quarta-feira, 27 de julho de 2011

ERMIDAS 2011 - EU VOU!!!!

Meus amigos,

Cá está!!! A pouco menos de 15 dias da Festa das Ermidas, eis o programa! Num ano em que a nuvem (negra) de não se realizar a festa chegou a pairar no ar, eis que a dedicação superou a vontade e assim se formou uma nova Comissão de Festas.

Agora está do nosso lado também fazer um pouco (e pouco a pouco, tudo junto significa muito...) para que a Festa das Ermidas continue a ser um momento em grande e marcante no concelho. Já passamos por situações semelhantes de mordomias formadas tardiamente mas com um sucesso tremendo. E assim vai ser este ano...

Não é tempo de pormenores, é tempo de vontades e de mostrar a devoção que temos pelos nossos Padroeiros!

Temos tudo para que sejam dias de grande convívio e dedicação a uma festa com tradição, a qual dispõe de um local majestoso que é o arraial das Ermidas. Ainda ontem ficou demostrado que sabemos acolher muito bem quem nos visita.

Todos juntos, faremos uma GRANDE FESTA!

Lá estaremos e contamos com a presença de todos… e mais alguns e outros também!

Abraços e beijos,
JC
-
* cartaz cedido por: www.vimarsilgrafica.com

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia dos Avós!

Meus amigos,

Hoje é (quase foi) dia dos avós…

Uns seres maravilhosos com quem a maior parte de nós tem (teve) a felicidade de partilhar a vida. Uns mais novos, outros já mais velhotes, há quem tenha a alegria de ainda os ter no meio de nós, ou então de ter ficado com muitas e muitas lembranças.
.
Hoje não vos vou falar dos meus avós, mas venho-vos mostrar um pouco de como o nosso concelho festejou este dia.

Destinado a todos os avós, a Santa Casa da Misericórdia de Penacova, juntamente com a Câmara Municipal de Penacova e dando continuidade ao Plano de Acção para 2011 da Rede Social (não confundir com o Facebook!) realizou um convívio que começou com o almoço e se prolongou pela tarde fora com um baile… A Junta de Freguesia de S. Paio deu o apoio e disponibilizou o espaço das Ermidas para a realização deste evento.
.
Veio gente de todo o concelho, pessoas que apesar da idade avançada foi a primeira vez que vieram à nossa (ainda) freguesia!
.
Este dia também teve algo diferente pois tivemos uma foto reportagem em directo durante todo o evento com o nosso Presidente Catela a enviar fotos e comentários via Facebook! Muito bem…
.
Para quem não conhecia, esperemos que tenha gostado e ficado com vontade de voltar. Para quem nos visitou mais uma vez, fica o convite para aparecerem na nossa Festa, já daqui a pouco mais do que uma semana… o Cartaz está quentinho, quentinho a sair do forno.
.
.
Até breve! Um abraço,
JC

sexta-feira, 22 de julho de 2011

BTT - Penacova Desporto

Meus amigos,

se por acaso este domingo virem bicicletas "aos molhos" pelas bandas de S. Paio, não se admirem! Vai ocorrer a 2ª etapa de BTT organizado pelo Município de Penacova por caminhos da nossa freguesia!

A freguesia em movimento...

Um abraço,
JC

quinta-feira, 21 de julho de 2011

EXPOALVA 2011 – O RESCALDO…

Meus amigos,

Só fazer um ponto de situação do que foi a EXPOALVA. Mais uma edição bem organizada, com bastantes motivos de atracção, tanto a nível de expositores como a nível de animação, onde pudemos assistir a verdadeiras enchentes com os Santos & Pecadores, com a Sandra Pereira e a edição do Idolo-Alva e o lançamento de Mickael e Steven. O Festival de Folclore também esteve composto e no domingo, a festa encerrou com o grande homem da música popular, Quim Barreiros!

Tudo isto junto, originou um grande sucesso!

Uma nota para a movimentação que se formava junto das barraquinhas de “comes-e-bebes” das várias associações do concelho. Eu não sei mas acho que deve ter sido batido todos os recordes. Tanto em comida como em bebida…

O nosso stand estava lindo, com marcas do presente e do passado, adorei ver alguns dos cartazes antigos do motocross amador que havia na pista de S. Paio, e a grande atracção e que quase deu origem a um concurso foi a tela impressa que estava no fundo do stand. Muitos se interrogavam de onde é que a panorâmica tinha sido feita e até vi quem na 2ª feira andasse com uma pequena brochura que era distribuído no stand que também tinha a foto, a ver de onde teria sido a foto tirada.

