças, tocar ás campainhas a meio da noite ou mesmo bater nas portas com o auxílio de mecanismos de última geração (uma corda e uma pedra) para não sermos apanhados. Aqui o vosso amigo também chegou a ser vitima destas brincadeiras, principalmente uma vez que vinha de madrugada a toda a velocidade na minha casal boss (leia-se uns bons 50 km/h) e espetei-me dentro de um valente molho de mato que estava na curva da Igreja…  Era assim e ninguém levava a mal.

E assim foi este ano… No Domingo, o pessoal andou mascarado por S. Paio (VER TODAS AS FOTOS AQUI).

Na terça-feira a tradição manda enterrar o Entrudo. Ficaram as viúvas! (VER TODAS AS FOTOS AQUI).

Agradeço à Cláudia Duarte e à Rita Manaia que enviaram as fotos!

Volto em breve,
JC