Alguns identificavam bem, outros nem por isso… o António Ramos podia ter confundido as pessoas se entretanto tivesse cortado um eucalipto que parece que tomou vitaminas e que se destaca do resto da vegetação! Mas não… ele continua lá!

Mas para acabar com as dúvidas, foram fotos tiradas da minha varanda do Val-das-Casas que deram origem à panorâmica.

Basicamente, S. Paio visto de costas! Do lado das Ermidas também se conseguem boas fotos mas as árvores já cresceram muito desde que foram tiradas as que estão no cabeçalho da página do blog. Já não deu….

Espero ainda esta semana começar a falar de outra Festa…

Um abraço,
JC

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aniversário da Irmandade

Meus amigos,

a IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DAS NEVES E DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO celebrou no passado domingo o seu 99º (nonagésimo nono) aniversário.

O dia começou com a Sagrada Eucaristia a ser celebrada na Capela das Ermidas pelas 9h da manhã, em memória de todos os Irmãos já falecidos da Confraria e suas famílias.

Pelas 13 horas houve um almoço convívio na sede da Associação (antiga escola primária).

A preparação para este almoço começou na tarde de sábado com a desmancha de dois borregos. O Catela e o Alfredo meteram mão à obra e começaram a fazer o que seria o prato principal do dia seguinte.

Aos irmãos e amigos simplesmente se pediu para levar uma sobremesa para se dividir por todos.

Aproveitou-se para se cantar também os parabéns ao Sr. Silvério!

No final, acho que todos saíram satisfeitos, gostei de ver por lá toda a gente mas principalmente o ti’ Zé Neves, que continua a recuperar de dias mais difíceis. O Senhor Padre (temporário) também se juntou à festa!

À Irmandade, o blog endereça mais uma vez os parabéns e um bem-haja pela obra feita ao longo destes anos… Para o ano temos uma festa de arromba com o Centésimo Aniversário!


Um abraço,
JC

sexta-feira, 15 de julho de 2011

S. PAIO NA EXPOALVA 2011

Meus amigos,

Como prometido, cá estou eu para mostrar a quem não tem possibilidade de se deslocar à ExpoAlva, como está o nosso stand!

Das freguesias do alto concelho convidadas a estarem presentes com stand na ExpoAlva, só S. Paio e Travanca do Mondego aderiram, as duas mais pequeninas mas com muita garra… e sempre com muita simpatia e beleza para distribuir por quem passa. Fica só a dúvida se estamos em via de extinção…!

Pelas fotos podem ver essa beleza do nosso stand assim como a entrega do certificado de presença pelo Presidente da Junta S. Pedro d’Alva, acompanhado pelo Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penacova, na sessão solene de abertura.

A Duarte & Irmão também está presente na ExpoAlva e perdoem-me se lá está mais alguma empresa da nossa terra, mas foi o que eu apanhei nas fotos do Penacova Actual.

Passem por lá… sempre há umas ofertas para o pessoal!


Abraço,
JC

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PARQUE INFANTIL DAS ERMIDAS

Meus amigos,

Cá estou eu mais uma vez, depois da noite de inauguração da ExpoAlva onde São Paio também tem a sua representação (voltarei a este assunto ainda hoje ou amanhã), para vos mostrar o que de novo se faz por São Paio!

Ora, há cerca de um mês já se via inserido na área de lazer das Ermidas, uma nova infra-estrutura. Ainda não é desta que nasceu o tão falado pavilhão, mas sim um parque infantil para os pequenitos (convém reforçar a ideia).

Nem a Junta, nem a Câmara lançou nenhum projecto de apoio à natalidade e fixação de jovens na freguesia (ou pelo menos no concelho), mas há que pensar no conforto deles e dar a oportunidade de terem tudo para que se sintam bem.

Eu sou do tempo que ir a Coimbra demorava-se mais que 1 hora, sou do tempo da telescola (!!!), sou do tempo em que o acesso à universidade era quase uma miragem, etc, etc, e se calhar as pessoas procuravam algo onde a oferta fosse maior.

Hoje, viver no campo, perto da cidade é um luxo. Veja-se pelos últimos censos!

Transcrevendo um texto que encontrei num site relacionado com a minha actividadeEm termos absolutos, o maior incremento no número de residentes foi observado nos concelhos de Cascais (mais 34 mil residentes), Mafra (mais 22 mil) e Braga (mais 18 mil), embora em termos relativos tenha sido nos concelhos de Santa Cruz, Mafra e Alcochete que a população mais aumentou entre Censos, respectivamente mais 44.7%, 41.2% e 35.0%.

No extremo oposto, Porto, Lisboa e Coimbra foram os concelhos que mais residentes perderam. No Porto, foram contabilizados menos 26 mil residentes, em Lisboa menos 19 mil e em Coimbra menos 5 mil.”

Voltando ao Parque Infantil das Ermidas, ele está pronto e nos últimos dias e segundo a informação que tive, já foi testado e aprovado pelas crianças de várias jardins-de-infância de freguesias vizinhas!

Inauguração não houve, mas… valerá a pena fazê-la? Acho que a melhor Inauguração foi mesmo a visita das crianças!

Como é bela a vida no campo…!

Passem no stand de São Paio na ExpoAlva! Há ofertas para distribuir (apertos de mão, abraços e beijinhos!).

Obrigado pela fotos..!

Um abraço,
JC

quarta-feira, 13 de julho de 2011

XXVI ENCONTRO DE FOLCLORE - EXPOALVA 2011

Meus amigos,

para quem gosta de ver actuar um bom Rancho Folclórico, aí fica mais um encontro de folclore que vai ocorrer integrado na ExpoAlva 2011.

É já este sábado e actuará também, como não podia deixar de ser, o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de São Pedro d'Alva, que tem alguns elementos moradores em S. Paio.

Vamos lá vê-los no sábado!!

Um abraço,
JC

terça-feira, 12 de julho de 2011

Dia do Senhor São Paio

Meus amigos,

O tempo, infelizmente é algo que não se compra e, embora tenha trabalhado alguns anos em genética, os únicos seres que consegui clonar foram uns pinheiros bravos! A minha pessoa, mesmo a apanhar alguma radiação, continua a ser só uma e por vezes, não é fácil

Mas não vim aqui para me lamentar, mas acho que vos devo uma explicação, principalmente a quem me envia material para publicar.

Venho-vos falar e mostrar de um acontecimento que houve em S. Paio no passado dia 26 de Junho, dia do Senhor São Paio, em que algumas crianças da Freguesia fizeram a sua 1ª Comunhão e outras, a Profissão de Fé.

Um dia estranho, pois S. Paio chorava a perda de mais um dos seus filhos, mas a vida tem destas coisas e temos de olhar em frente.

A cerimónia realizou-se à tarde, com a Igreja de S. Paio a ser pequena para acolher os familiares e amigos.

Começamos pelos mais novos e assim, pelos ensinamentos da Tânia Duarte, fizeram a 1ª comunhão a Flávia Santos, a Eduarda Paiva (desculpa Agostinho... não sei o teu apelido!) e a Carolina Carvalho. A Ema Pais levou com sucesso a missão de formar e preparar a Inês Miranda, Beatriz Ribeiro e a Mariana Madeira, para a Profissão de Fé!

Como diz o ditado, poucos mas bons e é sempre bom ver que as tradições a cumprirem-se.

Depois da Missa houve uma pequena procissão, como habitual, que a Filarmónica da Casa do Povo de S. Pedro d’Alva acompanhou em silêncio, pelo motivo que todos sabemos.

Agradeço as fotos, sempre se faz um pouco de publicidade, mas foram as possíveis. Obrigado Cristina!

Mais logo venho publicitar a EXPOALVA que está à porta!

Um abraço,
JC

quarta-feira, 6 de julho de 2011

XXII Festival Internacional de Folclore - CONVITE

Caros amigos,

Em alternativa ao FESTITRADIÇÕES aqui fica a divulgação de um outro evento no nosso concelho!

Abraço,
JC
_____________________

Segue em anexo o nosso convite oficial para o XXII Festival Internacional de Folclore, que o Grupo Etnográfico de Lorvão vai levar a efeito no próximo dia 17 de Julho de 2011.

Segue também em anexo o cartaz do evento.

O programa é o seguinte:

16:00 h - Chegada dos Grupos participantes;
16:30 h - Recepção oficial aos Grupos e, sessão de abertura no "Cadeiral" do Mosteiro de Sta. Maria de Lorvão;
17:15 h - Início do XXII Festival Internacional de Folclore;

Grupos Participantes:
Grupo Etnográfico de Lorvão - Beira Litoral;
Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela - Minho;
Forrás Folk Ensemble - Százhalombatta - Hungaria
Rancho Folclórico de Gouveia - Beira Alta;
Rancho Folclórico de Zebreiros - Douro Litoral;
Agrupación Artística Danzar - Colômbia;

19:00 h - Encerramento;

Com os melhores cumprimentos e consideração.
Daniel José

Grupo Etnográfico Lorvão